IA e SEO: duas siglas inescapáveis no marketing digital e que você precisa entender como usar juntas para melhorar resultados e reduzir custos no marketing jurídico!
O SEO (Search Engine Optimization) abrange técnicas de otimização de páginas e conteúdos para aumentar as chances de obter uma performance em mecanismos de busca, como o Google. Já a Inteligência Artificial (IA) é a realização de tarefas técnicas e intelectuais por tecnologia (software, algoritmos etc). Quando usamos um para aprimorar o outro, o resultado pode ser sensacional. Além do ganho de performance, também podemos identificar áreas com potencial de eliminação ou redução de custos. Vamos saber como isso funciona?
Qual é a relação entre IA e SEO no marketing digital? Como a IA tem impactado estratégias de SEO?
A Inteligência Artificial (IA) já tem sido usada para fazer análises de SEO, por meio de machine learning, data analytics, processamento de linguagem natural (NLP – Natural Language Processing) e IA generativa, sendo empregada no planejamento de uso de palavras-chave e otimização de páginas e conteúdos conforme as atualizações dos algoritmos do Google.
Se antes esse tipo de trabalho era 100% manual e dependia da pesquisa e estudo do profissional do SEO, hoje várias partes desse processo já podem ser feitos por uma IA.
Algumas funcionalidades de IA já disponíveis no mercado de SEO são:
- pesquisa de palavras-chave;
- pesquisa de temas e tendências;
- análise de tráfego;
- geração de copy otimizado para SEO;
- automação de inclusão de backlinks;
- análise de SEO (on-page e off-page) e elaboração de recomendações para otimização (analytic insights).
Mas além dessas funcionalidades, a área de IA para SEO está se sofisticando para fazer análises cada vez mais complexas, auxiliando inclusive a reduzir custos com marketing digital.
Combinando IA e SEO para reduzir custos no marketing jurídico
A IA pode cruzar dados sobre estratégias de SEO com dados sobre performance, identificando as tags, palavras-chave etc relacionadas aos conteúdos que levaram às conversões de melhor custo-benefício. Isso é feito a partir das métricas de Custo por Clique (CPC) ou Custo por Aquisição (CPA), por exemplo.
Considerando que as conversões a partir de conteüdo informativo são as principais fontes de resultado em uma estratégia de marketing jurídico/inbound marketing, é fundamental saber quais conteúdos estão convertendo mais e como o SEO desses conteúdos contribuiu para fazer isso acontecer.
Esse tipo de análise demanda uma gama ampla de dados bem mapeados e um “olho clínico” para entender as histórias que todos esses dados estão contando. Mas a IA pode se encarregar dessa análise, desde que bem alimentada com dados e desde que os prompts sejam adequados para delimitar o escopo da análise.
Mesmo assim, é recomendável que essas análises sejam validadas por um profissional especializado em SEO.
IA e marketing jurídico: qual é o futuro dessa combinação? Como ela pode ajudar a reduzir custos?
A IA certamente já faz parte do seu dia a dia, ainda que você não tenha identificado isso.
Algumas ferramentas que talvez você nem identifique como sendo IA, são! Por exemplo, o seu teclado do celular que sugere palavras enquanto você digita, ou a barra de busca do Google que completa as suas frases, e até mesmo o Google Tradutor.
Cada vez mais soluções como essas vão surgir e ser usadas para diversas etapas de projetos de marketing, desde a pesquisa de público, nicho e persona; produção de conteúdo; automação de publicações e disparo de e-mails; análise de dados e performance. Tudo isso já acontece no marketing jurídico.
Além do ganho de performance, a IA pode trazer significativa redução de custos — e não é só por causa da “substituição de seres humanos” (até porque, mesmo com uso de IA, a criatividade e os insights humanos ainda são fundamentais no marketing!). Ao usar de IA para otimizar análises de performance e identificação dos fatores que levam ao melhor ROI (Retorno sobre Investimento), temos condições de aprimorar cada vez mais os projetos de marketing, realocando investimentos das áreas que não mostraram resultados para as áreas com maior potencial de sucesso.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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