Informação, dados e engajamento são algumas das moedas mais valiosas na Internet. O marketing de conteúdo reúne todas elas e traz resultados impressionantes.
Mas para conseguir esses resultados, é preciso ter um plano de pauta editorial assertivo, com conteúdos escolhidos e organizados de forma estratégica.
Neste artigo, você vai entender o que está em jogo na criação de um plano de pauta para marketing digital e ver 5 dicas preciosas para montar o seu.
As super vantagens do marketing de conteúdo
No livro “Marketing de conteúdo épico”, de Joe Pulizzi, vemos algumas vantagens que o marketing de conteúdo traz dentro de uma estratégia de negócios:
- “Ele atrai clientes com conteúdo relevante em vez de mensagens ‘tamanho único para todos’;
- É uma conversa de duas mãos em vez de um monólogo (você fala aos seus clientes em vez de gritar para eles);
- É mais dinâmico e mais fácil de mudar;
- Envolve menos risco;
- Tem uma vida útil muito mais longa;
- Fornece a prova de que o marketing está funcionando e é mais fácil de medir;
- Acontece antes e depois de uma venda”
(Joe Chernov, vice-presidente de marketing de conteúdo da Kinvey)
Usando o marketing de conteúdo de forma estratégica
O marketing de conteúdo é uma medida relativamente “fácil” e que traz benefícios e resultados muito maiores que outras ações de marketing mais caras e trabalhosas.
Os benefícios são sentidos durante e depois da aplicação da estratégia, pois além de gerar leads, relacionamentos e vendas, o marketing de conteúdo também fornece dados, que são uma das moedas mais valiosas para o marketing digital, sem dúvidas.
Mas, para que todos esses objetivos sejam alcançados, não basta produzir conteúdo: é preciso produzir o conteúdo certo para o público certo – persona.
Ter um plano de pauta editorial assertivo – é assim que cada conteúdo vai cumprir seu papel dentro de uma estratégia de marketing.
5 dicas para escolher e organizar os temas da sua pauta editorial
O sucesso de uma pauta editorial em uma campanha de inbound marketing está na combinação:
Escolha de cada tema + organização de todos os temas = foco do seu projeto, solução jurídica e nicho de atuação
Veja 5 dicas para fazer isso no seu blog, newsletter ou perfil em rede social:
- Determine as áreas de produção de conteúdo
Não se trata apenas de selecionar as áreas de atuação do seu escritório. Você também pode selecionar temas “parentes”, assuntos correlatos que sejam do interesse do seu público alvo – persona.
- Crie linhas de conteúdo e reveze-as
Dentro das áreas de produção de conteúdo, você pode criar e predeterminar “linhas” de conteúdo. Por exemplo:
- Conteúdos informativos (notícias, artigos e análise de tendências etc);
- Conteúdos institucionais (dia a dia da sua empresa, cases de sucesso etc);
- Conteúdos motivacionais (reflexões, compartilhamento de experiências etc).
Além disso, você também pode criar linhas conforme as etapas do funil de vendas:
- Conteúdos para o topo do funil (atração);
- Conteúdos para o meio do funil (retenção);
- Conteúdos para o fundo do funil (fidelização).
Para saber mais sobre o que é o funil de vendas e suas etapas, confira nosso artigo: “A jornada de compra do cliente: entendendo o funil de vendas no inbound marketing jurídico”.
- Fique de olho nas tendências
Encontre temas relevantes por meio do monitoramento de notícias, análise do Google Trends, trending topics no Twitter, além de outros recursos.
Você não necessariamente precisa escrever sobre esses temas – sobretudo se eles não tiverem nenhuma correlação com seu trabalho/área de atuação foco do seu projeto, mas pode aproveitá-los para criar conexões.
- Procure ângulos novos ou nichos pouco explorados
É importante treinar o olhar para identificar possibilidades diferentes dentro dos temas e conteúdos que são populares. Às vezes eles vêm em uma só palavra, uma frase ou um detalhe que passa despercebido em uma situação.
- Domine SEO e LSI
O SEO (Search Engine Optimization) e o LSI (Latent Semantic Indexing) são técnicas de marketing digital que orientam para o uso estratégico de palavras, títulos e outros signos e conteúdos textuais. O objetivo é fazer o algoritmo do Google entender que seu conteúdo é rico e relevante para o usuário. Dessa forma, ele pode ser melhor posicionado nas buscas do Google.
Está pronto para começar?
Neste artigo, você leu sobre diversas estratégicas que requerem conhecimento técnico e habilidades dignas de especialista. Por isso, seu marketing de conteúdo tem maiores chances de ter sucesso se for feito por profissionais.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
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