
Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa futurista: ela já é uma grande aliada para advogados em suas práticas de marketing digital. Você mesmo provavelmente já a usa de diversas formas, mesmo que não tenha identificado isso.
Seja para a parte de pesquisa e planejamento, para a produção de conteúdo, ou para as ações de relacionamento que vêm depois, a IA pode trazer uma grande economia de tempo. E não se trata de deixá-la fazer tudo e criar um projeto de marketing jurídico genérico e sem humanidade. Trata-se apenas de inserir a IA em momentos estratégicos do seu projeto para que você não precise fazer tudo manualmente, e possa se concentrar mais na gestão da estratégia, e claro, nos seus serviços advocatícios.
Neste artigo, listamos 7 maneiras pelas quais advogados já estão incorporando a IA em suas estratégias de marketing digital. Venha conferir se você já adota algumas delas!
7 maneiras pelas quais advogados já incorporam Inteligência Artificial ao marketing jurídico digital
Como o marketing jurídico tem cunho primordialmente informativo, boa parte das ações são focadas em conteúdo. A IA pode ajudar bastante nesse sentido.
De fato, muitos advogados já usam IAs para diversas etapas do planejamento, produção e distribuição de conteúdo; mas também para a gestão do relacionamento com os clientes que chegam a partir desses conteúdos.
Talvez você mesmo já use IA para algumas dessas coisas e nem tenha pensado que se trata de IA!
Confira 7 maneiras e veja se você já usa alguma delas:
- Planejamento de pauta com ChatGPT e outras ferramentas de IA de produção e análise de texto
É importante que a sua produção de conteúdo seja feita de forma estratégica, seguindo um planejamento alinhado com seus objetivos, pois deve haver uma linha condutora entre tudo que você posta e os serviços que você quer vender.
Muitos advogados estão usando o ChatGPT e outras IAs de linguagem para sugerir pautas, estruturar calendários editoriais e encontrar abordagens criativas para temas jurídicos.
Seus prompts preferencialmente devem indicar a frequência de postagem pretendida e a solução jurídica de foco do seu planejamento, para que a IA saiba estruturar o calendário e as pautas segundo a lógica do seu projeto de marketing jurídico.
- Pesquisa de palavras-chave e tendências com uso de IAs especializadas
Ferramentas de SEO com tecnologia de IA, como SEMrush, ajudam advogados a identificar as palavras-chave mais relevantes para seu público-alvo.
Essa prática facilita a criação de conteúdos que respondam às dúvidas mais pesquisadas, aumentando as chances de que seu site ranqueie melhor em buscadores como o Google.
- Geração de copy para redes sociais com Inteligência Artificial
A produção de copy (texto de marketing) como legendas, títulos e pequenos textos para redes sociais também vem sendo otimizada com o auxílio da IA.
O ChatGPT, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para isso se você fornecer prompts que deixem claro o que você precisa (como, por exemplo, a quantidade máxima de caracteres).
- Segmentação de audiência em redes sociais
Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn usam algoritmos de IA para ajudar na segmentação de públicos.
No impulsionamento de posts e na compra de anúncios patrocinados, você pode ajustar o alcance que você quer dar aos seus conteúdos, segmentando o público com base em local, faixa etária etc. Isso vai ajudar seus conteúdos a atingirem o tipo de público mais adequado para seus serviços jurídicos, com base na sua área de especialidade.
- Programação de conteúdo por meio de ferramentas do Instagram, Facebook, LinkedIn, do Meta Business Suite ou apps como Preview
A IA pode agir como um assistente de postagens quando você deixa um conteúdo pronto e programa o dia e hora que quer que seja publicado.
Dessa forma, você ganha tempo e não precisa estar online no momento ideal para publicar algo.
Além disso, algumas dessas ferramentas usam recursos de IA para sugerir melhores horários de publicação e prever o desempenho das postagens, facilitando a rotina de advogados que precisam equilibrar marketing com a prática jurídica.
- Design de posts com ferramentas que aprimoram ou geram designs do zero com Inteligência Artificial (Canva, PicsArtetc)
A IA também pode ajudar na criação de artes para redes sociais. Algumas oferecem sugestões automáticas de layouts, combinações de cores e elementos visuais; outras retocam e aprimoram artes já iniciadas.
- Automação de campanhas com IAs acopladas a ferramentas de CRM
Ferramentas de CRM já incorporam IAs para automatizar campanhas de e-mail marketing e gerir o fluxo de relacionamento com leads e clientes.
A IA pode realizar ações que você deixa pré-programadas, como o disparo de e-mails criados para alimentar a jornada de relacionamento.
Como escolher as melhores maneiras de introduzir Inteligência Artificial no marketing jurídico?
As 7 ações que listamos nesse artigo são etapas bastante básicas de um projeto de marketing digital. A IA está apenas sendo introduzida para que essas etapas sejam cumpridas de forma mais rápida, com maior qualidade ou menor taxa de erro.
Mas mesmo assim, é fundamental que haja um humano para fazer a gestão e a supervisão de tudo, preferencialmente com expertise também em marketing jurídico e as diretrizes de publicidade da OAB.
Converse com profissionais especializados para entender quais são as ações de marketing jurídico que fazem mais sentido para seu escritório, seus objetivos, seu orçamento, e então vocês poderão entender quais são as etapas em que também faz sentido incorporar IA para ganho de eficiência.
Quer continuar aprendendo sobre marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB?
Então, aproveite as oportunidades abaixo:
- Novo CURSO COMPLETO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/curso-marketing-juridico-digital-2024-form
- AULA GRÁTIS POR TEMPO LIMITADO – MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/vsl-aula-2024
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980