Artigos Postado no dia: 12 janeiro, 2021

Você sabe a diferença entre inbound marketing e outbound marketing no marketing jurídico?

Na comunicação e na publicidade, existem 2 vertentes: inbound (entrada) e outbound (saída). Mas você sabe a diferença entre essas duas vertentes do marketing? E sabe qual delas é mais apropriada e gera mais resultados no marketing jurídico?

É possível fazer uma campanha só de inbound, ou só de outbound – mas é comum que ambos sejam integrados. Na advocacia, é preciso tomar cuidado com esse tipo de integração, pois algumas ações não são permitidas. Por isso, se precisar escolher, há uma vertente que você deve priorizar, sem dúvidas.

Neste artigo, você vai descobrir qual é.

Tire duas dúvidas sobre a diferença entre inbound marketing e outbound marketing, e descubra qual delas funciona melhor para o marketing jurídico.

Se preferir assistir esse conteúdo em vídeo, confira AQUI

 

O que é outbound marketing

Uma campanha de outbound marketing sempre será voltada para captura de leads, ou seja: captura de clientes.

É o que se vê em ações e mídias como:

  • comercial no rádio;
  • anúncios que interrompem a trajetória do cliente na Internet;
  • telemarketing;
  • propaganda no intervalo da TV;
  • anúncios comerciais antes dos filmes, no cinema;
  • e outros.

Uma campanha do Google Ads também pode ser considerada marketing de saída (outbound). Porém, é um pouco diferente das mídias citadas cima. No caso dos anúncios, a pessoa foi ao encontro do conteúdo primeiro.

Existe uma polêmica quanto à licitude do uso de ads no marketing jurídico. O Conselho Federal da OAB tem discutido essa possibilidade. É possível que vejamos decisões a respeito, em 2021.

Para os negócios nos quais não há restrição para o uso de Google Ads, essa estratégia é muito interessante de ser usada, pois ela integra o outbound com o inbound.

 

O que é inbound marketing

O inbound marketing é focado na entrada. Em vez da captura de leads, é focado na atração de leads, geração de audiência por meio de conteúdo.

Assim, quando um advogado desenvolve um conteúdo que seja relevante para sua persona (perfil do seu público alvo), ele está fazendo inbound marketing.

O conteúdo deve ser informativo, educativo – um conteúdo que ajude pessoas ou empresas a entenderem mais sobre as leis relevantes para suas vidas ou sua área de atuação.

Um bom conteúdo jurídico consegue fazer o leitor entender as dores que o advogado poderá sanar por meio das soluções jurídicas que oferece.

Este é realmente o mais tipo de abordagem mais indicado para o marketing jurídico.

Ele também proporciona um posicionamento e engajamento melhores, gerando uma referência do advogado como especialista. Assim, cria-se uma autoridade referente ao conhecimento técnico da pessoa, ou das pessoas, associadas à marca.

 

Qual é a melhor estratégia para o marketing jurídico: inbound ou outbound?

O inbound marketing sempre será a melhor estratégia para um advogado atrair leads (topo de funil), qualificar leads (meio do funil) e transformá-los em oportunidades de venda (fundo do funil).

Por meio do conteúdo e inbound marketing jurídico, você gera uma reputação, uma autoridade sobre as pessoas. Você conseguirá reter mais clientes, e em seguida, ao continuar qualificando esses contatos, vai melhorar a admiração dos seus clientes em relação ao seu trabalho.

Dessa forma, melhora-se o poder de indicação, além de ser possível reconquistar ex clientes da sua base de dados.

Quando um antigo cliente tiver uma nova necessidade relacionada a algo que você faz, ele lembrará de você. Ele entrará em contato com você, pois vai saber que você pode ajudá-lo – você comunicou isso, gerou essa lembrança na mente do cliente.

Então, em resumo: o inbound marketing melhora a comunicação, posicionamento, branding e reputação.

Ao passo em que o outbound geralmente é só um anúncio. É focado em ofertas, não em relacionamentos.

Por isso se diz, friamente, que o Código de Ética da OAB não permite o outbound.

 

Conteúdo: a chave do inbound marketing jurídico

Sem conteúdo, não existe inbound marketimg.

O inbound marketing é o relacionamento por meio da comunicação informativa com o seu público alvo – persona.

Você até pode fazer alguma adaptação para integrar outbound com inbound – por exemplo, usar o Google Ads para que uma pessoa chegue à sua página.

Mas essa pessoa só vai dar o próximo passo se ela gostar do seu conteúdo, se ela achar que vale a pena te seguir ou se cadastrar pra receber suas atualizações.

Por isso, sempre aposte no inbound como principal estratégia de marketing jurídico digital.

E conte com a In Company para o que precisar.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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