Artigos Postado no dia: 4 agosto, 2022

Saúde e bem estar: quais as melhores estratégias de conteúdo para esses segmentos

Marketing para saúde e bem estar é diferente do marketing “generalizado”? Por quê? Você já se perguntou isso? Essa diferença existe sim e influencia os conteúdos escolhidos para uma estratégia de marketing.

Por mais que o canal de distribuição dos conteúdos possam ser os mesmos utilizados no marketing feito por outros profissionais, o teor dos conteúdos deve seguir regras e padrões diferentes. Vamos entender por quê? Confira no nosso artigo os fatores que tornam o marketing para saúde e bem estar diferente do marketing geral, e quais são as melhores estratégias para você e sua clínica.

Marketing para saúde e bem estar: qual é a diferença para o marketing feito para outros segmentos?

Você  procurou uma agência ou profissional de marketing, ou fez pesquisa a respeito? Ao fazer isso, você buscou por profissionais de marketing “convencionais” ou especializados em saúde e bem estar?

Uma agência de marketing que atende diferentes tipos de projetos, sem foco em marketing para saúde e bem estar, pode até realizar um bom trabalho. Mas com uma agência especializada, você terá melhores chances de atingir os resultados que quer e com maior segurança sob o ponto de vista ético-administrativo.

Existem 2 fatores que tornam o marketing para saúde e bem estar diferente do marketing geral.

O primeiro dele é de natureza normativa. Profissionais da saúde estão sujeitos às diretrizes trazidas nas Resoluções e demais atos normativos dos Conselhos de Classe da sua profissão. Essas diretrizes também mencionam algumas limitações no que diz respeito à publicidade e ao marketing.

Por isso, é perigoso importar padrões de publicidade de outros segmentos para a saúde.

Por exemplo, para uma fabricante de eletrônicos, pode ser vantajoso anunciar que ela tem as melhores tecnologias do mercado, mas para um médico, é literalmente proibidoanunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada” (art. 3, “b”, do Manual de publicidade médica – Resolução CFM nº 1.974/11).

É importante que o seu projeto de marketing médico, odontomarketing, marketing para saúde em geral esteja em conformidade com as diretrizes de publicidade da sua profissão. Caso contrário, você corre o risco de sofrer processos administrativos e sofrer penalidades pelo seu Conselho.

O segundo fator é de natureza mercadológica. Não podemos medir o paciente de serviços de saúde com a mesma régua que medimos o cliente de uma loja de produtos, por exemplo. Esses clientes e os seus pacientes podem até ser as mesmas pessoas, mas a abordagem deve ser diferente. Cada segmento de mercado tem características particulares e maneiras diferentes de divulgar o seu conteúdo e suas marcas.

Inclusive, a maneira de divulgar você e seu trabalho deve ser diferente, porque você vai querer transmitir ideias e associações diferentes para seu público. Como médico, você quer passar confiança e ideais relacionados ao bem estar, vida saudável. Então, uma identidade visual muito agressiva ou que remeta a conceitos diferentes destes pode não funcionar para você, por exemplo, ao passo em que funcionaria para outros tipos de marcas.

 

As melhores estratégias de conteúdo de marketing para saúde e bem estar

Agora que você já sabe que o marketing para a saúde é um nicho e que merece atenção e conhecimento especiais, vamos conhecer as melhores estratégias de conteúdo para usar nesse nicho?

 

Redes sociais

Cerca de 122 milhões de brasileiros usam o Instagram; 116 milhões usam o Facebook; e 73 milhões usam o TikTokOu seja, seus potenciais pacientes podem estar nessas redes sociais!

Então, você também precisa estar lá, e precisa estar preparado para o fato de que muitas pessoas te encontrarão por lá e te acompanharão antes mesmo de decidir se querem se consultar com você.

As redes sociais são essenciais para construir posicionamento digital, fortalecer sua marca, e podem servir como portas de entrada para outros conteúdos e pontos de contatos das pessoas com você.

 

Conteúdos de vídeo (lives, Instagram Reels, IGTV, TikTok, vídeos para Facebook e Youtube)

Conteúdos de vídeo se tornam cada vez mais populares. Na verdade, plataformas de streaming de vídeo como o Youtube já são populares há bastante tempo, mas estudos sugerem que a preferência por conteúdos de vídeo aumentou depois da pandemia.

Então, não se pode descartar o poder dos vídeos em uma estratégia de marketing na saúde. Não apenas eles têm um grande potencial de alcançar mais pessoas, mas também são uma excelente oportunidade de transmitir seu conteúdo atrelado à sua própria imagem. Isso adicionará ainda mais credibilidade e humanidade à sua marca, e esses atributos são fundamentais para conquistar pacientes.

 

Assessoria de imprensa, aparições e publicações em veículos de comunicação de terceiros

Constantemente, assuntos relacionados à saúde são pauta na mídia. Afinal, são assuntos de interesse geral, e as pessoas querem obter informação diretamente de quem entende. Por isso, jornalistas costumam buscar profissionais da saúde para entrevistar. Essa é uma oportunidade que os profissionais podem aproveitar para ganhar visibilidade, construir autoridade em sua área de especialização, e fortalecer seu relacionamento com a imprensa para ter mais oportunidades como essa.

Mesmo que você não seja procurado, há muitas oportunidades interessantes de estar na mídia com conteúdo sobre saúde. Existem serviços especializados em facilitar essa conexão para que seus artigos sejam publicados em grandes portais de conteúdo. Você também pode enviar artigos para sites que aceitam contribuições ou fazer parcerias com outros profissionais.

 

Blog posts

Por mais que seja importante e eficiente publicar nas redes sociais e em veículos de comunicação de terceiros, ter o seu próprio blog integrado ao seu próprio site é fundamental. É a estratégia central do marketing de conteúdo. Afinal, é importante que você tenha controle e propriedade sobre seus conteúdos.

Tendo o seu próprio blog, você terá melhores condições de firmar-se como autoridade em um assunto perante o Google, cujo algoritmo vai ler seus conteúdos e indicá-los para quem fizer buscas por temas parecidos.

Além disso, no seu blog e site você conseguirá executar estratégias que não conseguirá em plataformas de terceiros, como por exemplo: instalar softwares que farão a gestão da jornada da pessoa que acessa seu conteúdo pela primeira vez, até o momento em que ela se torna uma paciente.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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