Terminologia jurídica é algo de extrema importância no Direito, mas que nem sempre faz parte da cultura popular. Ou, pode não fazer parte do vocabulário de determinados grupos e segmentos do mercado. Para que seu site jurídico ou blog sejam encontrados no Google, é essencial planejar uma estratégia de SEO jurídico, começando por entender os hábitos do seu público alvo.
O SEO (Search Engine Optimization) abrange técnicas que facilitam o posicionamento de sites e blogs no Google. Mas, no Direito, ele requer alguns cuidados diferentes. Nesse artigo, você vai entender:
- a lógica por trás do SEO jurídico;
- por que ele é diferente do SEO no marketing digital comum;
- como escolher as melhores palavras chave para sua estratégia de marketing jurídico.
Jargão jurídico versus SEO jurídico
Para quem não estuda ou trabalha na área do Direito, a diferença entre “penhor” e “penhora” podem não fazer muita diferença, por exemplo. Ou, pessoas usam a palavra “roubo” para se referir a um “furto”.
Você, como advogado, certamente não adotará esse tipo de linguagem ao se comunicar com outros advogados, com um Juiz, ou ao peticionar.
Mas entendê-la é fundamental para conseguir entender o seu público. Isso também vale para o SEO jurídico.
Ao elaborar seus conteúdos, é preciso pensar nas palavras que irão atingir mais facilmente o seu público alvo. Dessa forma, seu site tem maiores chances de aparecer entre os principais resultados no Google.
Entendendo a mente do público para entender o SEO jurídico
Um exemplo do que abordamos no item anterior é o dos temas relacionados ao plágio.
A palavra “plágio” não aparece na Lei de Direitos Autorais. Tecnicamente, o termo correto seria “violação de direito autoral”.
Porém, entre o grande público, o termo “plágio” é o mais conhecido e utilizado para se referir a violações de direito autoral.
Então, qual dos dois termos você usaria no título e no corpo de um blog post sobre violação de direitos autorais no meio acadêmico?
Veja essa comparação entre as buscas pela palavra “plágio” e buscas por “violação de direito autoral” no Google:
(pesquisa realizada no Google Trends, em 06.12.2020)
Você pode até pensar que, se o seu público alvo é feito de universitários e professores, que estão em constante busca e produção de conhecimento, eles iriam preferir uma terminologia especializada a uma terminologia popular.
Porém, se você fizer uma pesquisa comparativa entre as buscas por “plágio acadêmico” e “direitos autorais em trabalhos acadêmicos” no Google, pode se surpreender:
(pesquisa realizada no Google Trends, em 06.12.2020)
Por mais que uma pessoa ou grupo de pessoas faça parte de um determinado nicho, isso não necessariamente significa que eles dominem o jargão de outros nichos.
Isso é natural. É por isso que eles precisam de você.
Devo evitar termos jurídicos na minha estratégia de marketing digital?
Não necessariamente.
Você pode combinar termos populares com termos jurídicos.
Usar termos populares é como você alcança seu público. Termos jurídicos é como você mostra domínio do assunto.
Inclusive, nos casos em que o uso incorreto de uma palavra prejudique o significado jurídico, você pode e deve esclarecer seu público.
Como selecionar as melhores palavras chave pra SEO jurídico
- Pesquisa de tendências e planejamento de palavras chave (keywords), usando ferramentas como UberSuggests, Google Trends, Google Keyword Planner, AdWord & SEO Keyword Permutation Generator, Hubspot e outras;
- Análise de hashtags no Instagram, Twitter, Linked.In;
- Observando as pessoas: seus clientes, seus amigos, comentários em posts de redes sociais;
- Lendo matérias de veículos jornalísticos, mas também blog posts de pessoas comuns, profissionais, até mesmo seus concorrentes;
- Usando dicionários de sinônimos.
Não se esqueça de criar uma estratégia com as palavras chaves.
Usá-las não é suficiente. É preciso usá-las conforme um planejamento, com constância e usando outros recursos como as metadescrições, slugs, uso de imagens, texto organizado conforme critérios de escaneabilidade, uso de hyperlinks etc.
Parece muito difícil?
Não é, mas requer estudo, planejamento e dedicação.
Considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing especializada em marketing jurídico.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980