Marketing de conteúdo também é serviço, é informação, é educação da população. Conteúdos informativos têm um grande poder de esclarecer a sociedade sobre temas relevantes de saúde. Diversas vezes na história, eles fizeram a diferença para ajudar na prevenção de problemas de saúde (nesse artigo, você vai conferir 4 exemplos históricos).
Além disso, os conteúdos informativos são um meio para um importante fim dentro do marketing. Quer saber como usá-los para atrair pacientes e se consolidar como referência em uma área de especialidade?
Nesse artigo, você vai aprender como o marketing de conteúdo alcança, educa e engaja pacientes, e como você pode usá-lo em seu favor.
4 vezes em que a comunicação foi fundamental para a conscientização da população sobre saúde
A Comunicação Social (seja por meio do jornalismo, publicidade/marketing, ou comunicação pública) é ferramenta indispensável para educar e conscientizar a sociedade sobre temas relevantes.
Na área da saúde, em especial, a Comunicação é uma ferramenta poderosa e que já fez a diferença muitas vezes na história.
Confira abaixo 4 episódios históricos em que a Comunicação Social foi fundamental para esclarecer a sociedade sobre temas de saúde, por meio de iniciativas do Estado ou da sociedade.
Campanhas educativas sobre a AIDS nos anos 1980 e 1990
Quando surgiram as primeiras notícias de vítimas da AIDS no Brasil, nos anos 1990, o assunto deu margem para uma onda de preconceito e desinformação (fonte: Senado Notícias).
As campanhas educativas foram fundamentais para difundir informações sobre a prevenção contra a AIDS, incentivar o uso de preservativos e melhorar a percepção da sociedade sobre as vítimas.
É verdade que, em um olhar retroativo, vemos que muitas dessas campanhas acabavam reforçando algumas concepções equivocadas sobre as vítimas da AIDS.
Mesmo assim, não se pode subestimar a importância que as campanhas e ações de comunicação do Governo e da sociedade tiveram para trazer mais conscientização sobre o assunto
Zé Gotinha e as campanhas de vacinação dos anos 1980 e 1990
Também na década de 1980, o personagem Zé Gotinha teve papel fundamental para encorajar crianças e suas famílias a levá-las para a vacinação.
A criação desse personagem foi fruto de muita pesquisa e trabalho do artista Darlan Rosa, com a intenção justamente de ganhar a simpatia das crianças e ajudar no cumprimento do cronograma firmado com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a erradicação da poliomielite (fonte: Instituto Butantan).
Campanhas mensais de conscientização: Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e outras
Se nos casos acima a comunicação partiu em grande parte do Governo, no caso das campanhas mensais de conscientização da prevenção ao suicídio, câncer de mama e de próstata (entre outros), o marketing também tem tido um grande protagonismo.
Mesmo fora da área da saúde, empresas de todos os segmentos têm engajado em ações de comunicação para divulgar essas causas, às quais foram atribuídos meses e cores específicas para divulgação.
COVID
Em momentos de incerteza, cabe às autoridades e experts no assunto usar das ferramentas da comunicação para esclarecer a sociedade. Isso ficou evidente durante a pandemia da COVID, em 2020, quando ainda se sabia pouco sobre o vírus e sobre como se prevenir.
A comunicação e marketing digitais tiveram destaque nesse período, sobretudo considerando-se a necessária reclusão da sociedade, fazendo com que a maior parte das comunicações fossem realizadas pela Internet e pelos celulares.
Se por um lado, houve muita propagação de notícias falsas ou incertas, por outro lado, o marketing e jornalismo digitais foram bastante explorados por médicos, cientistas e autoridades de saúde para atualizar a população sobre os principais temas comprovados e as notícias sobre medidas decretadas.
O que é marketing de conteúdo? Como ele é usado na área da saúde?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital baseada em criar e distribuir conteúdo relevante sobre um determinado tema, com a finalidade de atrair e engajar um público específico.
Trata-se, basicamente, de produzir artigos, blog posts, vídeos, e-books, manuais, informativos, newsletters, posts para redes sociais, de forma estratégica e planejada.
E o que significa fazer marketing de conteúdo de forma estratégica e planejada?
Significa planejar seus conteúdos com base em um conhecimento do público que você deseja alcançar, estabelecendo com cuidado:
- os temas que serão abordados (sua relevância, sua pertinência com o contexto e perfil do paciente-alvo, seu potencial de ter uma boa performance no Google ou nas redes sociais etc);
- a forma como serão abordados (tom de voz, técnicas de copywriting, escolha dos títulos e palavras-chave etc);
- a frequência e os canais de distribuição dos conteúdos;
- o papel que cada conteúdo desempenha dentro de uma jornada do relacionamento com o paciente.
Alcançando e educando o mercado com marketing de conteúdo
No âmbito do marketing na saúde, a principal intenção do uso do conteúdo é tornar-se uma referência em um assunto ou segmento, e instigar relacionamentos com pacientes em potencial. Mas a educação da audiência é um meio fundamental para esse fim. Não é uma mera consequência da estratégia; é parte essencial dela.
E por que usamos a palavra educação? Porque precisamos que a audiência tenha um letramento mínimo sobre um assunto para poder procurar um profissional.
O primeiro passo para que o paciente procure ajuda é saber que o problema existe e saber qual profissional poderá ajudá-lo a resolver esse problema.
Para fazer isso, a maioria das pessoas recorre ao Google para tirar dúvidas.
É nesse momento que ele pode acabar encontrando seu site.
Por isso, o marketing de conteúdo pode e deve ser usado de várias maneiras para educar, informar e atrair pacientes.
Não subestime a importância de ter um site bem desenvolvido, com um blog sempre atualizado que hospede conteúdos elaborados conforme um planejamento de pauta, SEO, técnicas de copywriting, e ter posts em redes sociais que direcionem seu público para esse blog, a fim de acumular o tráfego e ter a oportunidade de converter visitantes em leads.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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