Artigos Postado no dia: 8 dezembro, 2020

SEO jurídico: como ser encontrado na Internet – Você está fazendo as ações certas para ter o seu site bem posicionado no Google?

Terminologia jurídica é algo de extrema importância no Direito, mas que nem sempre faz parte da cultura popular. Ou, pode não fazer parte do vocabulário de determinados grupos e segmentos do mercado. Para que seu site jurídico ou blog sejam encontrados no Google, é essencial planejar uma estratégia de SEO jurídico, começando por entender os hábitos do seu público alvo.

O SEO (Search Engine Optimization) abrange técnicas que facilitam o posicionamento de sites e blogs no Google. Mas, no Direito, ele requer alguns cuidados diferentes. Nesse artigo, você vai entender:

  • a lógica por trás do SEO jurídico;
  • por que ele é diferente do SEO no marketing digital comum;
  • como escolher as melhores palavras chave para sua estratégia de marketing jurídico.

Jargão jurídico versus SEO jurídico

Para quem não estuda ou trabalha na área do Direito, a diferença entre “penhor” e “penhora” podem não fazer muita diferença, por exemplo. Ou, pessoas usam a palavra “roubo” para se referir a um “furto”.

Você, como advogado, certamente não adotará esse tipo de linguagem ao se comunicar com outros advogados, com um Juiz, ou ao peticionar.

Mas entendê-la é fundamental para conseguir entender o seu público. Isso também vale para o SEO jurídico.

Ao elaborar seus conteúdos, é preciso pensar nas palavras que irão atingir mais facilmente o seu público alvo. Dessa forma, seu site tem maiores chances de aparecer entre os principais resultados no Google.

 

Entendendo a mente do público para entender o SEO jurídico

Um exemplo do que abordamos no item anterior é o dos temas relacionados ao plágio.

A palavra “plágio” não aparece na Lei de Direitos Autorais. Tecnicamente, o termo correto seria “violação de direito autoral”.

Porém, entre o grande público, o termo “plágio” é o mais conhecido e utilizado para se referir a violações de direito autoral.

Então, qual dos dois termos você usaria no título e no corpo de um blog post sobre violação de direitos autorais no meio acadêmico?

Veja essa comparação entre as buscas pela palavra “plágio” e buscas por “violação de direito autoral” no Google:

 

(pesquisa realizada no Google Trends, em 06.12.2020)

 

Você pode até pensar que, se o seu público alvo é feito de universitários e professores, que estão em constante busca e produção de conhecimento, eles iriam preferir uma terminologia especializada a uma terminologia popular.

Porém, se você fizer uma pesquisa comparativa entre as buscas por “plágio acadêmico” e “direitos autorais em trabalhos acadêmicos” no Google, pode se surpreender:

 

(pesquisa realizada no Google Trends, em 06.12.2020)

 

Por mais que uma pessoa ou grupo de pessoas faça parte de um determinado nicho, isso não necessariamente significa que eles dominem o jargão de outros nichos.

Isso é natural. É por isso que eles precisam de você.

 

Devo evitar termos jurídicos na minha estratégia de marketing digital?

Não necessariamente.

Você pode combinar termos populares com termos jurídicos.

Usar termos populares é como você alcança seu público. Termos jurídicos é como você mostra domínio do assunto.

Inclusive, nos casos em que o uso incorreto de uma palavra prejudique o significado jurídico, você pode e deve esclarecer seu público.

 

Como selecionar as melhores palavras chave pra SEO jurídico

  • Pesquisa de tendências e planejamento de palavras chave (keywords), usando ferramentas como UberSuggests, Google Trends, Google Keyword Planner, AdWord & SEO Keyword Permutation Generator, Hubspot e outras;
  • Análise de hashtags no Instagram, Twitter, Linked.In;
  • Observando as pessoas: seus clientes, seus amigos, comentários em posts de redes sociais;
  • Lendo matérias de veículos jornalísticos, mas também blog posts de pessoas comuns, profissionais, até mesmo seus concorrentes;
  • Usando dicionários de sinônimos.

 

Não se esqueça de criar uma estratégia com as palavras chaves.

Usá-las não é suficiente. É preciso usá-las conforme um planejamento, com constância e usando outros recursos como as metadescrições, slugs, uso de imagens, texto organizado conforme critérios de escaneabilidade, uso de hyperlinks etc.

Parece muito difícil?

Não é, mas requer estudo, planejamento e dedicação.

Considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing especializada em marketing jurídico.

 

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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