Marketing médico envolve diversas ações, conceitos e ferramentas. Naturalmente, muitas delas também demandam um investimento. Algo que pode pesar neste orçamento é a tecnologia. Quanto mais avançada a ferramenta tecnológica, geralmente mais cara ela é.
Mas será que é possível rodar uma estratégia de marketing médico sem investir muito com tecnologia? Ou será que é possível usar o mínimo de tecnologia possível? Afinal, quão importante é a tecnologia em uma estratégia de marketing?
Essas são perguntas que vamos analisar neste artigo. Entenda o papel da tecnologia nos resultados almejados em uma estratégia de marketing médico, e saiba por onde começar!
Quão importante é a tecnologia em uma estratégia de marketing médico?
O marketing médico é um conjunto de ações, conceitos e ferramentas de marketing digital, marketing offline, assessoria de imprensa, branding, legislação, usados a serviço dos objetivos de um médico.
Como você pode perceber de todas estas áreas que citamos, há uma série de elementos envolvidos em uma estratégia de marketing médico. Nem todos esses elementos são desenvolvidos por meio da tecnologia. Mas alguns são, ou mesmo que não sejam, dependem da tecnologia para surtirem efeitos, ou gerarem os melhores resultados.
Um exemplo é o marketing de conteúdo.
Não precisamos de tecnologia para divulgar uma boa informação sobre saúde. Isso pode ser feito até mesmo pessoalmente.
Porém, quando transformamos essa informação em um blog post, formatamos com técnicas de SEO, publicamos no blog hospedado no nosso site, compramos uma palavra-chave relacionada a esse conteúdo no Google Ads, e depois fazemos um post no Instagram chamando os seguidores para lerem o artigo completo no site, temos uma oportunidade quase que irrestrita de alcançar pessoas.
Em tese, qualquer pessoa do mundo pode ter acesso a essa informação. E assim, aumentam as suas chances de alcançar o tipo de pessoa que se tornará seu paciente. Mas veja quanta tecnologia foi envolvida neste processo!
A implementação da tecnologia vai desde a contratação da hospedagem do seu website, até o uso do plugin que vai te ajudar a analisar o SEO do seu texto, e muito mais.
Logo, a tecnologia é uma parte gigante do sucesso de uma estratégia de marketing médico.
As principais tecnologias necessárias para alcançar resultados com marketing médico
- Design gráfico para criação da identidade institucional da sua marca médica;
- Hospedagem de website com boa capacidade de armazenamento e carregamento;
- Desenvolvimento do site com bons plugins para melhorar a performance, melhorar o design;
- Certificado de segurança para o site;
- Plugins de SEO.
Essas são as principais ações e ferramentas tecnológicas para começar a rodar uma estratégia de marketing médico.
Se você deseja avançar um pouco mais no seu plano, pode acrescentar ainda:
- Software de CRM para fazer a gestão da jornada de compra, disparo dos e-mails e das newsletters, gestão dos dados colhidos e do consentimento obtido conforme a Lei Geral de Proteção de Dados;
- App da clínica;
- Chatbot de atendimento;
- Softwares ou serviços de monitoramento dos KPIs (key performance indicators) da sua marca, como: visualizações, seguidores, cliques, menções na mídia e nas redes sociais etc;
- Softwares de edição de vídeo para os conteúdos audiovisuais;
- Disparod e newsletter via e-ainl ou whats app;
- Google Ads.
Esses investimentos podem ser diluídos conforme você seleciona mão de obra especializada para executar os serviços. Por exemplo: ao contratar um videomaker, terceirizando o trabalho de produção de conteúdos de vídeo, você diminui o custo com aquisição de licenças de softwares de edições de vídeo, pois o profissional certamente já tem esse material de trabalho.
Quanto investir com tecnologia para rodar uma estratégia de marketing médico?
Quando falamos em tecnologia, logo pensamos em recursos caros e tecnologia de ponta, certo?
Porém, é possível adequar as principais tecnologias necessárias para alcançar resultados com marketing médico, que mencionamos no item anterior, a um orçamento modesto.
Por onde começar?
Sugerimos que você comece pelo branding da parte institucional, e logo em seguida a modelagem e programação do site.
A parte institucional será usada até mesmo antes de você ter uma presença digital, pois aparecerá na fachada da sua clínica, na sua papelaria etc. Por isso, comece por ela.
Em seguida, direcione seu orçamento para a compra de domínio, hospedagem e desenvolvimento do seu website. Você precisa de tecnologia que ofereça segurança aos dados, navegabilidade, uma boa experiência ao usuário, capacidade de hospedagem para todos os seus conteúdos, e boas funcionalidades para te ajudar a ranquear bem no Google.
Na hora de desenvolver o website, é importante destrinchar suas soluções jurídicas em diversas páginas, usando um planejamento de palavras-chave para cada uma delas, e usando de SEO em cada página e também nos blog posts.
É possível obter tudo isso sem gastar muito.
Naturalmente, ter uma marca médica de bom gosto e um site bem feito não são suficientes, mas são essenciais para tudo que virá depois.
Coloque a tecnologia para trabalhar em favor do marketing!
A In Company pode te ajudar! Temos experiência em marketing médico, com toda a expertise para criar, executar e monitorar estratégias conforme as diretrizes do Código de Ética Médica, juntamente às melhores técnicas de marketing digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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