
Selos de verificação costumam atrair visibilidade para uma conta nas redes sociais. No entanto, os critérios para conseguir esses selos podem ser bastante exigentes e subjetivos. Será que vale a pena apostar nisso para impulsionar o seu marketing na área da saúde?
Nesse artigo, vamos entender qual é a real importância de um selo de verificação dentro de uma estratégia de marketing, inclusive com exemplos de profissionais e estabelecimentos do segmento de saúde. Também vamos explicar quais ações de marketing você pode usar para aumentar suas chances de ter sua solicitação atendida pelas plataformas verificadoras.
Confira!
O que são os selos de verificação?
Selos de verificação são símbolos que atestam que uma página em uma rede social corresponde à exatamente pessoa ou empresa mencionada em seu nome de usuário. Eles agem, portanto, como uma confirmação de legitimidade e autenticidade. Também é uma forma de proteger as pessoas titulares dessas contas e proteger a comunidade contra imitadores ou terceiros que queiram de alguma forma fazer uso da imagem de uma pessoa pública.
Os selos de verificação podem ser obtidos mediante pedido ou por vezes, a própria rede social realiza isso por iniciativa própria.
Algumas redes sociais que contam com selos de verificação são o Instagram, o Twitter, o Facebook e o TikTok.
Recentemente, o Gmail anunciou que também lançaria um selo de verificação para empresas. Embora essa não seja uma iniciativa comum no âmbito dos e-mails, o Gmail resolveu implementar esse procedimento de verificação para evitar fraudes e outros problemas relacionados à segurança dos usuários.
Qual é a importância dos selos de verificação em uma estratégia de marketing na saúde?
As contas verificadas (isto é, contas em redes sociais com selos de verificação) costumam atrair mais seguidores, devido à presunção de relevância da pessoa ou empresa titular da conta.
Sem dúvidas, o selo de verificação pode trazer grandes benefícios a um profissional ou clínica de saúde, como:
- ganhar mais visibilidade;
- proteger você e seu público alvo de fraudes, golpes, ou desvio de clientela praticados por perfis imitadores;
- acesso mais fácil a outras contas verificadas por meio das mensagens privadas;
- entre outros benefícios.
Na área da saúde, vemos que as contas verificadas em redes sociais são de pessoas, clínicas ou hospitais que têm uma grande notoriedade em âmbito regional ou nacional, tais como os seguintes perfis do Instagram:
- @sitedrauziovarella;
- @hospitalpequenoprincipe;
- @draludhmilahajjar;
- @clinicavolpe;
- entre outros.
Logo, é possível obter um selo de verificação como profissional ou estabelecimento de saúde. Não é algo acessível apenas para influenciadores, políticos e celebridades.
Porém, não é interessante que um projeto de marketing aposte todas as suas cartas em obter um selo de verificação.
Os critérios para obtê-los podem ser bastante exigentes e subjetivos. Você pode se frustrar se seu pedido de verificação for negado pela plataforma.
Por isso, não vale a pena depender apenas de uma conta verificada para conseguir visibilidade e seguidores!
Se você quer obter um selo de verificação na sua conta, tente enxergar isso como uma estratégia complementar, e não o foco da sua estratégia.
Em paralelo aos esforços para obtenção da verificação da sua conta, foque em:
- inbound marketing;
- marketing de conteúdo;
- Tráfego pago no goggle e redes sociais;
- SEO do seu site e conteúdos no blog;
- outras ações que vão atrair mais leads e pacientes e que vão te ajudar a se tornar uma referência na sua área.
Estratégias de marketing que podem aumentar suas chances de obter um selo de verificação
Basicamente, você precisa provar que sua conta tem notabilidade e que você é uma pessoa ou instituição de interesse público. Algumas formas de provar isso são fornecendo links de artigos publicados por você, ou outros espaços de mídia nos quais você é citado.
Por isso, algumas estratégias de marketing que podem aumentar suas chances de ter seu pedido de verificação aprovado são:
- assessoria de imprensa digital;
- participação em eventos;
- publicação de artigos informativos em portais de notícias ou em seu próprio site;
- realização de webinars;
- outras ações que atraiam visibilidade e reforcem sua autoridade na sua área.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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