O marketing jurídico é objeto de desejo, mas também de receio por parte de muitos advogados. Esse é o seu caso?
Se você tem dificuldade de visualizar como o marketing jurídico pode impulsionar a sua carreira ou escritório, esse artigo é pra você!
Acompanhe-nos enquanto destrinchamos 3 aspectos essenciais do marketing jurídico: visibilidade, fortalecimento de marca e gestão da jornada de compra. Nesse artigo, você vai entender como cada um desses aspectos se reflete nas operações de um escritório de advocacia e quais estratégias e ferramentas de marketing podem ser utilizadas para alcançar esses objetivos.
3 coisas que o marketing jurídico proporciona a você -> e quais consequências elas trazem
O marketing jurídico pode fazer muito por você. Vamos entender de forma clara e prática os objetivos do marketing jurídico e como eles se refletem nas operações do seu escritório de advocacia.
- Visibilidade -> atração de novosclientes
Um dos objetivos do marketing jurídico é “aparecer”. Isto é: ser visto, tornar-se mais conhecido, marcar presença na Internet, na mídia, na comunidade.
Quem é mais conhecido tem mais chances de atrair novos clientes, simplesmente pelo fato de passar a ser uma opção entre as demais que o cliente vai considerar quando precisar de um serviço jurídico.
Porém, naturalmente, ser só uma opção não é suficiente. Você quer ser visto como a melhor opção (ou, em alguns casos, a única opção). Falaremos sobre isso no próximo item; mas antes, é importante entender que a visibilidade é um passo importante para dar o start na jornada de compra do cliente. Em alguns casos, o mero fato de aparecer primeiro já é capaz de engatilhar um relacionamento que, se bem gerido, culminará em uma compra. Não subestime a relevância da visibilidade para a atração de leads e conquista de novos clientes.
Algumas estratégias e ferramentas de marketing jurídico usadas para alcançar maior visibilidade são:
- Site jurídico profissional
- Técnicas de SEO
- Google Ads e outras estratégias de tráfego pago permitidas pela OAB
- Redes sociais
- Assessoria de imprensa
- Eventos
- E-books e materiais ricos como vídeos e palestras
- Estratégias de conteúdo em geral, otimizadas para maior alcance
- Fortalecimento de marca -> reflexonaprecificação
Além de aparecer, o marketing jurídico também te ajuda a moldar a forma como você aparece para o público. Trata-se de gerar uma percepção de valor sobre a sua expertise, sua performance, a qualidade dos seus serviços.
A forma como você se posiciona enquanto a marca, o tom e qualidade dos seus conteúdos e todos os significados agregados às suas ações de marketing geram consequências. Você depende disso para ser compreendido pelo público como o tipo de profissional que pode cobrar o valor que cobra.
Por isso, o fortalecimento da marca repercute diretamente nas suas estratégias de precificação, podendo impactar as finanças do seu escritório de advocacia.
Algumas estratégias e ferramentas de marketing jurídico usadas para fortalecer sua marca são:
- Branding
- Estratégias de conteúdo
- Relacionamento
- Gestão da jornada de compra -> fortalecimento da carteira de clientes, chance de reconquista e fidelização
O marketing jurídico pode abranger a metodologia do inbound marketing e agregar técnicas de CRM (Customer Relationship Management). Dessa forma, o advogado ou escritório consegue ter maior visão e controle da base de dados e contatos gerada a partir das estratégias de marketing.
Fazendo a gestão da jornada de compra do cliente, será possível:
- criar a sua própria carteira de contatos e desenvolver estratégias de prospecção e vendas;
- entender os gargalos das suas estratégias (por exemplo: identificar em qual ponto da jornada o cliente deixa de interagir; calcular taxas de conversões em cada estratégia para saber qual delas gera o maior ROI etc);
- identificar pontos de melhoria para recuperar um cliente (e ter os dados necessários para contatá-lo);
- aumentar as chances de fechar uma venda;
- entender o comportamento de consumo do cliente para conseguir fidelizá-lo;
- entre várias outras possibilidades.
Algumas estratégias e ferramentas de marketing jurídico usadas para fazer a gestão da jornada de compra são:
- Software de CRM;
- E-mail marketing e newsletter por e-mail e whatsapp;
- Protocolos da LGPD para serem implementados no site, landing page e newsletter;
- Landing page (estratégia de atração – topo do funil);
- Outras estratégias de conteúdo para fases de topo, meio, fundo e fundo estendido de funil.
- Cross selling e Up selling.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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