O inbound marketing jurídico se baseia na ideia de ensinar o cliente a comprar de você. Já tinha parado para pensar nisso?
Quando a estratégia principal da sua comunicação for marketing de conteúdo ou inbound marketing, o que você faz é ajudar pessoas e empresas a entenderem mais sobre o que você faz. Com isso, você estará contribuindo para o sucesso das pessoas e retornando autoridade para sua marca.
Portanto, o segredo é: em vez de ofertas serviços, ensinar as pessoas sobre os problemas que são resolvidos por meio desses serviços. Com isso, você estará ensinando os seus leads a comprarem de você.
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Distribuir conteúdo jurídico é a chave para iniciar relacionamentos
A premissa do inbound marketing jurídico é a distribuição do conteúdo.
A princípio, distribuir conteúdo sobre temas jurídicos pode parecer como apenas passar informação gratuita, mas é mais que isso! O inbound marketing faz algo que os advogados sempre fizeram: possibilitar conexões.
Trata-se de um grande relacionamento que você desenvolverá com as pessoas que ainda não te conhecem ou nunca interagiram com você.
Esse relacionamento começa quando uma pessoa chega até o seu site após encontrá-lo por exemplo: por meio de um post nas redes sociais, no Google, quando buscou por uma informação. Essa pessoa pode ter encontrado seu site de forma orgânica, quando o seu site “ranqueia” bem, ou por meio do tráfego pago, pelo Google Ads (permitido pela OAB).
Dentro do conceito do funil de vendas que é aplicado no inbound marketing jurídico, chamamos essa fase de atração de topo de funil.
O plano de conteúdo que ensinará seu cliente a comprar de você
Seus conteúdos jurídicos precisam seguir um plano. Esses conteúdos podem ser escritos, visuais, audiovisuais ou apenas de áudio:
- posts no seu blog;
- vídeos no Youtube, IGTV, ou outras plataformas;
- podcasts;
- legendas de redes sociais;
- e outros meios.
Com esses conteúdos, você vai atrair pessoas, porque estará ensinando coisas a elas. Seus conteúdos solucionarão dúvidas. Mas, após aprenderem o que deve ser feito para solucionar seus problemas, essas pessoas não vão agir sozinhas. Elas precisam de um advogado! Assim, seus leitores vão entender que precisam contratar alguém como você.
É uma via de mão dupla: as pessoas recebem o benefício da informação, e você recebe a contrapartida da autoridade.
Você também poderá construir a sua própria audiência com a qual pode iniciar um relacionamento, um networking que fortalecerá a sua marca.
Inbound marketing jurídico: unindo o mundo digital ao networking da advocacia
A advocacia sempre foi baseada em uma grande rede de relacionamentos, pois os advogados não podem fazer propaganda de seus serviços, então eles precisam que as pessoas os conheçam e indiquem.
Esse networking ainda acontece fora da Internet, mas o marketing digital ajudou a potencializá-lo.
As plataformas digitais fornecem diversos canais e oportunidades para o compartilhamento de informação e do conhecimento.
Portanto, faça um planejamento de distribuição do seu conhecimento. Você vai falar das soluções jurídicas que oferece sem precisar dizer que você as oferece ou que o cliente deve te contratar.
Distribuição de conhecimento e fortalecimento da sua marca jurídica
Não tenha medo de entregar informação! Isso é um favor que você faz e você também recebe uma contrapartida.
Quando distribui conhecimento, você mostra sua expertise e isso fortalece a sua marca pessoal ou a marca do seu escritório de advocacia.
Resumidamente, o inbound marketing é o marketing de distribuição de conhecimento para atrair pessoas, audiência e conduzir essas pessoas a quererem se cadastrar no seu site. Você não vai forçá-las, nem pedir nada. Você simplesmente vai levá-las a verem valor no seu conteúdo e sentirem desejo de continuar recebendo mais conteúdos, iniciando-se assim um relacionamento. No médio e longo prazo, essas pessoas enxergarão em você uma autoridade e um grande fornecedor de soluções jurídicas.
Conclusão: use o inbound marketing jurídico para ensinar o cliente a comprar de você
Lembre-se: o segredo é ensinar o cliente a comprar de você!
Quanto mais você ensinar sobre soluções jurídicas relacionadas as suas áreas de atuação, mais estará contribuindo para o conhecimento das pessoas. Elas entenderão que precisam contratar um advogado para resolver ou evitar problemas, e vão buscar você!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
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