Artigos Postado no dia: 28 outubro, 2025

SEO e GEO para Advogados: estratégias de ranqueamento no Google e na IA que respeitam a legislação e aumentam a autoridade digital

SEO e GEO para advogados se tornaram temas centrais nas estratégias de marketing jurídico digital. Você tem aplicado esses conceitos? Sabe o que eles representam na prática?

Em um ambiente digital cada vez mais competitivo, dominar SEO e GEO é fundamental para garantir visibilidade e autoridade tanto nos resultados do Google quanto nas respostas das inteligências artificiais.

Com a ascensão do uso de IA generativa como mecanismo de pesquisa, dominar essas técnicas é essencial, porque agora, Google e IA se revezam entre plataformas concorrentes e complementares.

Como se destacar nesse cenário? É possível aparecer tanto nas primeiras páginas do Google quanto nas fontes das IAs sem recorrer a métodos que vão contra as regras da OAB? Claro que sim!

Nesse artigo, você vai entender o que são SEO e GEO para advogados e 5 maneiras de usar esses tipos de técnicas.

 

Entendendo os conceitos de SEO e GEO para advogados

SEO e GEO são duas siglas muito utilizadas no marketing digital. Você sabe o que elas significam?  

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que diz respeito a técnicas que visam otimizar um site para mecanismos de busca, como o Google.

O SEO é uma técnica perfeitamente aplicável à advocacia e muito eficiente para advogados que querem atrair visibilidade para o site do escritório.

Já o GEO (Generative Engine Optimization) é a extensão do SEO à Inteligência Artificial Generativa (IAG).

Mais recentemente, a performance perante as inteligências artificiais generativas que oferecem respostas diretas aos usuários também passou a ser incluída entre os objetivos do SEO. Chamamos isso de GEO.

Na prática, o SEO e GEO para advogados envolvem:

  • escolher palavras-chave relevantes (como “advogado trabalhista em Curitiba” ou “consultoria tributária empresarial”), mas de forma ética (sem usar nomes de concorrentes ou outras práticas de concorrência desleal);
  • otimizar títulos, meta descrições, URLs e tempo de carregamento do site;
  • produzir conteúdo educativo e informativo, sem autopromoção ou promessa de resultado, e sempre otimizado para escaneabilidade (boa estruturação para leitura), com parágrafos curtos, uso de frases de transição, repetição estratégica de palavras-chave e sinônimos (indexação semântica latente) etc;
  • estruturação do conteúdo em formato ou conteúdo de perguntas e respostas, com fornecimento de explicações e informações claras que possam ser usadas com fontes de pesquisa.

 

 

SEO e GEO para advogados: conheça 5 estratégias de ranqueamento no Google e na IA que respeitam a legislação e aumentam a autoridade digital

Agora que você já entende os conceitos, veja como aplicar SEO e GEO para advogados na prática, de forma inteligente, estratégica e ética:

 

  1. Crie conteúdos informativos, não promocionais

A base do SEO jurídico é o conteúdo relevante, informativo e não-promocional.

Produza artigos, vídeos e posts que esclareçam dúvidas jurídicas comuns, sem fazer menção direta aos serviços e qualidades do seu escritório. Perceba que é o foco na informação, educação, e não na oferta de um serviço.

A OAB admite o uso de conteúdos educativos para fins de marketing, desde que não contenham linguagem mercantilista nem promessa de resultado.

 

  1. Otimize o site com foco em palavras-chave éticas

Use termos descritivos e objetivos, sem apelos comerciais. Ferramentas como Google Trends e SEMrush ajudam a identificar o que as pessoas buscam, mas a interpretação deve ser feita sob a lente da ética jurídica.

A ideia aqui não é buscar táticas de persuasão e vendas, mas sim, palavras que remetem ao conteúdo dos seus textos e posts.

 

  1. Invista em SEO técnico e experiência do usuário

A autoridade digital não depende só de texto. Um site rápido, seguro (HTTPS), responsivo e com boa usabilidade gera mais confiança e melhora a performance do site, o que se reflete tanto no ranqueamento no Google quanto nas plataformas de IA que lêem dados estruturados assim.

 

  1. Estruture o conteúdo para aparecer em respostas de IA

Você precisa ter em mente que as novas inteligências artificiais de busca (como o Google Gemini e o ChatGPT com busca integrada) são modelos de linguagem.

Logo, é preciso redigir textos que tenham informações claras, respostas diretas e bem estruturadas; para facilitar a leitura e produção de novo conteúdo pela IA. Quando isso acontece, seu site é indicado como fonte e isso reforça sua credibilidade.

Para aumentar as chances de aparecer em respostas de IA, use títulos claros, subtítulos explicativos e listas (como esta!).

 

  1. Construa backlinks éticos e relevantes

Quando você cita outros links no seu conteúdo, ou é citado por outros conteúdos, isso faz os algoritmos lerem seu conteúdo como mais rico. Isso aumenta a sua autoridade digital sem que você precise recorrer a práticas duvidosas de SEO.

Parcerias com blogs jurídicos e menções em veículos de imprensa, por exemplo, são excelentes formas de conquistar backlinks de qualidade.

 

Quer aprender mais sobre MARKETING JURÍDICO DIGITAL?

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

 


Artigos Relacionados