O Youtube Ads é uma das principais estratégias de tráfego pago dentro do marketing digital.
Se você é um profissional da saúde que está iniciando sua carreira e precisa tornar-se conhecido e atrair pacientes, o Youtube Ads é uma alternativa importante para se pensar.
Mas se você é um profissional já estabelecido e quer investir em um marketing mais certeiro, para atingir exatamente o tipo de público certo para sua clínica, o Youtube Ads também é uma excelente estratégia!
Leia este artigo e entenda como o Youtube Ads funciona e todo o custo-benefício que ele pode trazer.
O que é Youtube Ads?
Youtube Ads (ou “anúncios do Youtube”) são anúncios que podem ser comprados para serem exibidos no Youtube.
Se você já conhece o Google Ads, já deve ter uma ideia de como funciona essa compra e essa estratégia de marketing. A única diferença é que nesse caso, em vez do Google, você anuncia no Youtube.
Por meio do Youtube Ads, você pode ter um anúncio da sua marca ou serviço da sua clínica sendo exibida antes ou durante um vídeo no Youtube.
Você certamente já se deparou com alguns desses anúncios ao usar o Youtube. São uma forma de alcançar novos públicos, ou até mesmo fazer-se presente junto às pessoas que já têm uma inclinação para contratar o seu trabalho.
Os Youtube Ads são permitidos para profissionais da área da saúde?
Até o momento em que produzimos este artigo, não existe qualquer restrição ao uso de anúncios pagos nos Códigos de Ética e demais resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Odontologia.
Mas naturalmente, eles devem ser usados em conformidade com as diretrizes de publicidade dos Conselhos.
Ou seja: os Youtube Ads não são proibidos, mas o conteúdo deles deve respeitar as diretrizes de publicidade e ética da sua profissão.
Vale a pena conferir todas as proibições e recomendações feitas pelos Conselhos, e contar com a ajuda de um profissional especializado em marketing para a saúde.
Entenda como funcionam os Youtube Ads
Quando você compra os Youtube Ads, há duas definições que precisam ser feitas:
- seu público alvo;
- seu orçamento.
A faixa etária, localidade e demais características do seu público selecionado e a quantia investida na campanha de Youtube Ads vão definir o quanto seu anúncio em vídeo vai aparecer para as pessoas.
Essas definições são excelentes para segmentar a sua estratégia e te dar controle financeiro, garantindo que o Youtube não cobrará além daquilo que você programou para gastar.
A partir do momento em que sua campanha de Google Ads começa a rodar, você já pode conferir algumas métricas sobre ela. Com base nos dados fornecidos pelo Youtube, você será capaz de verificar o custo-benefício que tem tido até o momento, e saber se seus vídeos têm surtido o efeito esperado na audiência.
Entre as principais métricas e indicadores auferidos pelo Youtube no uso de Ads, estão:
- Taxa de cliques no anúncio;
- Taxa de conversão (ligações, visitas ao website etc);
- Tempo médio gasto pelo usuário assistindo ao vídeo antes de clicar em “Pular Anúncio”;
- Quantidade de usuários que assistiram o vídeo até o fim sem pular;
- Custo médio por cada 1000 impressões do anúncio;
- Entre outras métricas que podem ser escolhidas conforme seus objetivos.
Como os Youtube Ads podem ajudar profissionais da saúde
Os anúncios pagos no Youtube podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca pessoal ou marca da sua clínica de uma forma estratégia e intencional. Você vai definir exatamente o tipo de público que quer atingir e vai aparecer para as pessoas certas. Além disso, vai poder medir o sucesso dessa estratégia e se ajustar de acordo, para continuar investindo somente o necessário.
É por isso que os anúncios pagos estão entre as principais estratégias de marketing digital utilizadas por profissionais da saúde: porque te posicionam na maior plataforma de streaming de vídeo do mundo, perante o tipo de público ideal para seu trabalho, e te oferecem um controle da estratégia, do ponto de vista financeiro e também do planejamento e execução.
Como profissional de saúde que investe em marketing para impulsionar seu trabalho e adquirir visibilidade, você precisa ser certeiro na escolha das estratégias que usa.
Os Youtube Ads são uma estratégia fácil e um investimento relativamente barato, com potencial para gerar excelentes resultados, de forma ética e lícita. Logo, o custo-benefício é excelente, sobretudo para profissionais da saúde que estão iniciando no mercado ou profissionais que querem segmentar o seu público conforme uma determinada característica (faixa etária, gênero etc).
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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