Artigos Postado no dia: 15 junho, 2023

Tendências de marketing digital em saúde: como profissionais da saúde podem se adaptar e se destacar no ambiente online

Marketing digital em saúde é uma combinação de diversos fatores, desde a análise das diretrizes do seu Conselho de Classe até a definição das métricas que vão avaliar o sucesso da sua estratégia. Para se adaptar e se destacar no ambiente online, é importante ter conhecimentos sobre tudo isso, e ainda, sobre cultura digital.

A cultura digital é feita por todas as pessoas que usam a Internet. Hábitos de consumo surgem e morrem todos os dias, e tudo isso pode ou não impactar a sua estratégia. Como saber quando vale a pena se adaptar? E como saber se está dando certo?

Nesse artigo, vamos falar sobre os conhecimentos e fatores necessários para elaborar, executar e mensurar um projeto de marketing digital em saúde. Entenda por que é importante contar com uma assessoria que tenha essa expertise multidisciplinar!

 

Marketing digital em saúde: como saber quais são as melhores estratégias?

Usar o marketing digital em saúde é aproveitar todos os recursos que o marketing digital “generalista” oferece, alinhando-os com as diretrizes de publicidade dos Conselhos de Classe.

De uma maneira geral, não são muitas as proibições de uso de tecnologias e ferramentas de marketing por parte do CFM, COFEN, CFP, CFO e outros Conselhos na área da saúde. A maioria das diretrizes de publicidade são relacionadas a:

  • forma de apresentação do profissional (informações obrigatórias);
  • critérios que devem orientar as publicações;
  • meios para evitar o sensacionalismo, o desrespeito ao paciente e a disseminação de informações que não condizem com a profissão.

Então, a escolha das estratégias mais éticas e seguras de marketing digital para profissionais da saúde deve passar por dois critérios:

  • forma (meio de comunicação ou tipo de estratégia escolhida; por exemplo: rede social, site, anúncio pago etc);
  • e conteúdo (teor das publicações: seleção do assunto, linguagem utilizada, informações divulgadas etc).

Definidas as estratégias que se alinham com as diretrizes do Conselho da sua profissão, resta definir quais delas se alinham com você, com seu projeto, seu orçamento, e os resultados que você deseja alcançar.

Por exemplo: estratégias de tráfego orgânico são mais baratas e podem até gerar melhores resultados no médio e longo prazo, construindo uma audiência mais fiel. Porém, se o seu objetivo é gerar muitos leads e ser reconhecido no curto prazo, o tráfego pago pode ser uma estratégia melhor.

Resumidamente, não existe um combo mágico de estratégias de marketing que funcionam para qualquer profissional da saúde.

Tudo vai depender da combinação de todos esses fatores: estratégias permitidas + estratégias mais alinhadas com o seu perfil, orçamento e objetivos.

 

Como profissionais de saúde podem se adaptar às tendências e se destacar no ambiente online 

Estratégias digitais envolvem muito mais que tecnologia: envolvem também cultura.

As mudanças de comportamento e hábitos de consumo das pessoas que acessam a Internet também impactam as estratégias digitais, em forma e conteúdo.

Para se adaptar, é importante estar atento a essas mudanças e contar com a assessoria de profissionais especializados.

Nem toda tendência precisa ser absorvida por você. Mas por outro lado, só porque um projeto de marketing está gerando bons resultados, não significa que não precise ser reavaliado quando surge uma nova tendência.

Não há uma regra perfeita sobre como se adaptar e sobreviver a todas as mudanças digitais, e muitas vezes, executar uma estratégia é realmente uma questão de tentativa e erro.

Isso não é ruim! Pelo contrário: quanto mais constantemente reavaliada for a sua estratégia, mais você colherá dados que poderão incrementar a sua performance e gerar referências futuras para novas estratégias. E quanto mais customizada for a sua estratégia, mais você terá resultados que fazem sentido para você, independente da performance dos seus concorrentes.

Mas claro, isso não significa que devemos ignorar a concorrência.

Destacar-se em meio aos concorrentes na área da saúde é um dos desafios que o marketing digital ajuda a contornar.

Destacar-se com marketing digital em saúde significa destacar-se na Internet. E o que é destacar-se na Internet? Pode ter vários significados medidos conforme diferentes métricas:

  • Ranqueamento no Google;
  • Número de visitas no seu site;
  • Taxa de conversão em leads;
  • Número de seguidores nas redes sociais;
  • Taxas de engajamento nas redes sociais;
  • Número de menções na imprensa;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Ticket médio dos pacientes conquistados por meio do marketing digital.

Novamente, entra a máxima: não existe regra!

Cada projeto de marketing digital em saúde deve ser planejado, executado e mensurado conforme os objetivos de cada profissional. Esses objetivos não são os mesmos para todo profissional. Não são os mesmos sequer dentro da mesma profissão ou mesma especialidade!

Por isso, é fundamental que o profissional de saúde busque uma assessoria especializada que tenha uma expertise multidisciplinar e que esteja a disposta a fazer um verdadeiro raio X do profissional ou da clínica, antes de traçar as estratégias digitais que serão utilizadas.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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