Artigos Postado no dia: 3 maio, 2023

Como atrair leads e conquistar pacientes no marketing médico sem ferir o código de ética

Usar o marketing para negócios na saúde é ter uma visão ampla da forma como você se relaciona com sua audiência e pacientes.

São muitos os pontos de entrada e conversão de novos pacientes, assim como também há os pontos de saída e perda de pacientes. É preciso estar de olho em todas essas possibilidades e ter um sistema de gestão de dados para a execução de estratégias de marketing na saúde.

Você sabe de que forma isso acontece?

Nesse artigo, falaremos sobre a visão que você precisa ter sobre cada potencial paciente, para poder explorar ao máximo o potencial de negócios que o marketing traz na área da saúde.

 

Usando o marketing para negócios na saúde

Ganhar seguidores e tornar-se conhecido é o principal objetivo de muitos profissionais de saúde que escolhem usar as redes sociais e outras estratégias de marketing para negócios na saúde.

De fato, a visibilidade é um fator que ajuda muito a atrair pacientes, mas não é suficiente. É importante saber trabalhar bem os dados e a audiência que você atrai. Essa gestão vai te ajudar a gerar mais oportunidades de negócio.

Entenda como gerar oportunidades de negócios na saúde por meio do marketing:

Converta os pacientes atraídos em leads

Ter seguidores, engajamento e tráfego no site tem pouco valor se você não conseguir individualizar essas pessoas. Caso contrário, elas apenas te fornecem métricas de sucesso que você não conseguirá transformar em novos pacientes. É fundamental ter ferramentas que ajudam na conversão em leads (contatos interessados), colheita e gestão dos dados fornecidos por essas pessoas (usando, inclusive, de protocolos da LGPD).

Tenha conteúdos e ações especializadas para a qualificação desses leads

Após a conversão em lead, não necessariamente a pessoa estará pronta para consumir um serviço seu.

Pode ser necessário um trabalho de nutrição/qualificação do lead. Isto é, você precisa alimentar seu lead com mais informações, para aumentar a confiança dele na qualidade do seu trabalho.

Monitore bem os dados para saber o momento certo de interferir pessoalmente

Em algumas etapas de uma estratégia de marketing na saúde, vale a pena automatizar o compartilhamento de conteúdos e informações. Mas há outros momentos em que o contato direto é fundamental para fechar uma venda.

Uma boa gestão e análise de dados dentro de uma estratégia de marketing vai te mostrar o timing certo para partir para um contato mais personalizado com seu lead.

Continue investindo no relacionamento com o lead mesmo após tê-lo conquistado

O marketing na saúde fornece ferramentas para continuar se comunicando com seu lead e fornecendo a ele um tratamento especial,mesmo depois que ele já se tornou um paciente da sua carteira.

Esse relacionamento contínuo traz grandes benefícios para sua clínica, sob o aspecto do branding e reputação, mas também, sob o aspecto comercial, pois traz oportunidades de up selling e cross selling, fidelização e aumento do poder de indicação.

 

5 tipos de ferramentas para aumentar a visibilidade e atração de clientes com marketing digital

As ações que descrevemos no item anterior são, basicamente, as etapas de um fluxo de funil de vendas, metodologia usada no inbound marketing. Essas etapas são:

  • Topo de funil (atração de leads)
  • Meio de funil (nutrição/qualificação de leads)
  • Fundo de funil (venda)
  • Fundo de funil estendido (fidelização, up selling, cross selling)

As principais ferramentas que ajudam a operacionalizar esse fluxo são:

  1. Site com páginas e blog
  2. Landing page específica de um serviço, infoproduto ou evento, para conversão
  3. Ferramentas deSEO (por exemplo: Ahref, Yoast SEO etc)
  4. Software de CRM integrado ao site (por exemplo: RD Station, Hubspot etc)
  5. Google Ads ou YouTube Ads (ou outra ferramenta de tráfego pago)

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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