
SEO 2023 é, como sempre, um desafio para quem produz conteúdos de marketing jurídico. O Google está sempre atualizando o algoritmo. Por um lado, isso traz melhores experiências e resultados ao usuário. Por outro, exige constante adaptação de produtores de conteúdo e gestores de marketing.
Mas não há motivos para desespero. Há regras de SEO que se mantêm substancialmente iguais por muito tempo, mesmo que haja variações em relações a alguns detalhes delas. Além disso, o próprio Google fornece materiais e ferramentas para medir a performance de SEO dos seus conteúdos.
Nesse artigo, vamos fazer uma revisão das principais mudanças de SEO do Google que aconteceram no primeiro semestre de 2023. Também vamos entender as regras básicas que você precisa para manter uma boa performance no Google, e como pode aperfeiçoá-las sempre para continuar atraindo tráfego para seu site jurídico.
SEO 2023: principais mudanças verificadas no primeiro semestre
O Google está sempre reavaliando e buscando aprimorar os seus motores de busca. Isso é bom, mas exige uma logística de adaptação muito grande para quem produz conteúdos otimizados para o ranqueamento no Google. Para isso, existe uma área do marketing digital especializada em análise de mecanismos de busca e desenvolvimento de técnicas para melhorar performances de conteúdos. É o SEO: Search Engine Optimization (“otimização de mecanismos de busca“).
Por exemplo, no início de 2023, o Google realizou uma atualização nos seus sistemas de avaliações de produtos, passando a priorizar conteúdos que contenham evidências (como fotos, vídeos, hyperlinks etc).
Os conteúdos de avaliação que fossem mais textuais e não tivessem tantas evidências acabaram sofrendo uma queda de performance no ranqueamento, por mais relevantes que fossem.
Como as atualizações de SEO do Google impactam o marketing jurídico
A distribuição de conteúdo informativo sobre temas jurídicos é a estratégia principal do marketing jurídico. Como boa parte dessa distribuição se dá pelo Google, então, naturalmente, as atualizações do Google sobre SEO podem prejudicar ou potencializar o alcance dos conteúdos de marketing jurídico.
Por isso, é fundamental ter conhecimentos básicos de SEO e implementá-los desde a etapa do planejamento dos seus conteúdos, mas também durante a redação deles. E a tarefa não acaba aí: após a redação, também vale fazer toda uma revisão do texto para verificar se ele pode ser aprimorado em relação ao SEO; e depois, aplicar estratégias de SEO na criação da página web do texto dentro do seu site ou blog.
Produzir um bom conteúdo jurídico é uma tarefa que não depende apenas da sua expertise jurídica ou capacidade de redação. A produção de conteúdo jurídico para marketing digital é tarefa estratégica. Você escreve para o seu cliente-alvo, mas também escreve para o Google.
Caso contrário, por mais completo e relevante que o seu conteúdo seja, ele corre o risco de nem ser encontrado no Google.
Como manter uma boa estratégia de SEO para seu blog jurídico
Conforme dissemos, as regras de SEO do Google mudam constantemente. Mas há algumas regras que se mantêm essencialmente iguais, como:
- Usar palavras-chave de tamanho razoável e repeti-las no título e em pelo menos 2 subtítulos do seu conteúdo;
- Repetir a palavra-chave também na slug (parte da URL que identifica a página) do artigo;
- Usar imagens, vídeos ou outros recursos visuais;
- Usar hyperlinks para conteúdos internos (ou seja, do seu próprio site) e também externos (argumentos de autoridade);
- Adicionar metadescrições para sua página;
- Escrever textos de razoável comprimento (pelo menos 500 palavras), ou long form (pelo menos 1000 palavras).
SEO 2023: mudanças no Search Console que podem ajudar sua estratégia de marketing jurídico
Uma outra mudança realizada pelo Google em 2023 foi nas suas ferramentas de Search Console, que ajudam a medir a performance do seu site e suas páginas.
De acordo com o Search Engine Journal, o Google passou a disponibilizar um reporte de “Growing Content”, indicando conteúdos em alta e suas métricas de crescimento em um determinado período de tempo.
Inclusive, a ferramenta de “Growing Content” do Search Console está disponível para sites que não usam o Google Analytics (outra ferramenta de mensuração do Google).
É uma boa ferramenta para identificar tendências novas, mudanças no consumo dos seus conteúdos pelo seu público alvo, e assim, verificar o que pode ser aproveitado, repetindo, ou melhorando os seus conteúdos jurídicos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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