Artigos Postado no dia: 6 novembro, 2024

Estratégias para otimizar o FUNIL DE VENDAS em campanhas de MARKETING JURÍDICO

Você já conhece o conceito de FUNIL DE VENDAS? No marketing digital, o funil de vendas é uma ferramenta poderosa para atrair e converter pacientes em potencial.

Originalmente empregado em empresas comerciais em estratégias de CRM (Customer Relationship Management), o conceito se expandiu. Hoje, muitos advogados adotam o funil de vendas para atrair, nutrir e converter leads, aproveitando ao máximo cada etapa desse processo. Afinal, em um mercado competitivo, estar atento a cada passo da jornada do cliente faz toda a diferença para alcançar o sucesso.

Utilizar as estratégias certas e um bom CRM ajuda os escritórios de advocacia a otimizar cada etapa do processo, transformando leads em clientes satisfeitos. Nesse artigo, você vai saber mais sobre o que é e como funciona o funil de vendas, como é aplicado, e como potencializá-lo para obter os melhores resultados.

 

O que é o funil de vendas? Conheça esse importante conceito do inbound marketing digital

O funil de vendas é uma metáfora visual que representa as etapas pelas quais um cliente passa até fechar negócio.

O funil se divide em:

  • topo (fase de atração);
  • meio (fase de nutrição do relacionamento);
  • fundo (fase de conversão).

 

Cada etapa do funil reflete um nível diferente de interesse, engajamento e prontidão para dar o próximo passo na jornada de relacionamento com o cliente.

Muitos gestores usam softwares de CRM para monitorar e automatizar essas etapas, possibilitando maior controle, personalização e celeridade no contato com cada potencial paciente.

 

Como o conceito do funil e o inbound marketing atraem e conquistam novos clientes para a advocacia

O funil de vendas e o inbound marketing andam lado a lado na atração e conversão de novos pacientes. Ambos se baseiam na jornada do cliente, que é o caminho percorrido desde o primeiro contato com o escritório até a conversão. Ao mapear essa jornada, os escritórios conseguem entender melhor o que seu público precisa e quais são suas objeções e dúvidas.

Muitos projetos como este utilizam softwares que automatizam as fases do funil de vendas, desde o momento em que o lead encontra o site ou landing page, até o agendamento de uma consulta.

Por exemplo, um advogado pode publicar conteúdos informativos, criar campanhas de tráfego pago, que ajudam o cliente a entender melhor os desafios jurídicos e ganham sua confiança antes mesmo da primeira consulta.

 

Conheça 3 estratégias para otimizar o funil de vendas em campanhas de marketing digital jurídico

Se você quiser maximizar o potencial da sua estratégia de funil de vendas, temos 3 dicas de estratégias para você obter o melhor da sua performance digital:

 

  1. Use um software de gestão de leads – CRM de marketing

Utilizar um software especializado (como o RD Station ou o Hubspot) para gerenciar os leads permite que você tenha controle de todos os leads colhidos, acompanhe onde cada potencial cliente está entre as fases do funil, e personalize o contato de acordo com as necessidades deles.

Softwares de CRM oferecem ferramentas de automação que facilitam o cadastro de cada lead que se inscreve no seu sistema, o rastreamento dos e-mails, o disparo de mensagens personalizadas e o gerenciamento das interações.

Com uma visão geral de todos os leads, é possível identificar com clareza quais leads estão mais próximos de agendar uma consulta e tomar medidas para acelerar isso.

 

  1. Tenha conteúdos pré-preparados para enviar a categorias de leads conforme as etapas da jornada

Prepare conteúdos relevantes para cada estágio da jornada do cliente. É importante ter esses conteúdos prontos para que sejam disparados em cada etapa da jornada. Você até pode esperar cada fase e enviar mensagens manualmente a cada lead, mas dessa forma não conseguirá escalar a estratégia.

Para otimizar o funil, é ideal que os conteúdos estejam prontos para serem disparados de forma rápida quando cada lead evolui no funil.

Se quiser melhorar ainda mais a efetividade dessa estratégia, você pode até mesmo ter conteúdos personalizados para cada categoria de lead, conforme a faixa etária, local onde mora, gênero, preferências ou quaisquer outros fatores relevantes, desde que não discriminatórios.

 

  1. Tenha um fluxo periódico de monitoramento das conversões

Realizar uma análise semanal ou mensal das conversões é fundamental para entender a eficácia das ações e estratégias implementadas. Isso permite identificar pontos de melhoria no funil e entender quais conteúdos e abordagens estão trazendo os melhores resultados. O monitoramento contínuo também ajuda a ajustar campanhas em tempo real, melhorando a taxa de conversão e aumentando o se retorno.

Por exemplo, se um escritório percebe que muitos leads saem no meio do funil, pode ser necessário reforçar a nutrição sobre certos serviços, ajudando o lead a avançar até a etapa final.

Além disso, o monitoramento periódico permite ver o retorno financeiro que a estratégia está dando.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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