Artigos Postado no dia: 2 julho, 2024

Utilizando o Marketing Jurídico a favor da missão, visão e valores da sua organização

Na Administração, “organização” é um conceito que se refere a um grupo de pessoas estruturado de forma voltada a um objetivo comum. Seu escritório de advocacia é uma organização, e como tal, deve ter uma missão, visão e valores bem definidos. O marketing jurídico também faz parte disso. Ele pode ajudar seu escritório a alcançar essa missão, visão e valores, inclusive internamente, com ajuda de seus colaboradores, e também perante a sociedade.

Vamos aprender mais sobre isso?

Nesse artigo, vamos entender o conceito de marketing organizacional, qual é a relação entre o marketing jurídico e a missão, visão e valores da sua organização, e como essa relação se reflete na prática, em técnicas de marketing e posicionamento de marca.

 

Qual é a relação entre o marketing jurídico e a missão, visão e valores da sua organização?

O marketing pode ser um grande aliado para que seu escritório alcance a sua missão, visão e valores. Esses elementos informam a identidade e os objetivos de um projeto de marketing digital ou marketing em geral. Veja algumas maneiras pelas quais eles se relacionam:
Missão

O marketing jurídico deve comunicar como uma organização está comprometida em cumprir sua missão. Não se trata apenas de comunicar qual é essa missão. Usar o marketing a serviço da missão do escritório vai muito além de ter uma página no seu site onde essa missão está descrita. Tem mais a ver com alinhar a missão com os objetivos do projeto de marketing e usar as ações de marketing para atingi-la.

Por exemplo, se a missão do seu escritório é oferecer serviços personalizados em um determinado segmento, é preciso evitar abordagens e estratégias de marketing que possam passar uma mensagem de que seu escritório é generalista e presta serviços de massa.
Visão

O marketing jurídico deve refletir a visão aspiracional da organização, transmitindo ao mercado a mensagem sobre como o escritório pretende se posicionar perante seus clientes e a comunidade jurídica.

Use o marketing para refletir exatamente o que você quer ser, agindo como se o escritório já estivesse na posição que deseja estar. Naturalmente, isso não envolve inflar ou mentir sobre o status e conquistas do escritório. Trata-se, na verdade de usar o seu conteúdo, identidade visual, estratégias etc para fornecer a imagem do que o seu escritório aspira alcançar, de formas inclusive mais sutis e subconscientes.

 

Valores

Os valores do seu escritório se traduzem em pequenos detalhes e decisões estratégicas do marketing: a escolha das pautas, o tom de voz usado nos conteúdos, os eventos e meios de comunicação selecionados para seu escritório aparecer, as mensagens enviadas aos seus clientes etc.
O marketing jurídico deve alinhar as mensagens e as práticas promocionais com esses valores.

 

Principais elementos do marketing jurídico que refletem sua missão, visão e valores

  • Identidade visual e branding;
  • Comunicação institucional e comunicação externa;
  • Experiência do usuário no site, nas comunicações na jornada de compra (inbound marketing), e nos serviços;
  • Relacionamento com a imprensa;
  • Pautas e temas dos conteúdos;
  • Brand voice (tom de voz da marca), linguagem, estilo da escrita;
  • entre outros.

 

Marketing organizacional no Direito: como o marketing pode ser aplicado dentro de uma organização?

Marketing organizacional é a aplicação do marketing dentro de uma empresa, a serviço dos objetivos dessa empresa enquanto organização.

Envolve técnicas como:

  • Estratégias internas de relacionamento e estímulo ao desenvolvimento pessoal alinhado com a missão, visão e valores da empresa;
  • Disseminação de conhecimento sobre o core business da empresa, para que os colaboradores ajudem na propagação desse conhecimento à comunidade;
  • Eventos e ações de promoção da marca do escritório para seus próprios colaboradores;
  • entre outras.

É importante que haja uma sintonia entre o marketing que você faz voltado à aquisição de novos clientes, e à mensagem que você propagada dentro da empresa.

Quando essa sintonia não acontece, fica evidente a disparidade entre o que seu marketing promete e o que o seu serviço efetivamente entrega. Os clientes notam e isso inclusive pode causar uma quebra de expectativa que influencia na decisão de compra.

Por isso, é fundamental que seu escritório tenha uma visão clara do que quer e onde quer estar, e que comunique isso à sua equipe de marketing para que todos juntos consigam construir um planejamento para alcançar esses objetivos.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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