Como captar clientes na advocacia Sem ferir o código de ética da OAB ?
Aí é que entram as estratégias de marketing jurídico inteligentes que, se adaptadas à advocacia, podem gerar resultados excelentes sem ferir o código de ética. Uma delas é o site jurídico. Sim, você pode até não ter pensado dessa forma até agora, mas um site pode sim ser uma estratégia e não só um “cartão de visitas digital”. Vamos saber como?
O que é captação de clientes?
No marketing, em geral, a captação de clientes envolve tanto as práticas de atrair quanto de prospectar ativamente clientes.
No âmbito do marketing jurídico, esse conceito está mais vinculado à última prática citada acima, qual seja, a de “ir atrás” do cliente e induzi-lo a comprar de você.
Segundo o art. 2º, VIII, do Provimento Nº 205/2021 do Conselho Federal da OAB (que dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia), a captação de clientela é “a utilização de mecanismos de marketing que, de forma ativa, independentemente do resultado obtido, se destinam a angariar clientes pela indução à contratação dos serviços ou estímulo do litígio, sem prejuízo do estabelecido no Código de Ética e Disciplina e regramentos próprios.”
O que a OAB diz sobre a prática de captação de clientes?
A OAB proíbe a captação de clientes de maneira ativa e direta.
O art. 3º, caput, do Provimento Nº 205/2021, dispõe expressamente que a publicidade do advogado não pode “configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”
O art. 34, IV, da Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia) define como infração disciplinar o ato de “angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros”.
Em resumo, advogados não podem fazer propaganda de seus serviços, promovendo-os ao público (inclusive por meio de mala direta/mailing list, listas de transmissão etc), concedendo descontos ao público ou usando outras estratégias para chamar a atenção e vender, ou realizando abordagens diretas a possíveis clientes.
O marketing jurídico precisa ser discreto, sóbrio, e baseado em entrega de informação. Isto porque a OAB busca preservar a ética e a dignidade da advocacia, inclusive para proteger tanto os advogados quanto os potenciais clientes de práticas consideradas invasivas ou antiéticas.
A princípio, essas diretrizes podem parecer desafiadoras, sobretudo para advogados iniciantes, advogados que estão se firmando em novos nichos ou locais, e advogados que em geral precisem de mais clientes e ainda não conseguem contar apenas com indicações de conhecidos.
Mas em verdade, o marketing digital e a comunicação já dispõem de diversas estratégias cujo funcionamento e objetivos se amoldam perfeitamente às diretrizes da OAB, e que quando adaptados à advocacia, podem atrair novos clientes de uma forma que inclusive melhora a sua marca e posicionamento.
Se a preocupação da OAB é evitar que a advocacia se torne commodity e que os advogados usem de técnicas comerciais e sensacionalistas para captar clientes, então, estratégias como o site jurídico e o inbound marketing são perfeitas para advogados. Essas estratégias posicionam o advogado de forma respeitosa, reforçando sua autoridade e credibilidade, para que ele possa ser encontrado pelo cliente, a partir do próprio interesse espontâneo do cliente.
A seguir, vamos falar sobre como o site jurídico atua nessa estratégia.
Como um site jurídico pode te ajudar a conquistar clientes de forma eficiente e ética
Um site jurídico bem estruturado pode se tornar um ativo valioso e uma ferramenta essencial para ajudar advogados a conquistar clientes de forma eficiente e dentro dos parâmetros éticos exigidos pela OAB.
Ao manter um site atualizado e otimizado para mecanismos de busca (SEO), o advogado melhora seu posicionamento no Google, aparecendo com mais frequência nas pesquisas de pessoas que buscam por soluções jurídicas específicas, ou até mesmo por temas mais amplos que se conectem de alguma forma com essas soluções.
Nesse sentido, é importante ter uma boa estratégia de conteúdo:
- definir bons temas, boas pautas, bons títulos;
- explorar ângulos ainda pouco explorados de um tema, ou pelo menos com um nível de qualidade diferenciado se você for abordar um tema já saturado;
- usar técnicas de copywriting e escrita persuasiva;
- usar palavras-chave relevantes;
- evitar o “juridiquês” excessivo ou a linguagem genérica de Inteligência Artificial.
Publicar artigos informativos sobre questões jurídicas ajuda a atrair visitantes que estão em busca de respostas para dúvidas relacionadas a esses assuntos. Isso gera tráfego qualificado e cria uma percepção de valor e autoridade perante os seus leitores, que podem ali estar diante do primeiro contato com você. Tal contato pode ser determinante para tornar o leitor seu futuro cliente.
O uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como o uso de palavras-chave relevantes, também aumenta a probabilidade de que o site seja indicado pelo Google.
Esse tipo de exposição orgânica é crucial, pois permite que potenciais clientes encontrem o site do seu escritório de forma natural, sem a necessidade de ações comerciais agressivas.
E até mesmo na ação de tráfego pago pelo google e redes sociais será essencial ter um site com conteúdos informativos, para que as pessoas entendam o seu posicionamento, soluções e autoridade no assunto quando aterrissarem neste site.
Quer saber mais sobre marketing jurídico e marketing digital conforme diretrizes da OAB?
Então, aproveite as oportunidades abaixo:
- AULA GRÁTIS POR TEMPO LIMITADO – MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/vsl-aula-2024
- CURSO COMPLETO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – O essencial para ter resultados. Conquiste: Posicionamento de marca | Autoridade | Audiência e Tráfego | Leads e Vendas: https://conteudo.incompanypr.com.br/curso-marketing-juridico-digital-2024-form
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980