Marketing Médico/Saúde Postado no dia: 31 maio, 2024

Como demonstrar sua expertise no Marketing Médico de forma atrativa

Marketing médico também é ferramenta para construir marca, autoridade, relevância e reconhecimento dos seus pacientes e da comunidade. Uma das principais ferramentas para isso é o marketing de conteúdo.

O conteúdo produzido com finalidades de marketing tem diversas vantagens, podendo trazer ganhos reputacionais e até alguns ganhos mais tangíveis, como a conversão em leads, gerando negócios.

Como médico, talvez você não domine essa habilidade, o que é totalmente normal. Mas estamos aqui pra te ajudar! Nesse artigo, você vai entender de forma bastante prática como o marketing de conteúdo te ajuda a demonstrar seu conhecimento de uma forma que convence e atrai.

 

A chave pra construir autoridade com marketing médico: o marketing de conteúdo!

Para atrair novos pacientes e fidelizar os pacientes atuais, é fundamental demonstrar autoridade. E o que seria isso?

Ter autoridade é ser reconhecido como alguém que tem conhecimento, experiência e segurança no assunto; é ser respeitado e tido como referência. Quando um médico conquista isso, seus pacientes o têm como alguém a quem recorrer e têm orgulho de se referir a ele como “meu médico” ou “minha médica” para seus conhecidos (“Minha médica me disse que…”, “Minha médica recomendou…”, “Meu médico voltou de um Congresso e disse que…”).

Esse tipo de autoridade e respeito nem sempre são uma consequência automática dos seus estudos e seu esforço no trabalho. É preciso passar confiança ao paciente de forma direta e também por meio de esforços de comunicação e marketing. Um trabalho ruim de marketing pode destruir a imagem que você está tentando construir no seu relacionamento com seus pacientes. (E o contrário também é verdade, mas para este artigo, vamos nos concentrar nos esforços que você pode fazer para aumentar a sua boa fama com marketing).

O marketing de conteúdo pode ser o aliado do médico na sua estratégia de construção de autoridade e seu posicionamento de mercado.

Quando você publica conteúdos com frequência, essa conduta está mandando uma mensagem ao mercado: você é atuante na área, você tem conhecimento no assunto, você lida com esses temas frequentemente no seu trabalho. Então, antes mesmo de alguém ler ou assistir seu conteúdo, você  teve um ganho de marca.

E se os conteúdos são bons, podem chamar a atenção das pessoas para conhecerem você melhor. Podem, inclusive, ser usados pelas pessoas para indicar você a outras (“veja esse conteúdo desse médico sobre aquele problema de saúde que você falou…”).

Além disso, o conteúdo também ajuda a acelerar relacionamentos profissionais já iniciados, dentro do conceito de “jornada de compra” ou “funil de vendas”, no qual o conteúdo mais especializado ou mais ajustado às necessidades do paciente pode ser distribuído a leads mais avançados (meio e/ou fundo de funil) para instigá-lo a dar o próximo passo na jornada.

Como você pode perceber, uma estratégia de conteúdo pode trazer diversos benefícios para alcançar objetivos de diversas naturezas. E o melhor é que esses benefícios podem ir se acumulando: quando um conteúdo acumula muitas visualizações/leituras/cliques etc, o algoritmo do Google ou das redes sociais o entende como relevante e pode entregá-lo a ainda mais pessoas, ou indexá-lo a assuntos buscados para recomendá-lo a mais pessoas.

 

10 vantagens do marketing médico de conteúdo

  1. Aumenta a chance de ser entendido como referência pela comunidade, pelos seus pacientes e pela imprensa;
  2. Transmite informação ao seu público-alvo para que eles entendam a complexidade do tema, sintam confiança na sua expertise e entendam que precisam de uma consulta especializada;
  3. Demonstra que você está constantemente estudando, se atualizando e produzindo conhecimento;
  4. Serve como cartão de visita para novos pacientes e como ferramenta para indicar , por meio das ferramentas de compartilhamento de conteúdo por e-mail, redes sociais, mensagens, listas de transmissão etc;
  5. Aumenta as chances de você receber tráfego orgânico no seu site, blog ou sua página nas redes sociais;
  6. Pode gerar citações ou hyperlinks em sites de terceiros, que levarão mais tráfego e melhorarão o SEO da sua página;
  7. Pode gerar oportunidades de relacionamento com a imprensa;
  8. Pode gerar oportunidades de relacionamento com colegas de profissão e parceiros;
  9. Pode acelerar as conversões dentro de um funil de vendas;
  10. É um exercício constante de estudo e aprimoramento das suas habilidades enquanto comunicador e produtor de conhecimento.

 

Como demonstrar sua expertise de forma crível e atrativa com conteúdo informativo

Muitos médicos sentem dificuldade de produzir conteúdo para fins de marketing. Alguns têm dificuldade com a câmera, outros têm dificuldade de escrever, outros não sabem como escolher os melhores temas. Isso é normal. Afinal, a comunicação e o marketing raramente são conhecimentos fornecidos no âmbito da graduação em Medicina, sendo especialidade de outros profissionais e cursos.

Mas essa tarefa pode se tornar mais fácil se você tentar se colocar no lugar do seu lead.

Não basta produzir conteúdo; é fundamental produzir conteúdo que te ajude a construir autoridade passando confiança e engajando bem o seu público.

Pense: se você não fosse médico mas precisasse de um médico, que tipos de conteúdo você mais gostaria de ver?

Um médico que demonstra toda a sua expertise usando termos técnicos iria te impressionar, mas você teria paciência de assistir esse conteúdo tão técnico e complexo até o fim?

Por outro lado, um médico que fala de uma maneira informal demais e nunca se aprofunda em nenhum assunto te passaria confiança?

Não existem respostas certas ou erradas para essas perguntas. Cada médico tem seu estilo, e cada paciente também. É impossível agradar a todos ou ter uma receita infalível para um conteúdo de sucesso. Por isso, o segredo é encontrar um equilíbrio entre quem você é e o perfil do seu público-alvo.

Você jamais conseguirá delimitar um perfil de todos os indivíduos do mundo que podem ser seus pacientes. Então, é mais recomendável definir personas ou grupos de indivíduos com o perfil médio dos pacientes que você atende ou pretende atender. Imagine-se falando para esses perfis.

Essas são estratégias básicas para nortear o seu plano de comunicação. Mas naturalmente, esse não é um trabalho totalmente intuitivo e empírico. Existem técnicas e estratégias consagradas de marketing de conteúdo às quais você pode recorrer como:

  • Técnicas de copywriting e escrita persuasiva;
  • Técnicas de SEO;
  • Pesquisas de tendências;
  • e várias outras.

Busque assessoria especializada em marketing médico e marketing de conteúdo para tornar sua estratégia cada vez mais profissional e aumentar as chances de sucesso.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


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