Empreendedorismo é uma cultura que vai além de abrir empresas e pensar em novos produtos ou serviços para oferecer ao público. Também envolve a construção de estratégias e ativos que vão gerar potencial de negócios no médio e longo prazo. O marketing proporciona várias possibilidades como essas. Mas como não dá para atirar para todos os lados, é preciso escolher bem onde colocar seu dinheiro.
Nesse artigo, vamos entender o marketing sob uma perspectiva de empreendedorismo, com foco nas estratégias digitais que vão fortalecer sua marca. Confira 7 estratégias 100% digitais que vão fazer de seu nome e sua imagem um verdadeiro ativo, gerando diversas oportunidades de negócio no decorrer da sua carreira na saúde.
Empreendedorismo e marketing para saúde: escolhendo onde colocar o seu dinheiro
Empreender também é investir nas frentes que podem gerar potencial de negócios.
Nesse sentido, o marketing digital combinado com estratégias de branding e inbound marketing é um dos investimentos mais eficientes para impulsionar carreiras de profissional de saúde.
Isso porque:
- O marketing cria visibilidade, o que te expõe a mais pessoas com potencial de conversão ou indicação;
- O marketing cria ou fortalece autoridade, o que aumenta sua credibilidade, admiração, e consequentemente, te dá maior subsídio para adequar sua precificação;
- O marketing segmenta públicos, o que facilita seu trabalho de atrair os pacientes desejados;
- Todos os atributos descritos acima geram resultados no curto, médio e longo prazo.
Logo, um projeto de marketing pode criar para você uma estratégia sustentável de geração de leads, que instrumentaliza ofortalecimento de marca por anos e anos.
E onde as pessoas estão colocando seu dinheiro quando o assunto é marketing?
Em 2022, o SEO, o marketing de conteúdo e as mídias pagas foram as frentes de marketing que mais concentraram investimentos, de acordo com uma pesquisa realizada pelaConversion, empresa especializada em estratégias digitais.
No próximo item, vamos ver como essas e outras estratégias podem impulsionar sua carreira na saúde.
7 estratégias digitais para impulsionar sua carreira na saúde
- Branding digital
Como ele impulsiona sua carreira: cria uma marca digital que vai circular pela Internet de forma associada aos valores e serviços que você quer que o público conheça.
Saiba mais em: Crie sua marca e ela trabalhará para você: entenda a importância do branding no marketing para saúde
Como ele impulsiona sua carreira: cria uma “máquina de vendas” baseada no conceito de funil de vendas.
Saiba mais em: Marketing médico: como conquistar mercado com estratégias de inbound marketing
3. Tráfego pago
Como ele impulsiona sua carreira: acelera a fase do “topo de funil” do inbound marketing, atraindo mais pessoas para seu site
Saiba mais em: Vale a pena usar o Google Ads no marketing para saúde? Entenda as vantagens do tráfego pago nesse mercado
4. SEO orgânico
Como ele impulsiona sua carreira: coloca seu site e redes sociais no topo do Google, fortalecendo seu nome como referência ao paciente, e aumentando as chances de exposição.
Saiba mais em: O que é planejamento SEO para que seu site médico apareça na primeira página do Google
5. Redes sociais
Como elas impulsionam sua carreira: aumentando sua visibilidade e propiciando um canal rápido e potente de divulgação de serviços
Saiba mais em: Instagram e Youtube: como escolher as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral
6. Assessoria de imprensa digital
Como ela impulsiona sua carreira: te fortalece como referência ao aparecer em canais de comunicação de terceiros
Saiba mais em: Assessoria de imprensa digital para médicos: como os meios de comunicação impulsionam o marketing na Medicina
7. Infoprodutos
Como ela impulsiona sua carreira: propiciam uma fonte de renda extra que, ao mesmo tempo, aumentará a percepção da sua expertise e fortalecerá a sua marca
Saiba mais em: Infoprodutos no marketing para a saúde: entenda como funciona
Visualizando o potencial de empreendedorismo na aplicação de estratégias de marketing digital
Quando você faz uso de estratégias digitais, sobretudo aquelas executadas no âmbito da primeira etapa do funil de vendas (ou seja, estratégias direcionadas a um público mais amplo, em páginas de acesso público), precisa ter em mente que, em regra, esses conteúdos ficam publicados para sempre.
Durante anos e anos, esses metadados vão ser lidos pelos algoritmos do Google, das redes sociais e demais plataformas que agregam conteúdos. Quanto mais você usa adequadamente o SEO e a sua marca, mais os algoritmos vão “somar” os dados relacionados às suas páginas e os acessos recebidos. Por exemplo, quando sua página recebe muitos acessos, o algoritmo entende que você é um produtor de conteúdo relevante, e vai te indicar para mais pessoas. Igualmente, quando seu conteúdo é de qualidade e usa técnicas adequadas de SEO, o algoritmo entende que ele atende à necessidade do leitor que faz buscas relacionadas aos temas abordados no seu post.
Isso significa que um único artigo publicado hoje pode te render leads por anos, desde que ele esteja bem modelado para SEO e seja constantemente atualizado, pois o Google vai seguir recomendando ele a quem faz buscas relacionadas. Fazendo uma analogia com finanças, é como se esse conteúdo se tornasse um ativo gerador de renda passiva.
Se você gosta de conteúdos sobre a relação entre marketing para saúde, empreendedorismo e gestão, confira também os nossos artigos:
- Liderança no mercado da saúde: como o marketing e branding fortalecem a autoridade do profissional
- A relação entre marketing e administração de saúde
- Como o metaverso afeta o marketing para profissionais da saúde?
– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?
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Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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