Artigos Postado no dia: 28 abril, 2025

Inteligência Artificial no Marketing Jurídico digital Confira 7 ações que os advogados podem usar

Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa futurista: ela é uma grande aliada para advogados em suas práticas de marketing digital. Você mesmo provavelmente já a usa de diversas formas, mesmo que não tenha identificado isso.

Seja para a parte de pesquisa e planejamento, para a produção de conteúdo, ou para as ações de relacionamento que vêm depois, a IA pode trazer uma grande economia de tempo. E não se trata de deixá-la fazer tudo e criar um projeto de marketing jurídico genérico e sem humanidade. Trata-se apenas de inserir a IA em momentos estratégicos do seu projeto para que você não precise fazer tudo manualmente, e possa se concentrar mais na gestão da estratégia, e claro, nos seus serviços advocatícios.

Neste artigo, listamos 7 maneiras pelas quais advogados já estão incorporando a IA em suas estratégias de marketing digital. Venha conferir se você já adota algumas delas!

 

7 maneiras pelas quais advogados já incorporam Inteligência Artificial ao marketing jurídico digital

Como o marketing jurídico tem cunho primordialmente informativo, boa parte das ações são focadas em conteúdo. A IA pode ajudar bastante nesse sentido.

De fato, muitos advogados já usam IAs para diversas etapas do planejamento, produção e distribuição de conteúdo; mas também para a gestão do relacionamento com os clientes que chegam a partir desses conteúdos.

Talvez você mesmo já use IA para algumas dessas coisas e nem tenha pensado que se trata de IA!

Confira 7 maneiras e veja se você já usa alguma delas:

 

  1. Planejamento de pauta com ChatGPT e outras ferramentas de IA de produção e análise de texto

É importante que a sua produção de conteúdo seja feita de forma estratégica, seguindo um planejamento alinhado com seus objetivos, pois deve haver uma linha condutora entre tudo que você posta e os serviços que você quer vender.

Muitos advogados estão usando o ChatGPT e outras IAs de linguagem para sugerir pautas, estruturar calendários editoriais e encontrar abordagens criativas para temas jurídicos.
Seus prompts preferencialmente devem indicar a frequência de postagem pretendida e a solução jurídica de foco do seu planejamento, para que a IA saiba estruturar o calendário e as pautas segundo a lógica do seu projeto de marketing jurídico.

 

  1. Pesquisa de palavras-chave e tendências com uso de IAs especializadas

Ferramentas de SEO com tecnologia de IA, como SEMrush, ajudam advogados a identificar as palavras-chave mais relevantes para seu público-alvo.

Essa prática facilita a criação de conteúdos que respondam às dúvidas mais pesquisadas, aumentando as chances de que seu site ranqueie melhor em buscadores como o Google.

 

  1. Geração de copy para redes sociais com Inteligência Artificial 

A produção de copy (texto de marketing) como legendas, títulos e pequenos textos para redes sociais também vem sendo otimizada com o auxílio da IA.

O ChatGPT, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para isso se você fornecer prompts que deixem claro o que você precisa (como, por exemplo, a quantidade máxima de caracteres).

 

  1. Segmentação de audiência em redes sociais

Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn usam algoritmos de IA para ajudar na segmentação de públicos.

No impulsionamento de posts e na compra de anúncios patrocinados, você pode ajustar o alcance que você quer dar aos seus conteúdos, segmentando o público com base em local, faixa etária etc. Isso vai ajudar seus conteúdos a atingirem o tipo de público mais adequado para seus serviços jurídicos, com base na sua área de especialidade.

 

  1. Programação de conteúdo por meio de ferramentas do Instagram, Facebook, LinkedIn, do Meta Business Suite ou apps como Preview

A IA pode agir como um assistente de postagens quando você deixa um conteúdo pronto e programa o dia e hora que quer que seja publicado.
Dessa forma, você ganha tempo e não precisa estar online no momento ideal para publicar algo.

Além disso, algumas dessas ferramentas usam recursos de IA para sugerir melhores horários de publicação e prever o desempenho das postagens, facilitando a rotina de advogados que precisam equilibrar marketing com a prática jurídica.

 

  1. Design de posts com ferramentas que aprimoram ou geram designs do zero com Inteligência Artificial (Canva, PicsArtetc)

A IA também pode ajudar na criação de artes para redes sociais. Algumas oferecem sugestões automáticas de layouts, combinações de cores e elementos visuais; outras retocam e aprimoram artes já iniciadas.

 

  1. Automação de campanhas com IAs acopladas a ferramentas de CRM 

Ferramentas de CRM já incorporam IAs para automatizar campanhas de e-mail marketing e gerir o fluxo de relacionamento com leads e clientes.

A IA pode realizar ações que você deixa pré-programadas, como o disparo de e-mails criados para alimentar a jornada de relacionamento.

 

Como escolher as melhores maneiras de introduzir Inteligência Artificial no marketing jurídico?

As 7 ações que listamos nesse artigo são etapas bastante básicas de um projeto de marketing digital. A IA está apenas sendo introduzida para que essas etapas sejam cumpridas de forma mais rápida, com maior qualidade ou menor taxa de erro.
Mas mesmo assim, é fundamental que haja um humano para fazer a gestão e a supervisão de tudo, preferencialmente com expertise também em marketing jurídico e as diretrizes de publicidade da OAB.

Converse com profissionais especializados para entender quais são as ações de marketing jurídico que fazem mais sentido para seu escritório, seus objetivos, seu orçamento, e então vocês poderão entender quais são as etapas em que também faz sentido incorporar IA para ganho de eficiência.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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