O mercado de geomarketing está previsto para valer cerca de 32 bilhões de dólares até 2025. No mercado de serviços de saúde, ele é ainda mais importante e pode ser um fator determinante para conquistar clientes.
Pensando nisso, preparamos um artigo que vai te mostrar:
- as perspectivas sobre o futuro do marketing baseado em geolocalização;
- a relação entre geomarketing e conquista de novos clientes na saúde;
- como você pode começar a usar o geomarketing imediatamente e alcançar mais clientes.
Geomarketing e geolocalização: cenário em 2020 e perspectivas futuras
Segundo a pesquisa “Mercado de Geomarketing”, da empresa de pesquisa de mercado Markets and Markets, o mercado de geomarketing (marketing baseado em geolocalização) atualmente está estimado em U$10,8 bilhões (2020). Ele deve crescer para U$32,5 bilhões até 2025.
Segundo o relatório de 291 páginas, os principais fatores que vão desencadear esse crescimento são:
- a demanda por computação na nuvem;
- a demanda por inteligência baseada em localização (geolocalização);
- o uso de geocalização e big data para colher dados sobre clientes e mercados em potencial;
- o avanço de projetos de inteligência para cidades e transportes (smart cities, smart transportation).
Ainda de acordo com essa pesquisa, a COVID-19 tem impactado o mercado de geomarketing. A necessidade de focar em vendas digitais requer mais marketing baseado em geolocalização, além de maior análise de dados de localização dos clientes.
Por que a geolocalização é importante para o marketing médico e para serviços da saúde
Diferente de vários outros segmentos da indústria de serviços, o mercado da saúde é altamente dependente da presença física dos pacientes. Há poucas exceções, como a psicologia, que pode realizar sessões de terapia à distância sem praticamente nenhum prejuízo. Mas, mesmo assim, boa parte dos pacientes preferem atendimentos presenciais.
Exames, cirurgias, procedimentos estéticos, odontológicos, terapias físicas… O objeto dos serviços é quase sempre o corpo, a saúde e bem estar do corpo.
Por isso, a geolocalização é fundamental para o mercado da saúde.
Quando um paciente procura por um médico, dentista, fisioterapeuta, ele procura por alguém em sua cidade, ou até mesmo em seu próprio bairro.
Por mais que haja um profissional mais renomado, dificilmente o paciente irá atravessar uma grande cidade, viajará para outro município ou Estado para consultar-se, a menos que se trate de um caso muito grave e que ele já tenha esgotado as alternativas locais.
Assim, se você é um profissional da saúde usando estratégias de marketing digital, considere o geomarketing para que seu site e perfil nas redes sociais alcancem pessoas que estão mais perto de você.
Usando o geomarketing para conseguir novos clientes na saúde
Algumas redes sociais e recursos de marketing do Google oferecem ferramentas baseadas em geolocalização, como:
- Facebook Ads;
- Google Ads e Adwords;
- Localização do Instagram;
- Trending topics regionais do Twitter.
Os anúncios patrocinados (Facebook, Google Ads) são especificamente direcionados para o público que você programar, de acordo com sua localização geográfica, dentro de um raio de distância.
Já a marcação de localização do Instagram e os assuntos e hashtags das tendências regionais do Twitter funcionam como indexação, expondo postagens para o público que quer ver o que está acontecendo em um determinado local.
Busque uma assessoria de marketing digital especializada para implementar o geomarketing e conseguir novos clientes na saúde.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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