Marketing é um conceito abstrato para você? Você entende que ele é importante mas não sabe dizer como é feito na prática, ou como ele gera resultados reais na área da saúde?
Nesse artigo, vamos minuciar de forma bem prática as ações e objetivos do marketing e como ele pode ajudar uma clínica a crescer em termos financeiros. Ao final, você também encontrará diretrizes gerais sobre como escolher as melhores estratégias de marketing para uma clínica. Acompanhe!
Na prática, para que serve o marketing? E como é feito?
O marketing serve para criar ou despertar desejos por produtos e serviços para satisfazer uma necessidade. Mas na prática, isso é feito de diversas formas.
Muitas pessoas pensam que marketing é mero sinônimo de publicidade ou ofertas, que o único objetivo é tornar-se mais conhecido e que a única forma de fazer isso é aparecer bastante e expor seus produtos e seus preços. Isso não é verdade! O marketing tem muito mais nuances que isso.
O marketing envolve:
- visibilidade e posicionamento da marca;
- criação de autoridade e reputação para pessoas;
- associação da marca a valores e causas que têm alguma relação direta com ela;
- provimento de conteúdo informativo;
- exposição e oferta de produtos e serviços;
- estratégias de diferenciação de um produto ou serviço em relação aos concorrentes no mercado;
- e vários outros objetivos.
E na prática, tudo isso pode ser feito através de diversas ações, tais como:
- posicionamento digital (SEO, sites, tráfego pago etc);
- marketing de conteúdo;
- publicidade em veículos de comunicação;
- realização de eventos;
- estratégias de relacionamento;
- e muito mais.
Qual é o papel do marketing no crescimento de uma clínica?
Em termos financeiros, o crescimento de uma clínica depende do aumento da quantidade de pacientes e/ou do aumento do ticket médio de cada paciente (isto é, a média de quanto cada paciente gasta em serviços da clínica). O marketing pode ajudar nestes dois lados.
Com ações de marketing, é possível aumentar a visibilidade e reconhecimento da clínica, o que levará à atração de mais pacientes. Não pense que esse é apenas um conceito abstrato, ou que a estratégia se resume à mera divulgação e a esperar que os pacientes venham naturalmente. Com ações específicas de inbound marketing, é possível lançar estratégias direcionadas a um público alvo específico e fazer toda a gestão do relacionamento com cada novo contato, nutrindo esse relacionamento até que ele se converta em uma venda.
Por outro lado, com ações de marketing também é possível aumentar a percepção de valor dos serviços da sua clínica, o que criará a base para a revisão da sua precificação, possibilitando que cobre mais pelos seus serviços.
Resultados reais que o marketing pode trazer para uma clínica
- Aumento do número de pacientes;
- Aumento do número de indicações;
- Fidelização de pacientes;
- Aumento do ticket médio da clínica;
- Aumento de engajamento em redes sociais;
- E vários outros.
Escolhendo as melhores estratégias de marketing para uma clínica
Você já viu até aqui que o marketing não é algo tão abstrato quanto pode parecer. Na verdade, quanto mais específica e bem direcionada for a sua estratégia de marketing, maior a chance de ter bons resultados.
Por isso, para ter uma estratégia de marketing certeira, é importante que haja planejamento, começando desde a definição de uma persona, definição dos nichos, produtos e serviços de foco da clínica, e a partir disso, definição dos canais e ações que melhor se adequam a esses objetivos.
Nem tudo que funciona para uma clínica funcionará para outra. Para algumas, uma estratégia baseada em geolocalização é melhor, enquanto outras podem se beneficiar de um marketing mais amplo e que possa atingir pessoas em todas as partes do Brasil e do mundo. Para algumas, o conteúdo informal e divertido pode ser eficiente, enquanto outras se beneficiarão melhor de uma estratégia mais discrete, técnica e segmentada.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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