O potencial de impacto da LGPD no mercado é tão grande, ou maior, quanto foi o do Código de Defesa do Consumidor, no início dos anos 1990. É a oportunidade ideal para captar clientes, vender serviços de consultoria jurídica sobre LGPD e até mesmo promover uma mudança de cultura sobre serviços advocatícios no Brasil.
Mas se você não souber como captar clientes com a LGPD da maneira certa, pode acabar trabalhando para o concorrente.
Entenda por quê e o que fazer para conquistar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico.
As oportunidades para captar clientes com a LGPD: consultoria jurídica, marketing jurídico e muito mais
A LGPD exige uma enorme mudança operacional nos processos de pessoas físicas e empresas que oferecem bens e serviços, seja offline ou online.
Essas necessárias mudanças abrem a oportunidade de fortalecer uma cultura que ainda é fraca no Brasil: a cultura da advocacia consultiva e preventiva.
Somos um país que tende a judicializar a maioria dos conflitos, o que resulta em uma sobrecarga do Poder Judiciário e insatisfação do cidadão com o ritmo dos processos e suas decisões.
Inclusive, com a propositura de centenas de ações judiciais motivadas pela pandemia da COVID-19, combinada com as suspensões de prazos, redesignação de audiências e de perícias, o backlog do Judiciário tende a aumentar.
Para promover uma mudança de chave na mentalidade, é preciso mostrar a importância e o custo-benefício de recorrer à advocacia preventiva.
Este é o tipo de trabalho que pode ser feito com marketing de conteúdo, com argumentos, dados, experiências reais e autoridade pessoal.
Como captar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico
O marketing jurídico traz a oportunidade de captar clientes com a LGPD e divulgar serviços de consultoria jurídica.
Veja por onde começar:
- Balanço entre conteúdo escrito e audiovisual
Primeiramente: ter um blog ou qualquer tipo de plataforma própria é essencial para vincular seu conteúdo à sua marca, reter tráfego e colher dados sobre sua audiência.
Dito isto, é importante balancear conteúdo em texto e conteúdo audiovisual para Youtube, IGTV, Reels e outras plataformas.
Historicamente, livros e conteúdo escrito em geral sempre tiveram grande aceitação como fonte de conhecimento.
Por isso, não se pode subestimar a eficiência deste tipo de estratégia.
Artigos e blog posts ajudam seu site a ranquear no Google; e-books mostram a profundidade do seu conhecimento sobre LGPD. Todos são uma excelente maneira de construir credibilidade
Por outro lado, vídeos e conteúdos do áudio têm a vantagem de associar um rosto e uma voz ao seu conteúdo, tornando-o mais humano e atingindo audiências que não têm preferência pela leitura.
- Mostre os riscos e as penalidades trazidas pela LGPD
Você, como advogado, sabe muito bem que as punições também podem ter um caráter pedagógico. É o que se estuda no Direito Penal e também o que se vê nas indenizações por dano moral.
O mesmo ocorre quando precisamos que uma pessoa entenda a importância de se adequar a uma lei.
A LGPD traz penalidades bastante severas, sem prejuízo das penalidades no âmbito civil, para quem viola suas disposições e comete ato ilícito nos termos do Código Civil.
Inclusive, mesmo com a lei estando em vigor apenas desde setembro de 2020, já existem sentenças nesse sentido.
Por isso, vender serviços de consultoria jurídica é uma maneira de evitar que as empresas cometam infrações que vão parar na Justiça.
Aborde de forma clara e didática os riscos de não se adequar à LGPD.
- Trabalhe o funil de vendas
Você conhece o funil de vendas do inbound marketing jurídico?
A jornada do funil de vendas empenha-se em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma compra.
Para entender mais sobre como funciona a jornada do cliente no funil de vendas, observe a imagem abaixo e confira também o nosso artigo: Entendendo o funil de vendas no inbound marketing jurídico.
Para captar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico, é essencial entender a jornada do cliente e contar com fluxos de automação para não “perder esse cliente”.
Caso contrário, seu conteúdo vai educar o cliente sobre a importância da consultoria jurídica, mas ele vai acabar contratando esse serviço com outro advogado.
Se você precisou estudar, fazer pós graduações, e está constantemente comprando livros e fazendo cursos para se especializar e se atualizar na sua área jurídica, entenda que no marketing jurídico é a mesma coisa.
Para alcançar esse grau de especialização e conseguir executar estratégias de marketing jurídico sozinho, você precisará estudar e dedicar tempo planejando e executando ações. E não é somente saber, tem que ter tempo e braço para operar as estratégias e táticas.
Se falta tempo e conhecimento para executar, seja prático e realista: terceirize essa atividade se quiser ter bons resultados no marketing e foque os seus esforços nas suas soluções jurídicas, na entrega do seu produto ao seu cliente.
A In Company tem um portfólio de serviços especializados para advogados e escritórios de advocacia.
Para mais informações, entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos fazer por você!
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
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