Dados digitais são ativos valiosos hoje em dia, é o que muitos sabem e dizem. Mas que dados são esses? Você sabe dizer quais são os dados mais relevantes para obter sucesso nos seus esforços de marketing?
A publicidade advocatícia favorece o inbound marketing, abordagem na qual os dados digitais são essenciais. Vamos entender quais são os principais dados determinantes para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital, e sobretudo, de marketing jurídico.
Por que dados digitais são tão importantes no inbound marketing jurídico?
Sem dados digitais, o marketing digital se torna apenas publicidade sem estratégia.
É fundamental obter dados sobre ações executadas e performance. Sem isso, você não consegue saber quem alcançou e qual foi o resultado dos seus esforços de marketing.
Essa importância motivo estudos e estratégias cada vez mais sofisticadas para colher, armazenar, e sobretudo analisar dados.
Por isso, data science e data analytics aplicados ao marketing digital são áreas cada vez mais pulsantes, assim como todas as áreas e tecnologias voltadas para colher, transformar, organizar e gerar dados.
Na advocacia, o marketing digital pode ajudar a trazer novos clientes e receita assim como em qualquer profissão. Mas um diferencial da publicidade na advocacia é o fato de que ela precisa ter caráter unicamente informtivo-educativo, sem oferta direta de produtos serviços, segundo determina a OAB. Nesse tipo de cenário, abordagens como o inbound marketing são as mais eficientes para obter resultados, porque usam do conteúdo para gerar conversão em vendas. E os dados digitais são fundamentais para avaliar resultados no inbound marketing!
No inbound marketing, em especial, os dados são premissa básica para executar e mensurar os resultados de uma estratégia, porque você precisa deles para:
- cadastrar seus leads para disparar e-mails, segmentar público, comunicar-se com eles;
- acompanhar a evolução do lead (do topo do funil para o meio do funil, e assim por diante), sabendo quantas pessoas abrem seus e-mails, clicam nos links etc;
- calcular a taxa de conversão, ROI e outras métricas;
- e várias outras etapas e ações importantes de uma campanha de inbound marketing e CRM.
Há diversos software e funcionalidades de redes sociais destinados a coletar, administrar e analisar dados. Mas também é fundamental contar com apoio de profissionais que tenham um conhecimento e olhar especializado para entender as histórias que esses dados contam.
Com inteligências artificiais e outras ferramentas de business inteligence e análise de dados, é possível obter boas informações sobre o que os dados significam. Entretanto, a análise humana ainda é essencial para prover contexto e analisar circunstâncias externas, inclusive culturais, que podem justificar ou influenciar o cenário trazido pelos dados.
Quais são os dados digitais mais importantes do inbound marketing jurídico?
Alguns dos dados digitais mais importantes em um projeto de inbound marketing jurídico são os relacionados a métricas de:
Páginas próprias (website, landing page, blog)
- Taxa de cliques a partir do Google/mecanismo de busca;
- Taxa de conversão em leads;
- Tempo de navegação;
- Métricas de SEO;
- e outros
Métricas de campanhas de tráfego pago
- Taxas de cliques;
- Custo-por-clique;
- Métricas sobre alcance e perfil do público alcançado;
- e outros
Métricas de campanhas de e-mail
- Taxas de abertura de e-mails;
- Métricas sobre dispositivos usados na abertura do e-mail (mobile, desktop etc);
- Taxas de conversão a partir dos links e CTAs do e-mail;
- Taxas de cliques;
- Métricas sobre rejeição aos e-mails (cancelamento de inscrição, exclusão, marcação como spam etc);
- e outros.
Métricas de redes sociais
- Métricas sobre engajamento e alcance do perfil;
- Taxas de sucesso no redirecionamento da rede social para o site;
- e outros.
Dados digitais e LGPD: um cuidado constante em todo projeto de marketing digital
Quando falamos em dados digitais dentro de uma estratégia de marketing digital, precisamos ter protocolos para garantir que o tratamento dos dados está sendo feito em acordo com a Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).
Assim como a tecnologia já evoluiu o suficiente para tratar dados, também evoluiu o suficiente para ajudar a fazer isso de formas seguras. Atualmente, protocolos da LGPD podem ser implementados com o uso de softwares de CRM.
Mas antes disso, também é essencial que o desenvolvimento do seu site e todas as páginas, apps e demais pontos da sua estratégia de marketing sigam as normas da LGPD, com atenção aos Termos de Uso, Políticas de Privacidade, plugin/software de colheita de cookies, entre outras recomendações.
A In Company não presta consultoria jurídica, mas atua no segmento de marketing digital desde 2005 e acompanhou o impacto da LGPD no marketing digital desde muito antes da vigência dessa lei no Brasil.
Além disso, temos profissionais especializados no desenvolvimento de projetos de inbound marketing jurídico personalizados, para que possamos extrair o maior proveito dos dados digitais colhidos e gerados.
Estamos à disposição para conversar com você e buscar as melhores soluções para o seu escritório!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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