Artigos Postado no dia: 1 agosto, 2023

Tag ou hashtag? Qual a diferença? Saiba como usar tags no marketing jurídico

Tags são termos muito usados no marketing digital, inclusive com significados variáveis. Mas vale a pena conhecer todas as funcionalidades denominadas por esse termo.

Seja a hashtag, a tag de conversão, ou a tag de indexação de conteúdo, todas podem ser bastante úteis para o marketing digital e jurídico.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura e conheça a diferença de significados entre tags, hashtags, e como elas são usadas no marketing jurídico.

 

Qual é a diferença entre tag e hashtag? O que são?

Tags e hashtags não são a mesma coisa.

O termo hashtags refere-se especificamente ao uso de palavras-chave precedidas do caractere conhecido como “jogo da velha”. São usadas em posts nas redes sociais, com o objetivo de funcionarem como indexadoras de conteúdo.

Por outro lado, o termo tags é usado no marketing com diversas conotações:

  • Pode ser uma palavra-chave (mas sem o uso do caractere “#”) que inserimos na descrição de uma página ou conteúdo, para informar o algoritmo do Google sobre o conteúdo da página, ou agregar conteúdos sobre o mesmo tema dentro de uma página;
  • Pode ser uma ferramenta de código utilizada para coleta de dados dos usuários, quase um sinônimo de pixels de conversão. Essa conotação é mais usada na língua inglesa (por exemplo: The Role of Tag Management Systems in Digital Marketing). Também é usada pelo Google, que inclusive tem a sua própria ferramenta de gestão de tags, o Google Tag Manager.

 

Saiba como usar tags no marketing jurídico

Vamos entender como todas as formas de tags ajudam você a impulsionar seu site e conteúdos jurídicos?

 

Hashtags

A escolha das melhores hashtags para seus conteúdos costuma envolver fatores relacionados à sua marca (nome do escritório), área de especialidade (hashtags relacionados ao nome do segmento jurídico ou segmento de mercado), tema do conteúdo ou elementos-chave do texto, e outras expressões identificadoras do seu escritório (desde que não sejam expressões usadas com a finalidade de captação de clientela, o que é proibido pela OAB).

Você também pode usar sinônimos e variações de uma mesma palavra, ou acoplar mais de uma palavra em uma mesma hashtag.

Se seu escritório tem atuação internacional ou clientes estrangeiros, também pode ser interessante usar hashtags em outras línguas.

 

Tags de indexação

A escolha das melhores tags para indexar seus conteúdos em um site deve estar alinhada com a definição das soluções-foco do seu projeto, seu planejamento de pauta e seu planejamento de SEO.

O SEO (Search Optimization Engine, isto é, otimização para mecanismos de busca) se refere ao uso estratégico de palavras-chave no desenvolvimento das páginas do seu site, ou diretamente no corpo do texto das páginas ou blog posts.

Em uma página desenvolvida no WordPress, por exemplo, o WordPress possibilita agrupar conteúdos com base em tags. Essas tags podem se referir, por exemplo, às áreas do Direito que o escritório atende, ou subtemas que os conteúdos das suas páginas ou blog posts abordam com frequência.

Já o SEO aplicado aos conteúdos faz uso de palavras-chave que se repetem em quantidades e posições estratégicas dentro do texto.

Esse cuidado com a escolha e aplicação das palavras no âmbito de desenvolvimento web e produção de conteúdo ajuda seu site a ter uma boa performance nas buscas feitas no Google. O algoritmo do Google dá preferência às páginas e textos construídas em consonância com aquilo que os usuários buscam. Por isso, é importante usar as palavras certas que vão proporcionar o “match” com as palavras digitadas pelos usuários, quando eles fazem buscas no Google.

 

Tags de conversão

As tags ou pixels de conversão são códigos inseridos no desenvolvimento da página que vão “rastrear” a atividade dos usuários a partir dali e coletar dados que podem ser usados no ramo da análise de marketing.

Não se preocupe: a prática e a legislação ditam que essa estratégia deve ser usada em conformidade com diretrizes de proteção de dados.

A finalidade dessas tags é coletar dados que permitirão o aperfeiçoamento da sua estratégia, a partir do entendimento dos padrões de comportamento das pessoas que acessam seu site.

Para entender sobre o funcionamento desse tipo de tag, confira o nosso artigo Pixels de conversão: saiba como usá-los no marketing digital, aumentando a eficiência das campanhas de tráfego pago.

Atualmente, existem diversos tag management systems, isto é, sistema de gerenciamento de tags, como o próprio Google Tag Manager que mencionamos anteriomente. Esta tag deve ser aplicada no seu site para gerenciar acessos e conversões.

Quer saber mais sobre marketing digital / marketing jurídico?

Aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

 

  • ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados