
Tríade do marketing jurídico é uma metodologia que nós da In Company criamos para estruturar projetos de marketing para advogados, garantindo que ele esteja coberto em 3 pilares da comunicação jurídica que consideramos fundamentais.
Nenhum projeto é igual ao outro, e você não precisa reproduzir as estratégias e ações que seus colegas ou concorrentes usam. Mas se você não atende de alguma forma aos 3 pilares da tríade, a sustentabilidade e eficácia do seu projeto fica seriamente ameaçada e você precisa contar com a sorte.
Contar com a sorte não é estratégia! Você precisa de um plano bem estruturado.
Venha conosco aprender mais sobre essa tríade e como ela é aplicada na prática.
Quais são os 3 pilares da tríade do marketing jurídico?
Reduzir algo tão amplo e dinâmico como o marketing a 3 coisas é impossível. Mas podemos, pelo menos, definir 3 pilares básicos necessários para que um projeto de marketing dê certo, sobretudo na advocacia.
A tríade do marketing jurídico é uma metodologia criada pela In Company para estruturar projetos de marketing. A tríade é composta de pilares, ou seja: são eixos de sustentação de uma estratégia. Em cada um desses pilares, há um sem-número de ações, estratégias, técnicas, ferramentas etc que podem ser utilizadas. O importante é que nenhum pilar deixe de ser atendido.
Os 3 pilares da tríade do marketing jurídico são:
- Design
- Tecnologia
- Conteúdo
Na verdade, a tríade é um conceito que pode ser aplicado a qualquer projeto de marketing.
Mas no marketing jurídico, ela se mostra ainda mais necessária e eficiente. No marketing jurídico, precisamos de uma estrutura sólida para fazer seu projeto rodar e alcançar resultados dentro daquilo que é permitido fazer na advocacia. Afinal, a OAB estabelece diretrizes para a forma como os advogados podem fazer marketing; nem tudo é permitido.
Como fazer o melhor que você pode dentro das possibilidades que você tem na advocacia? Embora cada projeto deva ser criado e executado de forma personalizada, os requisitos mínimos que recomendamos que atendam é que se preocupem com design, tecnologia e conteúdo.
“Sem o adequado cuidado com os 3 pilares, sua estratégia de marketing fica “capenga”. Você desperdiçaria o potencial de criar um projeto eficiente e sustentável, que vai te render uma presença de mercado forte, respeitada e capaz de gerar leads por anos.”
(Trecho do nosso artigo Todo escritório de advocacia precisa de 3 coisas para ter sucesso no marketing digital: conheça a Tríade do Marketing Jurídico)
Como é a tríade do marketing jurídico na prática
Ao estruturar um projeto de marketing jurídico a partir da metodologia da tríade, devemos selecionar uma ou mais ações ou ferramentas dentro de cada pilar.
Essa seleção vai depender de diversos fatores, como:
- seu objetivo no curto, médio e longo prazo;
- tipo de persona que você quer atingir;
- seu perfil e preferências pessoais;
- seu orçamento;
- ausência de proibições da OAB;
- as tecnologias e ferramentas disponíveis na época.
Conheça algumas ações e ferramentas que usamos, na prática, nos 3 pilares da tríade:
Design:
- Criação de logotipo e demais elementos de branding e identidade visual, como Brand Book;
- Layouts a serem utilizados nos posts das redes sociais, e-mails;
- Papelaria e design para comunicação institucional;
- Técnicas de visual law e legal design;
- UX design para websites, etc.
Tecnologia:
- Desenvolvimento de website;
- Plugins de velocidade e outros para melhorar a experiência do usuário (UX);
- Tráfego pago no google e redes sociais;
- Pixels de conversão;
- Softwares de CRM e automação;
- Ferramentas de design gráfico e produção de conteúdo;
- Chatbots, IA para suporte à produção de conteúdo etc.
Conteúdo:
- Planejamento de pauta;
- Planejamento de SEO;
- Produção de conteúdo otimizada para SEO, com técnicas de copywriting;
- E-books, blog posts, gestão de redes sociais;
- Desenvolvimento de produtos próprios de conteúdo (newsletters, colunas em portais, canal no YouTube etc).
Qual é o pilar mais importante da tríade?
Se você imagina que iremos responder algo como “todos são importantes”, está certo. Afinal, é por isso que criamos essa metodologia a partir do conceito de uma tríade!
Por outro lado, podemos destacar que na advocacia o conteúdo exerce um papel bastante diferenciado em comparação com diversos outros segmentos de mercado.
E aqui, quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas a fazer publicações frequentes, e sim ao verdadeiro teor desses conteúdos, o que abrange:
- os temas abordados;
- a escolha dos títulos;
- uso de palavras-chave;
- seleção dos tópicos e subtópicos;
- o SEO;
- o tom de voz;
- as técnicas de escrita e de escaneabilidade;
- o planejamento de pauta e a frequência das publicações etc.
Como a OAB direciona o marketing jurídico com base em uma finalidade informativa e sem finalidade de captação de clientela, o conteúdo é a sua principal matéria-prima para atrair e reter audiência, construir reputação, “vender” sua expertise e as soluções jurídicas que você provém.
Onde encontrar mais informações sobre a tríade do marketing jurídico?
Você tem duas opções:
- Confira nossos conteúdos;
- Fale conosco!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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