Artigos Postado no dia: 18 agosto, 2022

Saúde e qualidade de vida: como abordar esses temas nos seus conteúdos de marketing médico

Saúde e qualidade de vida são assuntos de interesse geral. Se você trabalha com isso, você é a pessoa certa para se tornar autoridade nesses assuntos e levar a informação às pessoas. Além disso, pode também fortalecer a sua marca pessoal e conseguir novos pacientes.

Quando o poder do conteúdo é unido à inteligência de marketing, tanto o público quanto o profissional saem ganhando. Neste artigo, você vai entender como isso é feito. Acompanhe a leitura e entenda como criar uma estratégia de conteúdo que vai te trazer resultados e te posicionar corretamente como uma referência quando o assunto é saúde e qualidade de vida.

O marketing para saúde a serviço do conhecimento sobre saúde e qualidade de vida

Cada vez mais pessoas se interessam por informações relacionadas à qualidade de vida.

Se antes esse tema era de maior interesse de adultos, idosos, ou pessoas em condições de saúde debilitada, hoje em dia vemos cada vez mais jovens e pessoas saudáveis que buscam maior qualidade de vida, inclusive do ponto de vista da saúde mental e do bem estar.

Se você tem formação na área da saúde e atua no segmento, você é o tipo de pessoa ideal para se tornar uma autoridade no assunto.

O marketing de conteúdo pode ser o aliado ideal para te ajudar a transmitir conhecimento, e como consequência, tornar-se uma referência sobre os assuntos relacionados à sua especialidade.

Inclusive, há muitas pessoas não qualificadas se inserindo nesses espaços e transmitindo informações sobre saúde sem terem as qualificações necessárias para isso. Se você é um profissional da saúde, por que não ocupar esse espaço na Internet?

Marketing médico

Sou profissional de saúde. Como começar a produzir conteúdos de marketing sobre saúde e qualidade de vida?

Você, como profissional de saúde, sabe melhor que ninguém que a qualidade de vida é um assunto que faz parte do espectro da saúde, inclusive sendo conceituada pela Organização Mundial de Saúde.

Seu projeto de marketing pode ter um papel importante na difusão de informações corretas e responsáveis sobre a saúde, e no estímulo da busca por melhor qualidade de vida.

Está mais do que claro o poder do conteúdo na difusão desta cultura e mentalidade na sociedade. Por exemplo, temas como self care e saúde mental tiveram um boom nos últimos anos, impulsionados por diversos fatores, inclusive a quantidade de conteúdos produzidos por marcas e influenciadores para as redes sociais.

Você como profissional de saúde pode contribuir para essas discussões melhor do que qualquer outra pessoa.

Mas para que isso funcione para o seu público e gere resultados positivos para você também, o conteúdo precisa ser produzido de forma estratégica, seguindo um planejamento de marketing.

É preciso construir uma narrativa para a sua marca pessoal (ou marca da sua clínica), e planejar todos os conteúdos de forma que se encaixe nesta narrativa, distribuindo-os pelos canais que têm melhores chances de alcançar seu público alvo.

Por exemplo:

  1. Primeiro, você define quem é a sua persona ideal, ou seja: o perfil médio do seu paciente ideal;
  2. Depois, você seleciona quais são os tipos de serviços que você presta e aos quais gostaria de estar associado como referência;
  3. Com base nas definições acima, você pode criar uma pauta de conteúdo focada em um ou dois temas específicos, destrinchando esse tema em diversos subtópicos;
  4. Sempre use a linguagem e os temas que melhor se adequam ao perfil da sua persona;
  5. Sempre conecte seus conteúdos com a sua “mensagem principal” que é a saúde e a qualidade de vida. Por exemplo: ao produzir um conteúdo sobre determinado problema de saúde ou um procedimento médico, você pode estimular a busca de hábitos de prevenção do problema e busca de informação para obter uma melhor qualidade de vida;
  6. Sempre use palavras-chave e técnicas de SEO para que seu conteúdo possa ranquear bem e para que os algoritmos liguem o seu nome a esses temas.

Quanto mais conteúdo relevante você criar e distribuir de maneira correta, mais os algoritmos do Google e das redes sociais vão te associar aos temas sobre os quais você fala, e assim você aumenta as chances de essas informações alcançarem mais pessoas.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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