Artigos Postado no dia: 13 maio, 2025

SEO na era da IA: principais desafios e dicas para o Marketing Jurídico se adaptar

SEO na era da IA exige mais atenção e estratégia do que nunca, sobretudo na advocacia, área em que o marketing de conteúdo tem um papel especialmente relevante.

Não é uma questão de competir com a IA ou ser mais esperto que ela; e sim, de saber se reorientar em um cenário em que a IA molda as buscas e distribuição de conteúdo na Internet.

Essa é a sua chance de refinar suas estratégias de SEO e produção de conteúdo na advocacia, fazendo conteúdos mais ricos e com maiores chances de alcançar outras pessoas!

Vamos entender a melhor forma de fazer isso? Acompanhe a leitura.

 

O que é SEO?

Vamos começar pelo significado de SEO: Search Engine Optimization (otimização para ferramentas de busca).

O SEO é um conjunto de técnicas voltadas para melhorar o posicionamento de páginas e conteúdos nos resultados orgânicos de buscadores como o Google, ou até mesmo buscadores das redes sociais.

Basicamente, o uso de técnicas de SEO é o que faz com que um artigo do seu site apareça na primeira página quando alguém pesquisa por “aposentadoria por tempo de contribuição” ou “revisão da vida toda”, por exemplo.

No contexto do marketing jurídico, o SEO assume uma relevância especial. Como a OAB estabelece que a publicidade advocatícia deve se concentrar em uma finalidade informativa, o conteúdo é a principal matéria prima do marketing jurídico. Mas sem SEO, seu conteúdo não ressoa, não alcança pessoas, e assim, sua estratégia não cumpre seus objetivos.

Por isso, fazer uso de técnicas de SEO é uma estratégia acessória à sua estratégia de conteúdo que pode fazer toda a diferença na performance do seu projeto de marketing. Quando bem aplicado, o SEO transforma o site do advogado em um canal ativo de atração — fundamentado na autoridade, na utilidade e na ética profissional; mas claro, otimizado para que esses valores de fato alcancem pessoas, com seu site sendo indicado pelo Google a elas.

 

SEO na era da IA: como as técnicas de ranqueamento estão sendo impactadas pela IA

Plataformas como o Google já incorporam IA generativa para responder a perguntas diretamente na página de resultados, o que pode diminuir os cliques em links tradicionais. Já que o próprio Google agora consegue entregar um resultado “rápido e resumido”, os resultados que vêm em seguida devem ser mais ricos e capazes de satisfazer o usuário que deseja se aprofundar no assunto.

Um outro fenômeno que impacta o SEO é o fato de que ferramentas como o ChatGPT e Copilot estão se tornando fontes primárias de pesquisa jurídica para muitas pessoas. Logo, é importante que os conteúdos produzidos para site, blog, redes sociais, etc tenham ainda maior atenção ao SEO, já que será mais difícil “segurar” as pessoas no seu site, tendo uma IA como concorrência.

Na prática, tudo isso significa que:

  • A originalidade passou a ser ainda mais importante: conteúdos gerados unicamente por IA, sem curadoria humana, tendem a ser “penalizados” pelo algoritmo;
  • A concorrência por atenção aumentou: conteúdos rasos e genéricos tendem a ser ignorados;
  • A intenção de busca importa mais do que palavras-chave isoladas: entender por que alguém está pesquisando é mais importante do que simplesmente repetir termos;
  • A experiência do usuário no site conta muito: tempo de permanência, legibilidade e estrutura do conteúdo impactam diretamente no ranqueamento.
  • A própria IA vai sugerir conteúdos, já que no Brasil elas tem que indicar a fonte do conteúdo. Portanto, a IA pode buscar do seu site e te indicar.

 

4 dicas para dominar o SEO na era da IA

A IA “subiu o nível” de dificuldade de performar bem no Google, mas isso ainda é possível!

Confira 4 dicas de SEO para ter maiores chances de ter seu conteúdo bem ranqueado na era da IA:

 

  1. Otimize a estrutura e a escaneabilidade do texto

Textos bem estruturados têm melhor chance de serem lidos. Não dificulte a leitura entregando textos com parágrafos longos, sem quebras, sem mecanismos que facilitem a localização da informação.

Use subtítulos, listas, intertítulos e parágrafos curtos. Isso ajuda tanto o leitor quanto os algoritmos a entenderem o que seu conteúdo oferece. O uso estratégico de palavras-chave deve ser natural e coerente com o contexto, sem repetições desnecessárias ou inserções forçadas.

  1. Produza conteúdo com base em experiências e percepções reais

Quanto mais “humanizado” seu conteúdo for, mais o Google pode entendê-lo como relevante.

Esse pode ser um desafio quando há restrições de forma e conteúdo, como na advocacia, em que o texto precisa ser discreto e meramente informativo.

Mas nem por isso o seu texto precisa ser escrito de forma fria, excessivamente técnica.

Tente escrever de uma forma que soe natural a quem vai ler, e se possível, insira exemplo ou percepções práticas do seu dia (mas claro, sem expor clientes ou sua vida pessoal de forma inadequada).

 

  1. Pesquise a intenção por trás das palavras-chave

Mais do que saber que alguém pesquisou “direito do consumidor”, tente entender: essa pessoa quer saber seus direitos em relação a um produto com defeito? Está procurando um modelo de reclamação? Deseja agendar uma consulta?

Produza conteúdos que respondam exatamente ao que o público quer saber, de forma clara e útil. Seja específico e direto.

 

  1. Atualize e diversifique seus canais

Além de blog e site institucional, aproveite os seus conteúdos bem ranqueados para criar variações em redes sociais, newsletters e vídeos — sempre respeitando os limites éticos do Provimento 205/2021 da OAB.

Ter uma presença sólida em vários canais amplia sua autoridade e evita que você dependa exclusivamente do ranqueamento orgânico.

 

 

Quer continuar aprendendo sobre marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB?

 

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados