Artigos Postado no dia: 18 julho, 2019

SEO 2019: 6 tendências e perspectivas para ranquear melhor no Google

O Google está sempre aperfeiçoando seu algoritmo de buscas, e com isso, as tendências em SEO também vão mudando.
Neste texto, você vai entender o que são e como funcionam as técnicas de SEO, verificar 6 fatores que têm feito os sites ranquearem melhor no Google, além de outras perspectivas de SEO para inbound marketing e marketing digital.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que é SEO
SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização para tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas.
O uso eficiente das técnicas de SEO faz com que alguns sites se sobressaiam em pesquisas no Google, que usa de algoritmos próprios para determinar o “ranqueamento” de sites.
 
Por que SEO é importante para marketing digital
SEO é importante em qualquer projeto de inbound marketing (a vertente do marketing digital que busca resultados por meio da produção de conteúdo).
Entenda: o Google desenvolve um algoritmo especial para entregar ao usuário conteúdos que pareçam mais adequados para satisfazer seu interesse.
Profissionais de SEO estudam esse algoritmo e encontram as melhores maneiras de adequarem postagens e sites a ele, sem prejudicar o conteúdo, mas otimizando-o para que seja mais fácil de ser encontrado.
 
SEO em 2019: como tem sido, e perspectivas futuras
O algoritmo do Google não é fixo.
Ele está sempre mudando, conforme o Google detecta práticas que tentam “driblá-lo”, ou conforme seus estudos apontam melhores práticas para satisfazer os interesses dos usuários.
Por isso, as práticas de SEO também precisam se aperfeiçoar.
Confira abaixo as tendências de SEO que temos visto nos primeiros 6 meses de 2019 e que deverão se intensificar no futuro:

  1. User experience (UX)

O Google tem prezado cada vez mais pela experiência do usuário (UX), dando preferência aos sites que se saem melhor em:

  • Escaneabilidade (facilidade de leitura);
  • Facilidade para encontrar informações;
  • Rapidez para carregar páginas;
  • E outros aspectos que melhoram a experiência do usuário.

 

  1. Otimização para celular (versão mobile)

As buscas feitas pelo celular já superaram as buscas feitas pelo desktop.
Por isso, sites mobile friendly (ou seja, sites que têm uma versão adaptada para visualização em celular) ranqueiam melhor.
O Google tem até mesmo um sistema específico para identificar estes sites e colocarem-nos na frente dos outros: o Google Mobile-first Indexing.
 

  1. Otimização para buscas de voz

Também de olho no crescimento do uso de assistentes virtuais à base de busca por voz (Alexa, Ok Google, Siri etc), o Google vai priorizar sites otimizados para terem seu conteúdo mais facilmente encontrado e lido nestes aparelhos.
 

  1. Escrita natural e LSI

Quanto mais o texto parecer que foi realmente escrito por uma pessoa (e não por um software), e quanto mais usar palavras diversificadas ao mencionar o mesmo assunto (é o que chamamos de indexação semântica latente, LSI na sigla em inglês), mais o algoritmo do Google entenderá que esse texto é o melhor para o usuário.
 

  1. Relação entre palavra-chave, domínio e títulos no texto

Os textos com palavras-chave que também fazem parte do domínio superior do site, ou que aparecem nos títulos e subtítulos, têm um posicionamento privilegiado nas buscas.
 

  1. Vídeos e imagens

Conteúdos que contenham pelo menos uma imagem ranqueiam melhor que conteúdos sem imagens; e conteúdos com vídeos ranqueiam ainda melhor que os que têm somente imagens.
Estes elementos levam o algoritmo a entender que o conteúdo é mais rico, e portanto, melhor.
 
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