Você já conhece o conceito de FUNIL DE VENDAS? No marketing digital, o funil de vendas é uma ferramenta poderosa para atrair e converter pacientes em potencial.
Originalmente empregado em empresas comerciais em estratégias de CRM (Customer Relationship Management), o conceito se expandiu. Hoje, muitos advogados adotam o funil de vendas para atrair, nutrir e converter leads, aproveitando ao máximo cada etapa desse processo. Afinal, em um mercado competitivo, estar atento a cada passo da jornada do cliente faz toda a diferença para alcançar o sucesso.
Utilizar as estratégias certas e um bom CRM ajuda os escritórios de advocacia a otimizar cada etapa do processo, transformando leads em clientes satisfeitos. Nesse artigo, você vai saber mais sobre o que é e como funciona o funil de vendas, como é aplicado, e como potencializá-lo para obter os melhores resultados.
O que é o funil de vendas? Conheça esse importante conceito do inbound marketing digital
O funil de vendas é uma metáfora visual que representa as etapas pelas quais um cliente passa até fechar negócio.
O funil se divide em:
- topo (fase de atração);
- meio (fase de nutrição do relacionamento);
- fundo (fase de conversão).
Cada etapa do funil reflete um nível diferente de interesse, engajamento e prontidão para dar o próximo passo na jornada de relacionamento com o cliente.
Muitos gestores usam softwares de CRM para monitorar e automatizar essas etapas, possibilitando maior controle, personalização e celeridade no contato com cada potencial paciente.
Como o conceito do funil e o inbound marketing atraem e conquistam novos clientes para a advocacia
O funil de vendas e o inbound marketing andam lado a lado na atração e conversão de novos pacientes. Ambos se baseiam na jornada do cliente, que é o caminho percorrido desde o primeiro contato com o escritório até a conversão. Ao mapear essa jornada, os escritórios conseguem entender melhor o que seu público precisa e quais são suas objeções e dúvidas.
Muitos projetos como este utilizam softwares que automatizam as fases do funil de vendas, desde o momento em que o lead encontra o site ou landing page, até o agendamento de uma consulta.
Por exemplo, um advogado pode publicar conteúdos informativos, criar campanhas de tráfego pago, que ajudam o cliente a entender melhor os desafios jurídicos e ganham sua confiança antes mesmo da primeira consulta.
Conheça 3 estratégias para otimizar o funil de vendas em campanhas de marketing digital jurídico
Se você quiser maximizar o potencial da sua estratégia de funil de vendas, temos 3 dicas de estratégias para você obter o melhor da sua performance digital:
- Use um software de gestão de leads – CRM de marketing
Utilizar um software especializado (como o RD Station ou o Hubspot) para gerenciar os leads permite que você tenha controle de todos os leads colhidos, acompanhe onde cada potencial cliente está entre as fases do funil, e personalize o contato de acordo com as necessidades deles.
Softwares de CRM oferecem ferramentas de automação que facilitam o cadastro de cada lead que se inscreve no seu sistema, o rastreamento dos e-mails, o disparo de mensagens personalizadas e o gerenciamento das interações.
Com uma visão geral de todos os leads, é possível identificar com clareza quais leads estão mais próximos de agendar uma consulta e tomar medidas para acelerar isso.
- Tenha conteúdos pré-preparados para enviar a categorias de leads conforme as etapas da jornada
Prepare conteúdos relevantes para cada estágio da jornada do cliente. É importante ter esses conteúdos prontos para que sejam disparados em cada etapa da jornada. Você até pode esperar cada fase e enviar mensagens manualmente a cada lead, mas dessa forma não conseguirá escalar a estratégia.
Para otimizar o funil, é ideal que os conteúdos estejam prontos para serem disparados de forma rápida quando cada lead evolui no funil.
Se quiser melhorar ainda mais a efetividade dessa estratégia, você pode até mesmo ter conteúdos personalizados para cada categoria de lead, conforme a faixa etária, local onde mora, gênero, preferências ou quaisquer outros fatores relevantes, desde que não discriminatórios.
- Tenha um fluxo periódico de monitoramento das conversões
Realizar uma análise semanal ou mensal das conversões é fundamental para entender a eficácia das ações e estratégias implementadas. Isso permite identificar pontos de melhoria no funil e entender quais conteúdos e abordagens estão trazendo os melhores resultados. O monitoramento contínuo também ajuda a ajustar campanhas em tempo real, melhorando a taxa de conversão e aumentando o se retorno.
Por exemplo, se um escritório percebe que muitos leads saem no meio do funil, pode ser necessário reforçar a nutrição sobre certos serviços, ajudando o lead a avançar até a etapa final.
Além disso, o monitoramento periódico permite ver o retorno financeiro que a estratégia está dando.
Quer saber mais sobre marketing jurídico e marketing digital conforme diretrizes da OAB?
Então, aproveite as oportunidades abaixo:
- AULA GRÁTIS POR TEMPO LIMITADO – MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/vsl-aula-2024
- CURSO COMPLETO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/curso-marketing-juridico-digital-2024-form
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980