
No marketing digital, existem basicamente duas formas de atrair tráfego para seu site e redes sociais: de forma orgânica ou por meio de ferramentas pagas. Será que ambas as estratégias fazem sentido para o seu negócio? E será que é uma boa ideia usar as duas ao mesmo tempo? Na verdade, esse pode ser o melhor dos mundos!
Integrar tráfego pago e tráfego orgânico é uma estratégia poderosa para maximizar o desempenho digital de uma marca pessoal ou empresarial na área da saúde. Enquanto o tráfego orgânico (conquistado por meio de técnicas de conteúdo e SEO) constrói uma presença online sustentável a longo prazo, o tráfego pago proporciona resultados mais rápidos, aumentando a visibilidade da marca do profissional ou clínica. Combinando as vantagens de ambos, você não precisa ficar dependente delas, e ainda por cima, pode usar um tipo de tráfego para potencializar o outro.
Venha aprender como fazer isso!
O que é tráfego orgânico e como ele fortalece a sua presença digital na área da saúde?
O tráfego orgânico é, como o nome sugere, o tráfego recebido de forma espontânea, sem que seja necessário “ir atrás” disso ativamente. Os visitantes chegam ao seu site organicamente, naturalmente, sem a necessidade de que você invista em anúncios pagos para atraí-los.
Mas isso não necessariamente quer dizer que o tráfego orgânico é resultado de sorte, aleatoriedade, ou a consequência natural de simplesmente postar alguma coisa na Internet. Claro que isso pode acontecer, mas em geral, o tráfego orgânico é o resultado de uma estratégia bem executada de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization), que envolve técnicas como:
- uso de palavras-chave relevantes para conseguir um bom ranqueamento no Google;
- criação de conteúdo relevante, escrito em bom português e com técnicas de copywriting;
- atualização regular do site e dos conteúdos; e atualizado regularmente;
- site adequado – otimização da experiência do usuário (UX) por outros meios, como a velocidade de carregamento do site, a presença de imagens, navegação intuitiva e rápida etc;
- uso de backlinks de qualidade, que aumentam a autoridade do site;
- entre outras.
Obviamente, a principal vantagem do tráfego orgânico é o fato de não exigir investimento em anúncios. Mas nem por isso podemos dizer que ele é uma estratégia de investimento zero, pois as técnicas acima envolvem bastante expertise, conhecimento, mão de obra especializada, e de preferência, uso de plugins especializados também (que podem custar dinheiro).
Ainda assim, é uma estratégia relativamente barata e que se mostra sustentável. Ao investir em conteúdo e SEO, sua marca constrói uma presença digital sólida e com potencial de tornar-se duradoura, reduzindo a dependência de investimentos contínuos em publicidade.
O que é tráfego pago e como ele fortalece uma estratégia de marketing digital na área da saúde?
O tráfego pago envolve campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, etc. Basicamente, no tráfego pago, compramos espaços nessas plataformas para que nossa marca apareça quando há oportunidade nas buscas e feeds. Essa estratégia é lícita e ética, desde que não seja usada com fins de se aproveitar de marcas concorrentes e respeite todas as normas dos conselhos da sua área, normas sobre repressão à concorrência desleal e outras incidentes.
O tráfego pago permite que um site ou perfil profissional alcance rapidamente um público segmentado. É como se ele desse um “boost” no seu alcance. Com ele, temos a possibilidade de obter:
- Resultados (número de visitas) mais rápidos;
- Segmentação detalhada de público;
- Maior visibilidade;
- Métricas rápidas que permitam fazer testes do tipo A/B, possibilitando ajustes contínuos para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).
Como aproveitar o tráfego pago para fortalecer o tráfego orgânico
Até aqui, você já leu sobre as vantagens e desvantagens dos dois tipos de tráfego. A melhor estratégia de marketing digital é a que combina os dois de forma inteligente e estratégica, aproveitando as vantagens de ambas sem ficar dependente delas.
Embora o tráfego pago seja uma excelente ferramenta para alavancar a visibilidade, sua principal limitação é a dependência do investimento financeiro. Uma vez que os anúncios param, o tráfego diminui significativamente.
Mas o tráfego pago pode ser uma excelente ferramenta para potencializar a sua estratégia de tráfego orgânico. Por exemplo, você pode:
- usar uma campanha paga de curto prazo para aumentar a visibilidade do seu site em períodos estratégicos;
- usar o tráfego pago para impulsionar conteúdos estratégicos;
- usar dados do tráfego pago para otimizar o SEO;
- implementar uma estratégia de funil de vendas para aproveitar os leads que chegam rapidamente por meio do tráfego pago.
É importante lembrar que embora o tráfego pago atraia visitantes rapidamente, isso não garanta que eles vão ficar. Visibilidade e acesso não são sinônimos de conversão. Sua estratégia de conteúdo precisa ser muito boa para conseguir converter visitantes em leads. Aí entra a importância do conteúdo de qualidade e boa experiência provida por seu site. Então, ao manter bons conteúdos e um bom site, você não só está investindo em tráfego orgânico, como também, está aumentando o potencial da sua estratégia de tráfego pago.
Também recomendamos que você invista em inbound marketing para aproveitar as conquistas do tráfego pago e do orgânico, inserindo seus leads em uma jornada de compra para aumentar as chances de conversão em vendas.
- O tráfego pago atrai novos visitantes rapidamente.
- O tráfego orgânico nutre e fideliza esses visitantes a longo prazo.
- Juntos, ambos criam uma jornada do usuário eficiente, aumentando conversões e reduzindo custos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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