Conteúdos digitais são ferramentas poderosas para advogados e escritórios de advocacia que querem atrair e conquistar novos clientes. Com um único conteúdo, você pode alcançar centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo. Imagine então o potencial de novos clientes que você pode obter se aplicar o marketing de conteúdo com método e planejamento?
A sustentabilidade de qualquer estratégia requer que você não dependa da aleatoriedade e que busque conhecer o que está fazendo para fazer isso sempre, e da melhor forma, não contando com a sorte ou apenas com o objetivo de “viralizar”.
Em um mundo onde o digital é um dos principais pontos de contato, desenvolver estratégias de conteúdo pode não só te colocar no radar de pessoas que não te conhecem, como ainda, criar um vínculo com essas pessoas e construir na mente delas uma percepção de valor sobre o que você faz.
Nesse artigo, vamos falar sobre o poder do marketing de conteúdo e como ele é feito e o que você pode implementar desde já
O que é marketing de conteúdo?
Quando falamos em conteúdos digitais enquanto estratégia de marketing, estamos falando de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em criar e distribuir conteúdo relevantes para atrair e engajar o público-alvo. Ou seja, não se trata apenas de publicar conteúdo para ganhar visibilidade e seguidores. Trata-se de conteúdo produzido com finalidades estratégicas. Na área da saúde, essas finalidades podem ser:
- conquistar confiança e admiração do público;
- reforçar o valor da sua marca para poder refleti-lo em precificação, nichamento dos serviços etc;
- iniciar relacionamentos para encabeçar uma jornada de compra no funil de vendas – inboud marketing.
- vender infoprodutos;
- e várias outras.
Para alcançar essas finalidades com marketing de conteúdo, é preciso produzir material informativo e educacional que responde às principais dúvidas dos seu mercado, traz informações novas ou expostas de uma forma inovadora, enfim, levando conhecimento de uma forma que engaje e seja atraente.
O objetivo vai além da divulgação dos serviços: é construir uma relação de valor, onde os conteúdos digitais ajudam a formar uma comunidade de pacientes informados e engajados, prontos para tomar decisões conscientes sobre sua saúde e entendendo que você é o profissional ideal para assisti-los.
Quais são os tipos de conteúdos digitais mais utilizados em estratégias de marketing na área da saúde?
Alguns dos tipos de conteúdo mais eficazes para o marketing jurídico digital são:
- Artigos em blogs que ajudam a esclarecer dúvidas comuns sobre temas da sua área de atuação, redigidos conforme técnicas de SEO e copywriting para conquistar bom posicionamento no Google também;
- Postagens em redes sociais de conteúdos curtos, em linguagem simples;
- Vídeos explicativos para veiculação em mídias de consumo de conteúdo mais longo;
- Newsletter via e-mail e whatsapp para envio de comunicação mais exclusiva para uma determinada lista de contatos;
- E-books e webinares que oferecem um valor extra ao paciente e que podem ser usados como ferramenta de geração de leads, ou até mesmo como fonte de renda (infoprodutos);
- Gráficos, infográficos, tabelas e outros recursos de design gráfico para expor informações e dados de uma forma interessante e fácil de entender, adicionando maior sofisticação ao seu conteúdo.
6 dicas simples para advogados e escritórios de advocacia engajarem clientes online com conteúdos digitais.
A performance de uma estratégia de marketing de conteúdo tem maior potencial quando trabalhamos com diversas ações, de forma integrada, e pensando em um planejamento de médio a longo prazo. Mesmo assim, existem coisas bastante simples que você pode começar a fazer desde já para ter melhores resultados de engajamento, tais como:
- Conheça o perfil do seu público: antes de criar conteúdo, entenda o perfil, os interesses, dores e expectativas do seu paciente. Não escreva ou fale de forma generalizada; fale para uma plateia específica e mostre que você a conhece e entende.
- Use uma linguagem acessível: evite termos técnicos e complexos. Busque traduzir o conteúdo para o vocabulário dos clientes, mantendo o profissionalismo, mas buscando se conectar em vez de focar em demonstrar conhecimento.
- Seja consistente: publique regularmente para manter uma presença online. A repetição faz a mensagem se firmar; a atividade online faz os algoritmos do Google e das redes sociais entenderem seu perfil como relevante; e a presença constante faz o seu público entender que você é confiável e ativo no segmento.
- Evite sensacionalismo e promessas: fique atento às normas de publicidade da OAB e. Evite promessas e outras atitudes de promoção que podem causar desconfiança, rejeição, e ainda por cima correr o risco de incidir em infrações ético-disciplinares.
- Incentive a interação: faça perguntas, crie enquetes ou ofereça respostas para que o público se sinta-se estimulado a interagir, se sinta à vontade no seu perfil, e para poder criar vínculos com as pessoas.
- Compartilhe histórias reais: nada constrói confiança como compartilhar histórias. O storytelling também é uma excelente forma de engajar, pois o ser humano gosta de histórias. É preciso tomar cuidado para não ultrapassar limites éticos, expor pessoas sem autorização, ou tornar o conteúdo pessoal demais. Afinal, a finalidade não é unicamente entreter, mas sim, conquistar a confiança do público.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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