
Você já usa estratégias de SEO e GEO na sua estratégia de marketing digital?
Nos últimos anos, o marketing digital passou por transformações intensas. Se antes, a grande meta para angariar clientes e contatos era apenas aparecer no topo do Google, hoje as empresas precisam pensar em um cenário ainda mais complexo. A Inteligência Artificial (IA) e os modelos de linguagem generativa (como o ChatGPT e outros) passaram a desempenhar papel central na forma como as pessoas buscam informações na Internet.
Se você quer que seu conteúdo alcance essas pessoas, é essencial saber se posicionar da maneira certa. É nesse contexto que surge a discussão sobre SEO e GEO: duas frentes complementares que estão moldando o futuro da visibilidade online.
Você sabe o que significam esses conceitos? Sabe qual é a relevância deles em 2025? Nesse artigo, você vai entender tudo isso e entender como aplicar técnicas de SEO e GEO de uma forma ética e eficaz, independente do seu nicho de mercado.
Qual a diferença entre SEO e GEO?
Tanto SEO quanto GEO são técnicas de marketing digital voltadas ao posicionamento de sites e conteúdos para aumentar a chance de serem encontrados por um público.
- O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia já consolidada no marketing digital. É um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar sites, blogs e páginas online para que fiquem bem posicionados nos mecanismos de busca tradicionais, como o Google. Os principais pilares do SEO são o uso de palavras-chave estratégicas, metadescrições e hyperlinks de qualidade e produção de conteúdo relevante.
- Já o GEO (Generative Engine Optimization) é uma tendência mais recente que surgiu a partir da popularização de modelos de inteligência artificial como ChatGPT, o DeepSeek e o Gemini. Enquanto o SEO se concentra em buscadores, o GEO tem como foco otimizar conteúdos para influenciar a forma como esses modelos de inteligência artificial apresentam respostas sobre marcas, produtos, serviços, ou temas gerais que tenham alguma relação com os produtos e serviços das marcas que têm presença online.
Ou seja: não basta mais estar bem ranqueado no Google. É preciso buscar maneiras de fazer seu conteúdo chegar até a IA. De preferência, fazer também que a IA fale da sua empresa de forma precisa, positiva e confiável.
Portanto:
- SEO = otimização para motores de busca.
- GEO = otimização para motores de resposta baseados em IA.
As duas práticas não competem, mas se complementam.
Empresas que dominarem SEO e GEO terão mais chances de se destacar em um ambiente digital cada vez mais disputado onde os consumidores buscam cada vez mais facilidade na busca por informações “mastigadas” e personalizadas.
Principais estratégias de SEO e GEO em 2025
Para aproveitar ao máximo o potencial de SEO e GEO, as empresas precisam pensar em estratégias que combinem o que já é consolidado com novas práticas adaptadas à inteligência artificial. Algumas delas são:
- Produção de conteúdo long form
O Google e as IAs dão cada vez mais relevância a conteúdos completos, bem estruturados e confiáveis.
Conteúdos long form (isto é, textos de no mínimo 800 palavras) se encaixam nesse contexto.
Para o Google, esses conteúdos são entendidos como mais qualificados, especializados e relevantes. Por isso, ele vai indicar esses conteúdos com prioridade em relação a outros conteúdos mais curtos ou superficiais.
Para a IA, esses conteúdos são entendidos como uma “melhor fonte de aprendizado”. A IA é basicamente um assistente que estuda o assunto para poder performar uma tarefa para você. Então, conteúdos mais longos são entendidos por ela como uma melhor matéria-prima para aprender a entregar o que você precisa.
- Produção de conteúdo em múltiplos formatos
Não é apenas o conteúdo textual que pode ajudar a posicionar sua marca.
Podcasts, FAQs otimizadas, vídeos e conteúdos multimídia em geral ensinam os algoritmos que o seu site é uma fonte relevante e confiável de conteúdo.
- Uso estratégico de palavras-chave para SEO e GEO
No SEO, palavras-chave tradicionais continuam relevantes, pois atuam como indexadores de conteúdo.
No GEO, as palavras-chave também importam, pois a IA “revira” a Internet atrás de conteúdo, e então, as palavras-chave ajudam a identificar os conteúdos que importam.
- Imprensa e estratégias para aumento de autoridade
Tanto no SEO quanto no GEO, a reputação da marca se tornou determinante.
Quando você tem estratégias de reforço da sua marca perante terceiros, isso influencia na forma como o Google e a IA vão recomendar você.
Estratégias desse tipo são:
- Citações em portais confiáveis;
- Avaliações e menções positivas em redes sociais, Google Empresas e sites de ranking;
- Publicação em mídias de terceiros.
- Copy estratégico para SEO e GEO
O copy (texto escrito com finalidades de marketing) precisa ser redigido de uma forma estratégica para que o Google e as IAs entendam que o seu conteúdo merece ser usado como fonte.
Um texto estruturado em forma de pergunta e resposta tem maiores chances de ser usado como fonte quando a IA precisar responder a uma pergunta do usuário.
Como a IA e as mudanças nos algoritmos de SEO e GEO impactam estratégias de empresas de todos os tamanhos?
Tanto o Google quanto as ferramentas de IA estão em constante atualização de algoritmos. Isso impacta desde os pequenos negócios até grandes corporações.
Para pequenas empresas, o desafio está em se posicionar de forma local e relevante. Isso significa trabalhar bem SEO local (Google Maps, avaliações) e começar a produzir conteúdo pensado para GEO, como FAQs e guias práticos que respondam a perguntas comuns de clientes.
Para empresas de médio porte, o momento é de consolidação da autoridade digital. Contar com blog ativo, presença em mídias sociais e menções em veículos especializados faz toda a diferença.
Para grandes marcas, a estratégia envolve não apenas SEO e GEO, mas também monitoramento ativo da reputação em IA. Uma resposta negativa ou distorcida em um modelo generativo pode impactar milhões de consumidores de uma só vez.
Adaptar-se a essas mudanças exige flexibilidade, monitoramento e uma equipe preparada para adaptar rapidamente a estratégia.
Mas independente de como sua empresa se enquadra, combinar SEO e GEO em uma estratégia integrada pode fazer toda a diferença para o seu posicionamento digital, refletindo-se na sua carteira de clientes e novos negócios.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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