Pagar para ser encontrado ou esperar que os visitantes venham naturalmente? Com certeza, você deve ter muitas dúvidas. Por um lado, é muito bom conseguir várias visitas em um site sem precisar pagar; mas por outro lado, se você ficar esperando isso acontecer, pode passar meses ou anos sem nenhum retorno.
Neste texto, vamos entender a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago e tirar dúvidas básicas sobre eles, como: tráfego orgânico funciona mesmo? Tráfego pago é ilegal?
Além disso, vamos analisar qual dos dois é melhor para a sua estratégia de marketing digital. Confira!
Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago
No tráfego orgânico, as vistas que o seu site recebe são espontâneas: o usuário da Internet chega naturalmente até você após fazer uma busca por algum assunto no Google e encontrar o seu site.
No tráfego pago, você posiciona o anúncio do seu site em uma posição de maior destaque nos resultados do Google, e é desta forma que o usuário passa a conhecer seu site e decide visitá-lo.
Como você pode perceber, os dois casos envolvem uma visita natural do usuário ao seu site.
A diferença é que no tráfego pago você dá um “empurrãozinho” para que seu site seja encontrado mais rápido e mais facilmente, por meio de um anúncio pago (links patrocinados, Google Ad Words).
Tráfego pago é ilegal?
Não!
A prática de pagar para dar destaque a um anúncio é legal.
Assim, o tráfego pago é permitido.
Porém, em algumas profissões, é preciso tomar cuidado, pois o Conselho de Classe pode não permitir o uso de táticas de tráfego pago, ou não vê-las com bons olhos, o que pode gerar infrações administrativas.
Procure sempre uma agência de marketing especializada para evitar problemas.
Qual tipo de tráfego é melhor: orgânico ou pago?
Por mais supreeendente que isso pareça, não existe uma resposta definitiva para esta pergunta.
É sempre muito bom quando as coisas fluem naturalmente, quando o seu site angaria muitas visitas sem que seja preciso investir pesado em uma divulgação (tráfego orgânico).
Isso é sinal de que seu conteúdo está muito bom!
Mas, por outro lado, há casos em que as visitas, conversões em leads e fechamentos de vendas decorrentes no tráfego pago são tão bons que fazem superar todo o investimento!
Além disso, nem sempre é possível contar com o tráfego orgânico.
Os algoritmos que definem o ranqueamento no Google mudam constantemente, e com isso, seu site, sua landing page e seus posts podem perder espaço.
Detalhes simples, como a ausência de um backlink (link de entrada para o seu site), um texto curto demais ou longo demais, são suficientes para acabar com as suas chances de ser encontrado organicamente.
O tráfego orgânico funciona, mas somente com um marketing digital muito bem feito – e mesmo assim, dificilmente funciona rápido.
O destaque obtido com o tráfego orgânico geralmente é um trabalho de médio a longo prazo (a partir do sexto ou oitavo mês de atividade com inbound marketing).
O tráfego pago é uma maneira de encurtar este caminho, conseguindo maior visibilidade perante o seu potencial cliente.
A melhor estratégia de tráfego no marketing digital
Segundo a especialista de marketing de conteúdo Jen Barrell, da Impact, 91% das páginas nunca conseguem nenhum tráfego orgânico no Google.
Mas, por outro lado, os 5 primeiro resultados orgânicos da primeira página do Google correspondem a 67,6% dos cliques.
A melhor estratégia é aquela que combina tráfego orgânico e tráfego pago.
Assim, você extrai o melhor das duas possibilidades e alcança maiores resultados.
Como obter bons resultados com tráfego orgânico
- Tenha um bom volume de conteúdo (poste com frequência mas siga um plano de pauta adequado e relevante à sua persona);
- Otimize o conteúdo segundo regras de SEO para facilitar o ranqueamento do seu site no Google;
- Faça um uso eficiente e estratégico de backlinks;
- Tenha um site com modelagem e programação adequada ao marketing digital;
- entre outras ações.
Como obter bons resultados com tráfego pago
- Use o Google Ads, faça uma pesquisa das palavras mais relevantes para a sua área de atuação e público alvo;
- Tenha um site com boa navegabilidade, leitura escaneável (de fácil leitura e assimilação visual), para não perder o usuário que chega até você;
- entre outras ações.
Procure profissionais especializados para pensar o futuro do seu marketing.
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Alexandre de Souza Teixeira
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