Marketing Jurídico Postado no dia: 27 maio, 2024

10 dicas de copywriting com ChatGPT para fazer conteúdos de Marketing Jurídico

Copywriting é uma técnica que pode transformar radicalmente os seus resultados com marketing jurídico. Para um advogado, nem sempre é fácil se desprender das práticas da escrita jurídica para incorporar o copywriting no marketing jurídico. Mas o ChatGPT pode te ajudar nisso!

Nesse artigo, você vai entender como o copywriting se diferencia das técnicas de escrita no Direito e ver 10 dicas de estratégias para usar o ChatGPT na produção de conteúdo no marketing jurídico.

 

O que é copywriting e como é usado no marketing jurídico?

Copywriting é uma forma de escrita orientada para atrair e engajar o leitor, a fim de convencê-lo a praticar alguma ação de vendas.

Escrever copy é escrever um texto publicitário ou adaptado para marketing de conteúdo. Trata-se de um texto no qual a finalidade não é apenas transmitir a informação, mas sim, envolver o leitor.

Entender o copywriting costuma ser uma das dificuldades mais comuns nas primeiras etapas de projetos de marketing jurídico. Afinal, o copy não segue o mesmo estilo e padrões da escrita jurídica.

Para o copywriting, alguns elementos da cultura jurídica não fazem tanto sentido, como:

  • seguir regras da ABNT;
  • transcrever ementas;
  • citar diversos doutrinadores e textos de lei;
  • usar termos em latim;
  • usar termos que têm conotações específicas dentro do ramo jurídico mas são entendidas de forma diferente fora do Direito (como “mérito”, “prescrição”);
  • fazer grandes introduções sobre temas mais amplos dos quais o assunto do artigo é um gênero ou espécie;
  • entre outras práticas.

O copywriting usa técnicas de escrita persuasiva, segue princípios de escaneabilidade, SEO e indexação semântica latente (LSI), inclui “ganchos” e calls to actions (chamadas para ação), entre outras técnicas.

Para um advogado, pode ser um pouco desconfortável se desprender das práticas usadas todos os dias para trabalhar e estudar. Mas fica mais fácil assimilar o copywriting quando pensamos sob o ponto de vista do público alvo de um projeto de marketing.

Vamos entender como o ChatGPT pode ajudar nisso.

 

O ChatGPT como ferramenta auxiliar de copywriting jurídico

Quer entender a diferença entre um texto jurídico e um texto produzido com técnicas de copywriting para marketing jurídico?

Vamos ver um exemplo.

 

Texto jurídico sobre o conceito de contrato:

“(…) uma espécie de negócio jurídico (Rechtsgeschäft), de natureza bilateral ou plurilateral, dependendo, para a sua formação, do encontro da vontade das partes, como prefere a teoria objetiva de Bülow, “da autonomia privada”, por ser ato regulamentador de interesses privados, por apresentar-se como uma “norma” estabelecida pelas partes. Deveras, a essência do negócio jurídico é a autorregulamentação dos interesses particulares, reconhecida pela ordem jurídica, que lhe  força criativa. Num contrato, as partes contratantes acordam que se devem conduzir de determinado modo, uma em face da outra, combinando seus interesses, constituindo, modificando ou extinguindo obrigações, ou seja, vínculos jurídicos de caráter patrimonial. (…)”.

 

O texto acima é de autoria de ninguém menos que a grande civilista Maria Helena Diniz (Tratado teórico e prático dos contratos. 3a ed. São Paulo: Saraiva: 1999).

É perfeito, rico e transmite ideias importantes para um estudante de Direito ou advogado que precisa lidar com contratos: expõe a natureza jurídica e o objetivo ou finalidade do contrato, explica como se dá, menciona fontes e referências doutrinárias.

Mas será que para um leigo em Direito, que não tem a intenção de tornar-se profissional do Direito mas precisa entender contratos para o dia a dia do seu trabalho, esse seria o melhor texto para começar a entender sobre contratos?

 

Versão ChatGPT:

Pedimos para o ChatGPT simplificar o texto acima, usando técnicas de copywriting persuasivo.

Veja qual foi o resultado:

 

“Imagine um contrato como um acordo entre duas ou mais pessoas. É como se fosse um combinado onde todos concordam em agir de certa forma uns com os outros. Este acordo é legalmente reconhecido e cria obrigações entre as partes envolvidas. É basicamente uma forma de regular interesses privados, onde as pessoas concordam em como vão se relacionar entre si, seja para criar, mudar ou terminar obrigações financeiras.”

 

O que você achou?

Certamente, é um texto bem menos rico e tecnicamente perfeito que o de Maria Helena Diniz. Mas você há de concordar que ele cumpre bem a sua finalidade de explicar o que é e para que serve um contrato.

O que estamos querendo te mostrar não é que o ChatGPT deve ser usado (ou ao menos, não unicamente) como ferramenta para “traduzir” o “juridiquês” na hora de criar textos de marketing jurídico, ou que apenas usar pedaços de textos de outros é uma forma de produzir conteúdo! Mas sim, que precisamos operar sob uma lógica diferente ao produzir esse tipo de texto.

É preciso ter em mente quem é o seu público alvo no marketing. Ele tem conhecimentos básicos de Direito? Na maioria das vezes, não terá.

Mesmo que seu público seja composto de Gerentes Jurídicos, advogados internos etc, você tem que levar em consideração que ele precisa de você porque não domina a sua área. Então, mesmo se tratando de um colega de profissão, é fundamental que o texto crie uma ponte entre o que conhecimento das duas partes.

 

10 dicas de copywriting com ChatGPT 

Você já sabe que o ChatGPT pode ser usado para te ajudar com o copywriting para produzir novos artigos de marketing jurídico.

Isso pode ser feito com muito mais eficácia se você seguir alguns dicas, como:

  1. Peça para o ChatGPT formular títulos de artigos, com base nos temas e palavras-chave previamente pesquisados e selecionados por você;
  2. Forneça os key topics (subtítulos do artigo) e peça para o ChatGPT criar o texto de cada um deles. Depois, revise e adicione o seu toque a cada texto;
  3. Forneça uma estrutura textual e peça para o ChatGPT produzir o artigo com base nela (por exemplo: elabore o prompt que peça para produzir um artigo de cerca de 1000 palavras, com introdução e 3 subtítulos com uso da uma palavra-chave X em todos eles);
  4. Quando estiver com dificuldade de produzir um artigo, escreva o que conseguir e peça para o ChatGPT “completar”;
  5. Forneça textos de lei, jurisprudência ou doutrina (sempre dando os devidos créditos) para que o ChatGPT produza exemplos e explicações baseados neles;
  6. Peça para o ChatGPT criar uma chamada para ação coerente com o seu texto ou direcionando para outra página do seu site;
  7. Peça para o ChatGPT atualizar algum conteúdo do seu site, ajustando o tom de voz para outra audiência, sugerindo um novo título e/ou adicionando alguma jurisprudência recente (o ideal é que você forneça essa jurisprudência, para garantir que ela seja mais pertinente ao caso);
  8. Quando uma frase ou parágrafo estiverem muito longos, peça para o ChatGPT sugerir que dividida em 2 ou mais frases/parágrafos;
  9. Peça para o ChatGPT verificar termos muito repetidos no texto e sugerir formas diferentes de dizer a mesma coisa (mas cuidado: caso o termo repetido seja a palavra-chave de foco do texto, pode ser melhor mantê-los);
  10. Enriqueça a sua pesquisa para produção de conteúdo com referências de sites internacionais encontrados no Google. Use o ChatGPT também como ferramenta de tradução ou análise desses textos produzidos em língua estrangeira, pedindo que formule exemplos ou explicações sem no entanto copiar o texto.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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