Administração e finanças interferem no marketing digital sim — mas essa não é só uma questão de disponibilidade orçamentária.
Definir o quanto investir em marketing digital na área da saúde passa por uma série de definições prévias relacionadas ao seu público-alvo, histórico da sua empresa, o tipo de serviço que você vende etc.
Se você está em uma posição de tomar decisões sobre o orçamento destinado ao marketing de uma clínica, é importante entender a importância de alinhar essa decisão com o planejamento estratégico da clínica, e a importância do planejamento de marketing ser previamente definido com o apoio de profissionais especializados.
Confira essa leitura!
Qual a quantia ideal de investimento em marketing digital na área da saúde?
Há uma famosa frase atribuída a Henry Ford (fundador da Ford Motor Company): “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.
Por outro lado, na área da administração, existe um consenso bem tradicional de que deve-se investir cerca de 5% a 12% do faturamento da empresa em marketing.
Naturalmente, essas máximas não precisam ser aplicadas à risca. Cada empresa tem a sua realidade financeira. Além disso, definir o investimento em marketing não depende só do seu orçamento ou o tamanho da sua empresa.
É preciso entender a realidade da sua clínica e os seus objetivos.
Vamos entender melhor isso?
Integrando o marketing à administração e finanças — como definir o investimento em marketing na área da saúde
Como dissemos, definir o quanto você deve investir em marketing não é apenas uma questão de saber o quanto você pode gastar.
Além da disponibilidade financeira, há uma série de fatores que devem influenciar a decisão sobre o investimento em marketing, como:
- força da marca;
- dificuldade de penetração no segmento de mercado pretendido;
- tipos de produtos ou serviços vendidos;
- precificação;
- público-alvo;
- visão, missão e valores da empresa;
- entre outros.
O marketing pode ajudar a formar percepções de valor que você não conseguiria comunicar “só” com seu nome ou com a divulgação pura e simples dos seus serviços. Por isso, definir o investimento em marketing também passa por entender todas essas questões, para saber o quanto você precisa educar o seu público para comprar de você.
Mas não é só isso. A definição do investimento em marketing também dependerá do posicionamento que você deseja alcançar.
- Que tipo de pacientes você quer atender?
- Onde estão esses pacientes?
- Eles são muitos? Ou é um público mais nichado?
- Que mídias esses pacientes consomem?
- Quanto custa alcançar esses pacientes?
Logo, não existe uma regra ou uma fórmula mágica para definir a quantia ou porcentagem ideal de faturamento que você deve investir em marketing para saúde.
Essas decisões precisam ser tomadas com base na realidade da sua clínica, o seu planejamento estratégico, seu caixa, mas também, com base em uma análise e planejamento especializado de marketing.
Traçando um planejamento de marketing digital para sua clínica
Com o apoio de profissionais especializados, um planejamento de marketing para a saúde deve definir:
- A(s) persona(s) do seu projeto (isso é, o perfil médio do paciente que a sua clínica atenderá);
- Soluções-foco (isso é, os principais serviços de saúde que você prestará e que pretende “vender” com o marketing);
- Ações de marketing (isso é, quais são as técnicas e estratégicas que você utilizará para divulgar as soluções-foco para as personas: site, blog, redes sociais, tráfego pago, Google Ads etc).
Essas definições ajudarão a entender quanto você precisa gastar com marketing digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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