Meios de comunicação são um canal para que sua marca pessoal alcance mais pessoas. É isso que faz a assessoria de imprensa digital: intermedia o relacionamento entre um profissional e a imprensa digital via blogs, e encontra oportunidades para fortalecer a marca dessa pessoa.
Não pense que a assessoria de imprensa é uma exclusividade das celebridades ou dos “médicos influencers”. Qualquer médico pode se beneficiar de ações digitais que visem aumentar sua projeção nos meios de comunicação.
Nesse artigo, vamos entender o que é e o que faz uma assessoria de imprensa digital para médicos.
O que é uma assessoria de imprensa digital para médicos
A assessoria de imprensa gere a relação de um profissional com a imprensa, isto é, com os meios de comunicação.
É um trabalho extremamente importante para celebridades e pessoas públicas. Mas não se engane em achar que somente os muito famosos precisam de uma assessoria de imprensa.
Qualquer profissional ou empresa pode se beneficiar de uma assessoria de imprensa, sobretudo se quiser fortalecer a sua marca.
Na assessoria de imprensa digital, trabalhamos a relação com os meios de comunicação digitais – blogs e portais, que certamente são a vertente mais importante do jornalismo e domarketing hoje em dia.
Um bom relacionamento com a imprensa e um bom gerenciamento da comunicação pública do profissional ou empresa ajudam na divulgação e consolidação da sua autoridade. De forma preventiva, podem também ajudar a evitar ou contornar crises de imagem.
Por isso, é interessante que um médico conte com uma assessoria de imprensa digital para intermediar o relacionamento com a imprensa e encontrar oportunidades de ser mencionado, divulgado, convidado para entrevistas, dentro daquilo que for permitido pelo Código de Ética Médica.
Quais os principais meios de comunicação digitais para impulsionar uma marca médica?
- Sites;
- Portais de notícias;
- Revistas digitais;
- Blogs com credibilidade e relevância na sua área de especialidade;
- Canais no YouTube e páginas em redes sociais relacionados à sua área de especialidade;
- Quaisquer outros veículos de comunicação cujas publicações se dão na Internet.
Marketing médico e meios de comunicação: como conectar marketing pessoal e imprensa
Se conduzido com cuidado e profissionalismo, o relacionamento de um médico com a imprensa pode ser a chave para construir uma marca pessoal forte, tornar-se conhecido e reconhecido como uma autoridade na sua área de especialidade na Medicina.
Quando pensamos em médicos respeitados como oDr. Drauzio Varella, e médicos que vemos constantemente em programas de TV como o Dr. Roberto Kalil (cardiologista, apresentador do programa Sinais Vitais na CNN) e a Dra. Ana Escobar (médica pediatra, antiga consultora do programa Bem Estar da Rede Globo), vemos que o prestígio deles aumenta conforme eles expõem seus conhecimentos na mídia. A constante presença desses médicos em meios de comunicação relevantes os tornam referências em suas áreas de especialidade.
Não se trata de buscar ser um “médico celebridade” ou transformar a Medicina em “influência digital”. Trata-se, na verdade, de difundir conhecimentos sobre saúde.
O foco da aparição é você enquanto pessoa, mas sim, o seu conhecimento e experiência no assunto.
Assim, ao mesmo tempo em que você leva a informação às pessoas (o que inclusive auxilia nocombate às informações falsas), você fortalece a sua autoridade e alcançar mais pessoas, que um dia poderão vir a ser suas pacientes.
O que uma assessoria de imprensa digital faz?
Uma assessoria de imprensa digital vai encontrar oportunidades para projetar o seu conhecimento para a mídia, a fim de que você:
- seja reconhecido pelos profissionais e jornalistas como uma autoridade (e assim, eles podem te ter como uma referência sempre que precisarem entrevistar ou consultar alguém para uma nova matéria);
- aumente suas menções na mídia, o que inclusive pode ser monitorado por essa assessoria;
- seja conhecido por mais pessoas e seja reconhecido por elas como um profissional de credibilidade, o que te trará novos pacientes e/ou indicações.
- Melhore a sua indexação orgânica no google e o SEO do site, usando a técnica de link building nos textos para trazer o leitor para seu site e ler mais conteúdo relacionado a matéria publicada.
Na In Company, nós desenvolvemos diversas ações de relacionamento e publicação na imprensa, sobretudo voltadas a conteúdos informativos. Nossa experiência mostra que o conteúdo é a melhor ferramenta para aumentar menções do profissional na imprensa e no Google (SEO), e fortalecer a sua autoridade, o que geralmente conduz à atração de mais pacientes, e mais convites para participar de eventos, entrevistas, ministrar palestras e outras oportunidades profissionais.
Já auxiliamos diversos clientes a aparecerem em alguns dos maiores portais de notícias da Internet, como o Terra.
Realizamos todo esse trabalho com todo o cuidado e planejamento para que esteja em conformidade com as diretrizes da sua profissão, estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.
A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound marketing. Conheça nossos serviços: https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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