Artigos Postado no dia: 20 abril, 2023

Estratégias de marketing para a saúde: como construir uma marca forte para sua clínica

Dá pra resumir em 3 C’s os atributos de uma estratégia de marketing para saúde que contribuem para fortalecer a marca da sua clínica: coerência, constância e conteúdo relevante. Essas palavras podem parecer genéricas, mas você sabe qual é a repercussão delas na sua estratégia de marketing e de posicionamento da sua marca?

A relação entre o marketing para a saúde e as marcas de saúde é mútua. O marketing é norteado pelo branding, mas também pode ajudar a fortalecê-lo.

Nesse artigo, você vai entender como estratégias de marketing para saúde podem ajudar a construir uma marca forte para sua clínica.

 

Quais são as principais estratégias e ferramentas usadas no marketing para a saúde?

O marketing para saúde faz uso de uma série de possibilidades que também atendem a outros segmentos do marketing:

  • Site estratégico
  • Landing pages
  • E-books
  • Webinars
  • SEO para construção de páginas e posts
  • Inbound marketing
  • CRM
  • Redes sociais

A escolha dessas estratégias e ferramentas é feita com base na necessidade, objetivo e perfil de cada projeto.

O projeto de marketing para saúde ideal para uma clínica é aquele que combina diversas estratégias ao mesmo tempo, de forma integrada, retroalimentada, sempre seguindo a proposta da marca da clínica.

Por isso, é fundamental que a marca seja bem construída. Ela vai direcionar toda a estratégia de marketing.

Qual é a diferença entre marca e marketing na saúde?

A marca é o nome e a logo, mas é muito mais que isso: ela é o conjunto de simbologias e mensagens que você quer transmitir por meio desse nome e dessa logo.

Então, criar e gerir uma marca forte envolve uma série de fatores e etapas:

  • Criação do nome e da logo;
  • Criação da identidade visual;
  • Definição da linguagem e tom de voz da marca;
  • Definição das estratégias de posicionamento da marca no mercado e na Internet;
  • Entre outras.

Esse trabalho é chamado de branding, uma palavra que nada mais é que o gerúndio do substantivo “brand” (“marca”). Ou seja: o branding é um trabalho que exige constante atividade (por isso, em inglês, essa palavra é um verbo).

Criar uma marca não é uma tarefa que se esgota em uma ou duas ações. Demanda esforços contínuos para manter a marca comunicando seus valores. Isso ainda não é marketing, mas norteia o marketing.

O marketing é o conjunto de ações que divulga os produtos ou serviços da marca, ou desperta no público o desejo ou a consciência da necessidade por esses produtos ou serviços.

No marketing para saúde, o marketing usa de ações para levar informações sobre saúde e bem estar ao público. A partir dessas informações, o público pode se tornar uma audiência cativa do profissional, iniciando uma jornada de relacionamento que culminará em um indivíduo que se torna paciente da clínica.

Embora não seja sinônimo de branding, o marketing fortalece o branding na medida em que obedece à linha de comunicação da marca, fortalecendo a percepção do público sobre ela.

 

Os 3 C’s para gerir uma marca forte com marketing para saúde

Cada marca é um universo próprio que merece ser tratado de forma customizada. Repetir fórmulas de outros projetos sem adaptá-las à realidade da sua marca nunca é uma boa ideia.

Mas de uma forma geral, existem atributos de um projeto de marketing que podem fortalecer uma marca, como:

  • Coerência
  • Constância
  • Conteúdo relevante

Esse não é um método científico nem foi retirado de nenhuma literatura sobre marketing; trata-se apenas de 3 atributos que observamos em nossa experiência trabalhando em projetos de marketing para saúde há décadas.

Vamos destrinchar esses 3 C’s para que você entenda o que significam na prática:

  • Coerência

Quando um novo conteúdo ou ação destoa da linha de comunicação que uma marca vem adotando, isso causa uma dissonância na percepção do público. Quando o público não consegue te “ler” adequadamente, dificilmente ele vai querer comprar de você.

A jornada de compra envolve confiança, e confiança vai além de confiar na reputação ou honestidade dos profissionais da marca: significa saber o que esperar de uma marca.

Isso não significa que a marca não possa inovar e surpreender seu público. O que estamos nos referindo é aos valores, perfil, voz, estilo da marca. As inovações que estão coerentes com o perfil da marca são sempre bem vindas e costumam funcionar muito bem.

Por isso, coerência é um ponto chave na estratégia de branding e de marketing para saúde.

 

  • Constância

Como dissemos acima, o branding envolve comportamentos contínuos. O marketing também!

Afinal, é a partir da constância que se fixa uma mensagem na mente do público.

Manter uma frequência de ações, publicações etc é essencial para firmar o posicionamento de uma marca.

No marketing digital, a constância é importante por dois motivos:

  • Marcar presença perante o público;
  • Marcar presença para os algoritmos do Google e das redes sociais (o algoritmo entende que perfis ativos ou sites constantemente atualizados são mais relevantes, e entregam esse tipo de conteúdo mais do que os outros).

 

  • Conteúdo relevante

Não menos importante que a coerência e a constância é a relevância do conteúdo que sua clínica publicará no site, blog, redes sociais, newsletters etc.

A saúde e a ciência sempre são temas relevantes, mas será que você está falando sobre esses temas de uma forma que realmente satisfaz a curiosidade ou a necessidade do seu público?

Ou será que seu conteúdo é chato? Será que é muito batido e não acrescenta nada ao leitor que já consome esse tipo de informação em outros canais de comunicação? É um conteúdo raso? Ou, o que é pior, é um conteúdo aprofundado e técnico demais?

O conceito de conteúdo relevante, para o marketing, envolve todos esses fatores.

Quanto mais relevante for o seu conteúdo, maior a sua chance de atração e retenção de uma audiência formada por potenciais pacientes.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


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