Artigos Postado no dia: 29 outubro, 2020

Telemedicina: como conquistar mais pacientes com marketing médico digital

Seu consultório é adepto da telemedicina? O paciente que opta por ser atendido virtualmente geralmente é um paciente com alto grau de conhecimento digital, que forma opiniões com base em conteúdos e posicionamentos digitais coesos. Você está preparado para atender esse paciente?

Se não sabe por onde começar, neste artigo você aprenderá sobre os pilares básicos do marketing médico digital, com dicas preciosas e uma análise da relação entre telemedicina e marketing digital. Não perca!

Telemedicina e marketing digital: uma relação de necessidade mútua

O paciente que aceita ou que até mesmo prefere um atendimento médico online é um paciente que tem a mente aberta para o uso de tecnologias nos mais diversos tipos de ações e serviços.

Esse é um paciente conectado, que forma opinião com base no conteúdo e nas informações que encontra na Internet. É um paciente com um grau de conhecimento digital sofisticado, que sabe pesquisar, analisar, fazer uma boa interpretação dos posicionamentos digitais.

Para conquistar esse paciente, é preciso ter um plano de marketing digital bastante coeso e consistente.

 

Marketing médico digital: os principais passos

  1. Website e posicionamento no Google

Ter um site próprio é o começo de tudo.

O site é a sua casa na Internet.

Assim como é muito mais fácil fidelizar um paciente que é atendido na sua própria clínica do que um paciente atendido em um hospital público ou um hospital de terceiros, por exemplo, ter o seu próprio site com sistema de blog é uma estratégia muito mais eficiente do que divulgar seu nome de forma esparsa na Internet, em plataformas de terceiros.

Feito o site, o próximo passo é otimizá-lo com técnicas de SEO para aumentar as chances de ser encontrado no Google.

O SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), é um conjunto de técnicas pensadas para “ensinar” ao algoritmo do Google que o seu site merece ser apontado entre os principais resultados, sempre que alguém fizer buscas por temas relacionados à sua área de atuação.

  1. Redes sociais

O Instagram, Facebook e Twitter são espaços bem mais informais, onde as pessoas se conectam com outras de formas que combinam o distanciamento e a unilateralidade com a proximidade e interação.

No seu perfil nas redes sociais, você escolhe o que postar. Você dirige e dá o tom da comunicação e da intimidade que deseja ter.

Se você é adepto da telemedicina, um perfil em uma rede social pode ser o primeiro passo para gerar a confiança e conforto que seus pacientes precisam para aceitarem esse tipo de atendimento.

O atendimento à distância tem como desvantagem a falta da proximidade física necessária para assimilar a linguagem corporal.

Por isso, uma relação de respeito e confiança é ainda mais importante.

  1. Conteúdo

No inbound marketing (marketing de entrada), o conteúdo é a mais importante maneira de gerar valor e construir autoridade.

Também é uma excelente forma de atrair tráfego para seu website, melhorando o seu SEO no google.

Publicar conteúdos sobre saúde em um blog, ou até mesmo produzir conteúdos extras, como e-books, newsletters sobre saúde, Instagram Stories e vídeos no IGTV e youtube são excelentes maneiras de conectar-se com seu público.

Conteúdos bem planejados e desenvolvidos mostram ao paciente quem você é, o que você sabe e o que você pode fazer por ele.

Quando um paciente se vê nas situações abordadas no conteúdo, essa pode ser a chave para que ele saia do conteúdo diretamente para mandar uma mensagem e marcar uma consulta.

Para ler mais a respeito, confira nosso artigo Como o conteúdo digital impacta a relação médico-paciente.

 

Neste artigo, você conferiu os pilares de uma estratégia de marketing digital para conquistar pacientes na telemedicina, mas naturalmente são só o começo.

A alimentação do funil de vendas, a fidelização pós-atendimento e o marketing de relacionamento também são fundamentais para manter a boa impressão conquistada, e manter seu paciente satisfeito. Assim, ele pode retornar para novas consultas e pode te indicar para outros pacientes.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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