Artigos Postado no dia: 15 julho, 2021

Infoprodutos no marketing para a saúde: entenda como funciona

O marketing digital baseado em infoprodutos teve um crescimento considerável. Hoje, a venda de infoprodutos é a principal fonte de renda de muitos profissionais e produtores de conteúdo. Mas será que esse tipo de marketing cabe na área da saúde?

Neste artigo, vamos entender como é a relação entre marketing para a saúde e os produtos digitais. Acompanhe e entenda mais!

 O que são infoprodutos ou produtos digitais?

O infoproduto é um produto digital baseado que consiste em algum tipo de conteúdo (em texto, áudio, vídeo, ou uma combinação destas formas).

O principal tipo de infoproduto é o e-book ou um curso. Muitos produtores de conteúdo de diversos segmentos do mercado vendem e-books e cursos sobre temas variados — geralmente, com conteúdos informativos e didáticos para o público que quer entender mais sobre um assunto ou aprender a desempenhar algum ato (por exemplo: e-books com treinamentos sobre Instagram, marketing digital etc).

Como o nome sugere, o infoproduto é completamente digital. Ao realizar o pagamento, o consumidor recebe o link para download, ou recebe o acesso ao curso ou ao e-book em formato PDF em seu e-mail. Não há uma versão física e na maioria das vezes nem há contato direto com o vendedor do produto. Tudo é feito online, por meio de um processo automatizado que começa em uma landing page, um site, um banner disposto no site, ou outros canais de comunicação.

 

Como funcionam os infoprodutos no marketing para a saúde?
Os infoprodutos são uma interessante alternativa para a distribuição de conteúdo — desde que esta atividade seja feita de acordo com as diretrizes da publicidade da profissão, Lei Geral de Proteção de Dados, Direito do Consumidor e outras leis e normas aplicáveis.

Um dos aspectos mais interessantes do infoproduto é a chance de obter renda diversas vezes sobre um mesmo produto. Ademais, os infoprodutos podem até mesmo contribuir para o fortalecimento da marca do profissional, pois o conteúdo digital é uma das maneiras de demonstrar expertise e autoridade em uma área de especialização.

Assim, os infoprodutos oferecem a chance de resultados no curto, médio e longo prazos.

 

Infoproduto e marketing de conteúdo: qual é a diferença?

O marketing para a saúde admite a distribuição gratuita de conteúdo informativo.

E então, você deve se perguntar: por que irei distribuir conteúdo gratuitamente se posso fazer isso por dinheiro?

A resposta é: inbound marketing.

O marketing de conteúdo (gratuito) é uma das ações mais utilizadas no inbound marketing aplicado à saúde.

Com um bom planejamento de conteúdo combinado com estratégias de marketing digital e inbound marketing, você conseguirá concentrar o seu marketing para gerar resultados para seu core business (sua clínica ou hospital). 

O inbound marketing gera reconhecimento, autoridade, fortalecimento da sua marca, novos pacientes, e sim, resultado financeiro concreto.

Mas isso é assunto para outro artigo! Continue acompanhando nossas publicações para entender como o marketing para a saúde gera resultados.

Ou, se quer começar a ler sobre isso agora, confira nossos artigos:

 

Conclusão

O marketing realizado fora das diretrizes do Conselho de Classe da profissão sujeita o profissional a sanções ético-administrativas, ou até mesmo sanções de ordem civil, ou criminal, em casos mais graves.

Este artigo trouxe algumas noções gerais de marketing para a saúde, baseadas nos pontos em comum observados nos principais Códigos de Ética.

Para entender de forma mais completa e aprofundada as permissões e proibições da publicidade na sua profissão, recomendamos que procure conhecer o Código de Ética elaborado pelo seu Conselho de Classe, e que busque uma assessoria especializada em marketing para a saúde.

Se você é médico e quer saber mais sobre as permissões e proibições do Código de Ética Médica para o marketing, pode também conferir o nosso artigo: O que pode e não pode no marketing médico?

Nosso conteúdo tem natureza informativa e não equivale a uma consulta jurídica ou uma consultoria de marketing.

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A In Company é uma agência de marketing de alta especialização nos ramos de markering jurídico e marketing para a saúde, atuando há mais de 16 anos nesses segmentos e atendendo profissionais e empresas renomadas de todo o Brasil. 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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