Marketing médico não tem segredos: tem estratégias!
O marketing médico gera resultados a partir de estratégias que são elaboradas especificamente para isso. Muitos médicos crêem que basta ter um site, um Instagram bem alimentado e pronto, os pacientes virão. Ou ainda, há quem pense que ter muitos seguidores e engajamento é suficiente para conduzir a resultados financeiros. Não é bem assim!
O marketing médico usa de metodologias como o inbound marketing, o copywriting, o SEO, o CRM, e várias outras estratégias orientadas para resultados. Essas estratégias também precisam ser monitoradas e constantemente mensuradas.
Muitos profissionais de saúde já perceberam a importância de adotar estratégias de marketing médico para alcançar novos pacientes e construir relacionamentos sólidos com o público. Se você quer ser um deles, confira esse artigo e entenda como os médicos estão ganhando novos pacientes por meio de ações digitais estratégicas.
Como médicos ganham novos pacientes com ações digitais de marketing médico
Fazer marketing médico não significa apenas se autodivulgar. Trata-se de estabelecer confiança por meio da entrega de informações valiosas, e criar uma presença online que seja acessível e relevante para os pacientes em potencial.
E como isso acontece?
A confiança e o respeito que conduzem a uma decisão de compra não decorrem automaticamente de uma interação com um post bonito e bem feito.
Existem técnicas de marketing que são empregadas para:
- aumentar as chances de ser encontrado pelo seu paciente ideal no Google ou nas redes sociais;
- tornar os seus textos e conteúdos mais agradáveis e persuasivos;
- acelerar a jornada de conversão até chegar a uma venda (que, no caso do marketing médico, é a marcação de uma consulta ou contratação de um serviço médico).
Algumas dessas técnicas são:
- Inbound Marketing: Se um dos segredos do marketing médico é manter um relacionamento sólido com os pacientes, esse relacionamento precisa ser priorizado desde o marketing. E uma das principais técnicas para construção de relacionamento na fase pré-contratual é o inbound marketing. Essa é uma estratégia que visa atrair leads (isto é, contatos com potencial de se tornarem pacientes) de forma não intrusiva, isto é, sem prospectá-los diretamente. Usamos conteúdos para atrair uma pessoa interessada em um conteúdo de saúde, e a partir daí, nutrimos e qualificamos nosso relacionamento com ela até que ela se sinta pronta, espontaneamente, para se tornar sua paciente.
- CRM (Customer Relationship Management): CRM é uma técnica de vendas que pode e deve ser empregada no inbound marketing. Um software de CRM permite que os médicos gerenciem e acompanhem as interações com os pacientes, oferecendo um atendimento mais personalizado e melhorando a experiência do paciente. Além disso, é possível automatizar algumas comunicações e mensurar a performance delas. Dessa forma, o CRM vai criando uma base de dados que te permite entender como cada contato pode ser personalizado para aumentar as chances de êxito; bem como, cria um histórico do relacionamento com aquele paciente.
- Produção de Conteúdo para Sites e Redes Sociais: A produção de conteúdo é a matéria-prima do inbound marketing, CRM e todas as demais ações de comunicação e relacionamento. É por meio do conteúdo que o médico se comunicará, nas primeiras etapas, até chegar à etapa em que ocorre uma comunicação direta e personalizada. Ao compartilhar conteúdos relevantes e confiáveis sobre saúde, os médicos demonstram sua expertise e atraem a atenção do paciente para a importância de procurar um médico especializado. Isso ajuda a posicionar o médico como uma autoridade no assunto, aumentando também a conscientização do paciente. Mas para que a produção de conteúdo seja efetiva, é importante usar técnicas de redação especializadas para marketing (copywriting), otimizar os conteúdos para serem melhor encontrados em mecanismos de busca (SEO), entre outros recursos.
Quero ganhar novos pacientes também. Por onde começar?
Se você é médico e está disposto a começar a implementar as técnicas e estratégias que mencionamos nesse artigo até agora, pode começar pelas seguintes ações:
- Defina seu público-alvo: Identifique quem são seus pacientes ideais e o que eles procuram. Isso ajudará a direcionar suas ações de marketing;
- Planeje temas e palavras-chave: Com base na sua área de especialidade e o perfil do seu público-alvo, selecione temas, subtemas, palavras-chave e referências que pode usar nos seus conteúdos para torná-los mais relevantes, adequados e interessantes para quem você quer que os leia;
- Produza conteúdo relevante: Comece a produzir conteúdo informativo sobre os temas selecionados. Esse conteúdo pode ser distribuído por meio de artigos, vídeos, conteúdos de áudio, posts em redes sociais, entre outros meios. Lembre-se sempre de tomar cuidado com as diretrizes do CFM. Por exemplo: resolver as dúvidas dos pacientes é sempre uma ótima forma de entregar informação, mas cuidado para que esse tipo de conteúdo não se transforme em uma consulta, o que não é permitido fazer no marketing médico;
- Preste atenção nos resultados: Preste atenção na reação do seu público e monitore suas ações de marketing. Mensurar e avaliar os resultados é o segredo para aperfeiçoar sua estratégia. É sempre recomendável que esse trabalho seja feito por profissionais especializados, mas enquanto você não conta com uma assessoria em marketing médico, vale a pena ao menos “treinar” seu olho para observar os resultados das suas ações de conteúdo. Veja quais conteúdos performam melhor, quais são os comentários recebidos, quais tipos de assuntos chamam mais atenção etc.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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