Artigos Postado no dia: 24 outubro, 2023

TRÍADE DO MARKETING JURÍDICO: conceito estratégico formado por 3 pilares fundamentais da comunicação jurídica para simplificar a sua forma de ver o marketing para advogados.

Tríade do marketing jurídico é uma metodologia que nós da In Company criamos para estruturar projetos de marketing para advogados, garantindo que ele esteja coberto em 3 pilares da comunicação jurídica que consideramos fundamentais.

Nenhum projeto é igual ao outro, e você não precisa reproduzir as estratégias e ações que seus colegas ou concorrentes usam. Mas se você não atende de alguma forma aos 3 pilares da tríade, a sustentabilidade e eficácia do seu projeto fica seriamente ameaçada e você precisa contar com a sorte.

Contar com a sorte não é estratégia! Você precisa de um plano bem estruturado.

Venha conosco aprender mais sobre essa tríade e como ela é aplicada na prática.

 

Quais são os 3 pilares da tríade do marketing jurídico?

Reduzir algo tão amplo e dinâmico como o marketing a 3 coisas é impossível. Mas podemos, pelo menos, definir 3 pilares básicos necessários para que um projeto de marketing dê certo, sobretudo na advocacia.

A tríade do marketing jurídico é uma metodologia criada pela In Company para estruturar projetos de marketing. A tríade é composta de pilares, ou seja: são eixos de sustentação de uma estratégia. Em cada um desses pilares, há um sem-número de ações, estratégias, técnicas, ferramentas etc que podem ser utilizadas. O importante é que nenhum pilar deixe de ser atendido.

Os 3 pilares da tríade do marketing jurídico são:

  • Design
  • Tecnologia
  • Conteúdo

 

Na verdade, a tríade é um conceito que pode ser aplicado a qualquer projeto de marketing.

Mas no marketing jurídico, ela se mostra ainda mais necessária e eficiente. No marketing jurídico, precisamos de uma estrutura sólida para fazer seu projeto rodar e alcançar resultados dentro daquilo que é permitido fazer na advocacia. Afinal, a OAB estabelece diretrizes para a forma como os advogados podem fazer marketing; nem tudo é permitido.

Como fazer o melhor que você pode dentro das possibilidades que você tem na advocacia? Embora cada projeto deva ser criado e executado de forma personalizada, os requisitos mínimos que recomendamos que atendam é que se preocupem com design, tecnologia e conteúdo.

 

Sem o adequado cuidado com os 3 pilares, sua estratégia de marketing ficacapenga”. Você desperdiçaria o potencial de criar um projeto eficiente e sustentável, que vai te render uma presença de mercado forte, respeitada e capaz de gerar leads por anos.”

(Trecho do nosso artigo Todo escritório de advocacia precisa de 3 coisas para ter sucesso no marketing digital: conheça a Tríade do Marketing Jurídico)

 

Como é a tríade do marketing jurídico na prática

Ao estruturar um projeto de marketing jurídico a partir da metodologia da tríade, devemos selecionar uma ou mais ações ou ferramentas dentro de cada pilar.

Essa seleção vai depender de diversos fatores, como:

Conheça algumas ações e ferramentas que usamos, na prática, nos 3 pilares da tríade:

Design:

  • Criação de logotipo e demais elementos de branding e identidade visual, como Brand Book;
  • Layouts a serem utilizados nos posts das redes sociais, e-mails;
  • Papelaria e design para comunicação institucional;
  • Técnicas de visual law e legal design;
  • UX design para websites, etc.

Tecnologia:

  • Desenvolvimento de website;
  • Plugins de velocidade e outros para melhorar a experiência do usuário (UX);
  • Tráfego pago no google e redes sociais;
  • Pixels de conversão;
  • Softwares de CRM e automação;
  • Ferramentas de design gráfico e produção de conteúdo;
  • Chatbots, IA para suporte à produção de conteúdo etc.

Conteúdo:

  • Planejamento de pauta;
  • Planejamento de SEO;
  • Produção de conteúdo otimizada para SEO, com técnicas de copywriting;
  • E-books, blog posts, gestão de redes sociais;
  • Desenvolvimento de produtos próprios de conteúdo (newsletters, colunas em portais, canal no YouTube etc).

 

Qual é o pilar mais importante da tríade?

Se você imagina que iremos responder algo como “todos são importantes”, está certo. Afinal, é por isso que criamos essa metodologia a partir do conceito de uma tríade!

Por outro lado, podemos destacar que na advocacia o conteúdo exerce um papel bastante diferenciado em comparação com diversos outros segmentos de mercado.

E aqui, quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas a fazer publicações frequentes, e sim ao verdadeiro teor desses conteúdos, o que abrange:

  • os temas abordados;
  • a escolha dos títulos;
  • uso de palavras-chave;
  • seleção dos tópicos e subtópicos;
  • o SEO;
  • o tom de voz;
  • as técnicas de escrita e de escaneabilidade;
  • o planejamento de pauta e a frequência das publicações etc.

Como a OAB direciona o marketing jurídico com base em uma finalidade informativa e sem finalidade de captação de clientela, o conteúdo é a sua principal matéria-prima para atrair e reter audiência, construir reputação, “vender” sua expertise e as soluções jurídicas que você provém.

 

Onde encontrar mais informações sobre a tríade do marketing jurídico?

Você tem duas opções:

  1. Confira nossos conteúdos;
  2. Fale conosco!

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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