Artigos Postado no dia: 14 novembro, 2023

Sem Ética, sem ROI!

Saiba por que o marketing jurídico precisa seguir as diretrizes da OAB para ser sustentável

 

Ética também é uma condição de sustentabilidade de qualquer negócio. As consequências das violações de direitos e de protocolos de segurança podem custar caro e anular todos os seus esforços e investimentos de marketing.

Nesse artigo, vamos entender quais são as principais consequências financeiras que podem advir de uma estratégia de marketing jurídico desenvolvida sem observância às normas da OAB (e também outras que incidem no marketing feito por advogados).

 

Por que o marketing jurídico precisa seguir as diretrizes da OAB para ser sustentável

Não é à toa que o compliance tem sido considerado uma ferramenta estratégica para a redução de custos e prevenção de riscos financeiros  muito tempo.

Garantir a conformidade com as leis vigentes e evitar sanções e violações de direitos é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio.

Na advocacia e no marketing, isso não é diferente

Fazer marketing jurídico sem observância às diretrizes de publicidade da OAB pode acarretar vários riscos financeiros e profissionais para os advogados e escritórios de advocacia, tais como:

  • Sanções disciplinares: O não cumprimento das diretrizes da OAB pode resultar em sanções disciplinares, inclusive multas e cancelamento da inscrição do advogado;

 

  • Dano à imagem e descrédito profissional: Práticas inadequadas de marketing na advocacia podem causar danos à imagem e reputação de advogados. O descrédito profissional pode dificultar a atração de novos clientes, a manutenção dos clientes atuais, e, consequentemente, culminar em prejuízos financeiros.

 

 

  • Multas e outras sanções administrativas, condenações judiciais: Algumas práticas de marketing inadequadas também podem caracterizar infrações a diretrizes de publicidade, direitos do consumidor, direitos de propriedade intelectual, direitos de titulares de dados pessoais, e várias outras que podem levar a processos administrativos ou judiciais;

 

  • E vários outros problemas.

 

Principais consequências financeiras do marketing jurídico feito sem ética (estimativas)

  • Multas por parte da OAB por infração ao EAOAB: até 10 anuidades!
  • Multas por parte da ANPD por infração à LGPD: até 2% (dois por cento) do faturamento do escritório!
  • Danos morais causados a terceiros: média/estimativa de R$ 10.000,00 conforme jurisprudência do STJ;
  • Danos materiais causados a terceiros;
  • Perda de clientes;
  • Entre várias outras.

 

Sem ética, sem ROI: como estruturar um projeto de marketing jurídico com segurança

As consequências financeiras do marketing jurídico feito sem observância às diretrizes da OAB podem minar sua estratégia, “anulando” todos os seus investimentos feitos em marketing.

Logo, para obter um bom retorno sobre o investimento (ROI), é essencial que o seu projeto de marketing jurídico seja desenvolvido e executado com cuidado e atenção a todas as normas incidentes.

Isso envolve:

  • Seleção dos meios, técnicas e ações permitidas ou não proibidas pela OAB;
  • Inclusão de protocolos da LGPD nas suas ações de CRM;
  • Manutenção de práticas saudáveis de uso de imagens e textos de terceiros, a fim de evitar violações de direitos de propriedade intelectual;
  • entre outros cuidados.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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