Artigos Postado no dia: 28 julho, 2022

Qual o papel do marketing no crescimento de uma clínica?

Marketing é um conceito abstrato para você? Você entende que ele é importante mas não sabe dizer como é feito na prática, ou como ele gera resultados reais na área da saúde?

Nesse artigo, vamos minuciar de forma bem prática as ações e objetivos do marketing e como ele pode ajudar uma clínica a crescer em termos financeiros. Ao final, você também encontrará diretrizes gerais sobre como escolher as melhores estratégias de marketing para uma clínica. Acompanhe!

Na prática, para que serve o marketing? E como é feito?

O marketing serve para criar ou despertar desejos por produtos e serviços para satisfazer uma necessidade. Mas na prática, isso é feito de diversas formas.

Muitas pessoas pensam que marketing é mero sinônimo de publicidade ou ofertas, que o único objetivo é tornar-se mais conhecido e que a única forma de fazer isso é aparecer bastante e expor seus produtos e seus preços. Isso não é verdade! O marketing tem muito mais nuances que isso.

O marketing envolve:

  • visibilidade e posicionamento da marca;
  • criação de autoridade e reputação para pessoas;
  • associação da marca a valores e causas que têm alguma relação direta com ela;
  • provimento de conteúdo informativo;
  • exposição e oferta de produtos e serviços;
  • estratégias de diferenciação de um produto ou serviço em relação aos concorrentes no mercado;
  • e vários outros objetivos.

E na prática, tudo isso pode ser feito através de diversas ações, tais como:

  • posicionamento digital (SEO, sites, tráfego pago etc);
  • marketing de conteúdo;
  • publicidade em veículos de comunicação;
  • realização de eventos;
  • estratégias de relacionamento;
  • e muito mais.

 

Qual é o papel do marketing no crescimento de uma clínica?

Em termos financeiros, o crescimento de uma clínica depende do aumento da quantidade de pacientes e/ou do aumento do ticket médio de cada paciente (isto é, a média de quanto cada paciente gasta em serviços da clínica). O marketing pode ajudar nestes dois lados.

Com ações de marketing, é possível aumentar a visibilidade e reconhecimento da clínica, o que levará à atração de mais pacientes. Não pense que esse é apenas um conceito abstrato, ou que a estratégia se resume à mera divulgação e a esperar que os pacientes venham naturalmente. Com ações específicas de inbound marketing, é possível lançar estratégias direcionadas a um público alvo específico e fazer toda a gestão do relacionamento com cada novo contato, nutrindo esse relacionamento até que ele se converta em uma venda.

Por outro lado, com ações de marketing também é possível aumentar a percepção de valor dos serviços da sua clínica, o que criará a base para a revisão da sua precificação, possibilitando que cobre mais pelos seus serviços.

 

Resultados reais que o marketing pode trazer para uma clínica

  • Aumento do número de pacientes;
  • Aumento do número de indicações;
  • Fidelização de pacientes;
  • Aumento do ticket médio da clínica;
  • Aumento de engajamento em redes sociais;
  • E vários outros.

 

Escolhendo as melhores estratégias de marketing para uma clínica

Você já viu até aqui que o marketing não é algo tão abstrato quanto pode parecer. Na verdade, quanto mais específica e bem direcionada for a sua estratégia de marketing, maior a chance de ter bons resultados.

Por isso, para ter uma estratégia de marketing certeira, é importante que haja planejamento, começando desde a definição de uma persona, definição dos nichos, produtos e serviços de foco da clínica, e a partir disso, definição dos canais e ações que melhor se adequam a esses objetivos.

Nem tudo que funciona para uma clínica funcionará para outra. Para algumas, uma estratégia baseada em geolocalização é melhor, enquanto outras podem se beneficiar de um marketing mais amplo e que possa atingir pessoas em todas as partes do Brasil e do mundo. Para algumas, o conteúdo informal e divertido pode ser eficiente, enquanto outras se beneficiarão melhor de uma estratégia mais discrete, técnica e segmentada.

Busque assessoria especializada em marketing para a saúde para customizar um projeto de marketing, de acordo com os seus objetivos, seu orçamento, e seguindo todas as diretrizes de publicidade do órgão regulamentador da sua profissão.

 

 Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados