Atenção é item raro hoje em dia. Temos poucos segundos para ganhar a atenção de pacientes na Internet. Quando a conseguimos, não podemos correr o risco de perdê-la com textos longos, ou um tempo de navegação longo até entregar a informação que ele quer.
Como isso afeta o mercado e a concorrência para profissionais da saúde? Como conquistar novos pacientes que temos cada vez mais dificuldades de reter? O marketing tem diversas alternativas e soluções para isso.
Nesse artigo, você vai saber o que é a economia da atenção e como ela molda o seu desafio de se destacar na área da saúde. Também vai ver quais são as técnicas que podem ajudar a otimizar seus conteúdos e ações de marketing médico. Acompanhe!
O que é a economia da atenção?
A expressão “economia da atenção” é usada para se referir à competição por uma quantidade limitada de tempo e atenção que os consumidores têm disponíveis. Essa competição se acirra cada vez mais, conforme aumenta a oferta de conteúdo, opções de compra, de entretenimento, redes sociais etc.
Como todos somos constantemente bombardeados por informações, notificações, anúncios e conteúdos o tempo inteiro, torna-se cada vez mais difícil ganhar a atenção das pessoas.
Por outro lado, todas essas movimentações também têm tornado a atenção uma capacidade cada vez mais difícil de exercer. As pessoas têm cada vez mais pressa, menos paciência de consumir conteúdos longos ou de gastar muito tempo para encontrar uma informação na Internet.
Você, por exemplo, talvez nem tivesse chegado até aqui nessa leitura, se nós não estivéssemos usando essa estrutura de parágrafos curtos.
No entretenimento e na publicidade, o “short attention span” (“curto período de atenção”) vem moldando a forma de produzir conteúdo e fazer arte há bastante tempo.
Na indústria musical, por exemplo, a “introdução” é uma seção musical que praticamente desapareceu: é importante que a música chegue ao refrão o mais rápido possível.
Isso também está acontecendo na publicidade: os anúncios precisam ser cada vez mais diretos e precisam “capturar” o cliente logo nos primeiros segundos, principalmente na Internet, onde há opção para fechar ou pular o anúncio.
5 influências da economia da atenção no marketing digital
- Popularização de vídeos curtos, com cortes rápidos, sem momentos de pausa e de silêncio (TikTok, Reels etc);
- Anúncios com introduções curtas (ou sem introdução);
- Gamificação em estratégias de conteúdo e consumo (para retenção da atenção e interesse);
- Anúncios pagos, impulsionamento de posts, e outras ferramentas de destaque de conteúdos para chegar ao consumidor logo nos primeiros instantes da duração da atenção.
Como a economia da atenção afeta o mercado para profissionais da saúde
No contexto da saúde, a economia da atenção pode ter várias implicações, sobretudo para a saúde mental.
Mas não estamos aqui para falar disso, e sim, para falar das implicações da economia da atenção no mercado de profissionais da saúde. Algumas delas são:
- Alta competição por pacientes;
- Maiores desafios no engajamento e fidelização de pacientes;
- Inserção de ferramentas de telemedicina e tecnologia para imprimir maior agilidade e facilidade de realização de consultas e atendimentos em geral;
- Necessidade de maiores investimentos em marketing, experiência do cliente/paciente, gestão de relacionamento com pacientes;
Profissionais de saúde agora competem não apenas com outros profissionais, mas também com uma infinidade de outras fontes de informação online.
Ainda que o recurso humano médico ainda seja essencial, o caminho desde a informação online até o agendamento de uma consulta está mais difícil.
Por outro lado, muitas pessoas não têm paciência para esperar por respostas ou até mesmo para fazer consultas ou exames.
Logo, o desafio da economia da atenção é criar soluções para atender a um mundo acelerado e desconcentrado.
Como se destacar com marketing médico
O marketing precisou se adaptar rapidamente às mudanças causadas pela economia da atenção. Afinal, sem atenção do consumidor, fazer marketing é como acenar para alguém no escuro.
Felizmente, há uma série de técnicas e estratégias que têm respondido bem aos desafios desse novo panorama de curta atenção.
É importante identificar exatamente quais são os pontos da sua estratégia que trazem um risco de “perder” seu paciente se não conseguirmos prender a atenção dele rapidamente.
A partir dessa análise, aplicamos técnicas para otimizar o conteúdo ou a estratégia de relacionamento.
Por exemplo:
Problema | Solução | Técnicas de marketing |
Baixa retenção em textos longos | Redações objetivas e persuasivas para os textos do seu site, landing page, e-mails e redes sociais | Copywriting; UX writing |
Tempo de navegação cada vez mais curto | Dispor informações no seu site de forma clara, fácil e rápida de encontrar | Copywriting com foco em escaneabilidade; UX writing |
Alta concorrência de sites médicos | Otimizar seu site para performar bem no Google e para que ele seja indicado para o público-alvo ideal | SEO; táticas de segmentação de audiência |
Content schock: excesso de conteúdo na Internet | Tornar o conteúdo do site, landing page, redes sociais o mais personalizado e original possível, e usar estratégias para engatilhar e manter um relacionamento com o paciente | Planejamento de conteúdo; SEO; inbound marketing; CRM |
O marketing e suas diversas vertentes e técnicas podem ajudar na responsividade às novas formas de consumir conteúdo e buscar informação na Internet.
Busque profissionais especializados para te ajudar a criar e executar estratégias de marketing médico de forma eficiente e ética.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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