Fazer marketing em 2020 não é mais uma opção: é uma necessidade, até mesmo para profissões de destaque, como a Medicina. Mas para colocar isso em prática, você precisa conhecer os princípios, objetivos e estratégias do marketing médico, para não correr o risco de infringir as diretrizes do CFM, ou de perder dinheiro.
Uma estratégia de marketing médico bem executada transforma médicos em autoridades e usuários da Internet em pacientes. Quer saber como?
Princípios de marketing: o roteiro para qualquer estratégia
Basicamente, uma boa estratégia de marketing para qualquer negócio requer alguns passos:
- Identificar as necessidades do público-alvo
- Descobrir os melhores formatos e plataformas para alcançar o público
- Desenvolver a estratégia com base nessa análise
- Executar com qualidade e consistência
- Medir, aperfeiçoar, repetir
- Desenvolver uma marca respeitada e com posicionamento de mercado
Esses princípios se aplicam a qualquer estratégia de marketing.
Mas em que pontos o marketing médico se diferencia desse roteiro básico?
É o que abordaremos no próximo item.
É aqui que tudo fica diferente: inbound marketing e restrições do CFM
Tudo que você leu e aprendeu no item anterior tem valor e é importante para um plano de marketing médico.
Porém, na prática, alguns aspectos precisam ser diferentes.
O Conselho Federal de Medicina impõe algumas regras e restrições para a publicidade do médico.
Essas regras podem ser encontradas no Manual de Publicidade Médica. Elas visam proteger a credibilidade da Medicina, dos médicos, e proteger a sociedade de ofertas sensacionalistas e manipuladoras.
Por isso, não é permitido ao médico prometer resultados, anunciar técnicas exclusivas, fazer autopromoção ou sensacionalismo.
São regras bastante justas e que, na verdade, criam o terreno perfeito para o uso de uma vertente do marketing conhecida por sua eficiência: o inbound marketing.
O que é inbound marketing médico
O inbound marketing também é conhecido marketing de entrada. A expressão “entrada” se refere ao fato de o paciente procurar o profissional por vontade própria – como se estivesse “entrando” na clínica.
É diferente do marketing de saída (outbound), no qual a empresa puxa a pessoa pelo braço para tentar vender um produto ou serviço.
O inbound marketing se apoia bastante no conteúdo, nas redes sociais e no posicionamento digital por meio do Google e da criação de autoridade.
Conheça os principais objetivos do marketing médico
Uma estratégia de marketing para médicos tem o objetivo de fazer o profissional:
- Tornar-se conhecido;
- Mais que isso: tornar-se referência em um assunto;
- Construir autoridade e credibilidade;
- Gerar leads qualificados.
É preciso lembrar que o médico não pode ofertar explicitamente um serviço médico.
Mas ele pode usar estratégias de marketing digital e inbound marketing médico para atrair pessoas para seu site, blog, e-mail ou perfil. Daí em diante, o objetivo é transformá-lo em um lead qualificado.
Um lead qualificado é um contato que se encaixa no perfil buscado em uma estratégia de marketing, e que demonstra interesse no produto ou serviço espontaneamente.
As melhores estratégias de marketing médico – 2020 e 2021
A InCompany atua na área de marketing para a área da saúde há mais de 15 anos.
De acordo com o que observamos em nossa experiência no ano de 2020, e já prevendo tendências para 2021, essas são as melhores técnicas e estratégias de marketing médico para gerar resultados financeiros:
- Funil de vendas de inbound marketing
Como você já sabe, o inbound marketing é baseado em atração espontânea por meio de conteúdo e posicionamento digital. Seu poder de conversão e geração de resultados financeiros já foi provado diversas vezes, principalmente se executado dentro de um funil de vendas, com ações e conteúdos específicos para cada etapa do funil: topo, meio e fundo.
- Marketing de conteúdo (blogs, redes sociais)
A produção de conteúdo é uma forma de publicidade informativa, compatível com as diretrizes do CFM, e que tem alto poder de atração, conversão e fidelização.
Na área da saúde, produzir conteúdo significa sanar dúvidas do público, que está sempre em busca de informações sobre saúde no Google. Dessa forma, é possível reter essa demanda e trazê-la para seu consultório.
- SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é um conjunto de técnicas formuladas por especialistas com base no estudo dos algoritmos do Google. Serve para ajustar e otimizar textos, para que eles tenham melhor performance em buscas no Google
- Marketing de relacionamento (networking)
O relacionamento também é marketing, pois pode ser uma forma de promoção pessoal. Tática antiga, mas que nunca falha, pois aposta no poder da conexão humana.
Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre marketing médico!
Se tiver mais alguma, entre em contato conosco.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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