7 dicas práticas para desenvolver habilidades do marketing na área da saúde
Habilidade (ou skill) também é algo que se aprende, mesmo que você não nasça com ela. O mercado atual exige cada vez mais soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas). Uma dessas habilidades é o marketing digital. E não, isso não é uma moda passageira.
Empresas especializadas em futurologia e economia preveem que profissões e cargos relacionados ao marketing continuarão sendo da mais alta demanda e importância na saúde.
Nesse artigo, você vai entender por que o marketing digital é uma habilidade que vai se manter relevante e como você pode adquirir ou aperfeiçoar essa habilidade de uma forma prática.
Marketing como hard skill: entenda por que essa habilidade não é só uma moda na área da saúde
O marketing tem se tornado uma hard skill cada vez mais necessária em todas as profissões, e na área da saúde não é diferente
O relatório Future of Jobs, do The World Economic Forum (WEF), lançado em 2020, apontou que marketing digital e estratégia é o 6.º tipo de cargo/profissão que seria mais demandado na área da saúde (confira na página 138 do relatório: WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf)
Ter uma compreensão de como se divulgar e se vender, sobretudo mediante uma presença digital, é indispensável e não é mais uma expertise relegada aos profissionais de marketing. Sem essa compreensão, inclusive, a efetividade do trabalho dos profissionais de marketing pode até ser prejudicada.
Ainda segundo o relatório da WEF, a criatividade, originalidade, iniciativa, liderança e influência social estão entre as 4 skills mais importantes na área da saúde.
Todas essas skills podem ser exercidas ou potencializadas por meio do marketing. Ou ainda, sem um bom marketing, elas podem até mesmo ser invalidadas. Por isso, o marketing por si só é uma skill necessária, mas também é uma skill auxiliar que agrega valor a outras necessárias na área da saúde.
Saiba porque o marketing digital nunca vai cair de moda
É muito simples: você sabe por que o marketing digital não é uma moda e nem nunca vai “cair” de moda?
- Porque o marketing nunca vai deixar de existir;
- Porque não vamos retroceder a época
Enquanto houver comércio e prestação de serviço, haverá marketing. Produtos e serviços nem sempre se vendem sozinhos; é preciso divulgá-los e ter estratégias para conquistar consumidores. Por isso, o marketing sempre será necessário e sempre existirá.
Por outro lado, a digitalização da cultura e da sociedade em geral também é algo que não tem mais volta. Novas tecnologias, tendências e hábitos de consumo surgirão, sempre adicionando ou aperfeiçoando as formas digitais de viver o mundo. Não é mais possível conceber um mundo sem Internet e sem todas as facilidades de armazenamento e distribuição de informação, conexão entre pessoas e outras que as tecnologias digitais proveem ao mercado.
Então, se tanto o marketing quanto as tecnologias digitais são e se manterão relevantes, naturalmente o marketing digital também não vai se tornar irrelevante.
É altamente provável que o marketing digital se reinvente, que o marketing do futuro tenha uma “cara” diferente do que conhecemos hoje. Mas serão apenas novas formas de se fazer a mesma coisa e alcançar o mesmo objetivo. Exatamente por isso é que é tão importante adquirir habilidades básicas de marketing, ter noções gerais e compreender o espírito por trás das ações de marketing. Dessa forma, mesmo que as ferramentas, técnicas e estratégias mudem, você ainda poderá se situar entre as novidades se mantiver a mentalidade de alguém que faz marketing.
7 dicas práticas para desenvolver a habilidade do marketing na área da saúde
- Consuma conteúdos sobre tecnologia e marketing digital em geral;
- Consuma conteúdos especializados sobre marketing na saúde (pois há algumas diferenças e particularidades fundamentais);
- Acompanhe as notícias do Conselho Federal da sua profissão e Conselho da sua região, para estar ciente de mudanças nas diretrizes de publicidade aplicáveis à sua profissão;
- Observe e tome nota de estratégias de marketing, posicionamento digital, marca e comunicação de profissionais que você admira (mesmo que sejam de outros segmentos de mercado), celebridades, pessoas públicas, lojas e empresas em geral;
- Leia os termos de uso dos apps e redes sociais em que você se inscreve (isso é mais importante do que você imagina e ajuda a ter uma noção sobre proteção de dados, propriedade intelectual e outras questões que influenciam diretamente o desenvolvimento de estratégias de marketing);
- Busque se autoconhecer e entender qual é o tipo de imagem que você quer passar como profissional (isso é muito importante para o trabalho de branding, que é complementado pelo trabalho do marketing);
- Esteja próximo da sua equipe ou agência de marketing.
Se você gostou e quer continuar aprendendo sobre marketing médico e saúde em geral, temos mais oportunidades para você!
ENTÃO, ACESSE…
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
- INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
- Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980