Marketing digital pode mesmo fazer a diferença na carreira de um médico, ou é apenas uma estratégia extra?
Por mais consagrado e bem sucedido que seja um médico, o marketing sempre pode agregar algo à sua imagem e aos seus resultados financeiros. Afinal, o marketing serve para várias finalidades. Engana-se quem acha que a meta dele é apenas ter seguidores e conquistar mais pacientes.
Mas naturalmente, há casos em que o marketing pode ajudar bastante o médico chegar ao sucesso comercial.
Nesse artigo, vamos entender qual é o peso do marketing digital na carreira de um médico, quais são os casos em que mais recomendamos investir em marketing, quais são as receitas que ele gera e como medimos o sucesso das estratégias usadas.
Confira!
Qual é o peso do marketing digital na carreira do médico?
Muitas vezes, o sucesso comercial de um médico depende apenas da demanda existente em um determinado local, do poder aquisitivo do seu público-alvo e da baixa concorrência. Nesses casos, pode nem ser necessário muito esforço de marketing para que um médico consiga bons resultados financeiros. Mas mesmo nesses casos, é sempre possível aumentar a qualidade desses resultados (seja pelo ganho de mais pacientes, ou pela possibilidade de aumentar a precificação) por meio do marketing.
Mas também há situações em que o marketing pode ser um fator determinante no sucesso de um médico.
Em áreas de especialidade ou regiões nas quais há grande concorrência ou quando o serviço oferecido é altamente especializado, pode ser necessário um esforço maior para fazer-se conhecido, conquistar as pessoas, divulgar o seu diferencial e educar o público para perceber o valor do que você vende.
Você não terá condições de levar esse conhecimento a todos de forma pessoal, mesmo que seja muito bem relacionado e se faça presente em diversos locais e eventos. O marketing digital supre essa necessidade, veiculando informação por meio de canais de comunicação digitais que vão chegar até o seu público-alvo justamente nos pontos estratégicos da jornada de navegação deles na Internet.
Em que casos o marketing digital é mais recomendado para médicos?
Qualquer médico pode se beneficiar do marketing. Não há uma receita única de como se fazer marketing: ele pode e deve ser adaptado ao profissional, aos seus objetivos e ao contexto no qual o profissional está inserido.
O marketing não é recomendado apenas para quem quer mais pacientes. Ele pode servir a diversos propósitos, inclusive de branding e gerenciamento da sua imagem. Por exemplo: talvez você não queira aumentar a sua carteira de pacientes, mas queira melhorar a percepção de valor do seu serviço para poder vender mais caro, podendo selecionar melhor o número de atendimento que faz. O marketing digital também pode ajudar nisso!
Dito isso, de uma maneira geral, podemos dizer que o marketing digital pode fazer toda a diferença na carreira de:
- Médicos iniciantes;
- Médicos cujas especialidades são pouco conhecidas, mais específicas, raras;
- Médicos que querem ganhar “no volume”, isto é, conquistar um grande número de pacientes;
- Médicos que atuam em áreas da Medicina ou regiões geográficas onde há grande concorrência;
- Médicos que buscam um rebranding / reposicionamento no mercado.
Quais são as estratégias de marketing médico que geram os melhores resultados?
- Marketing de conteúdo (blogs, redes sociais, assessoria de imprensa digital, vídeos, podcasts, e-books, webinars, eventos informativos etc);
- Tráfego pago;
- Inbound marketing + CRM;
- Marketing de relacionamento.
De que formas se mensura o impacto do marketing digital na carreira do médico?
- Branding KPIs: quantidade de menções, seguidores, acessos, cliques, engajamento, performance SEO etc;
- Inbound marketing KPIs: quantidade de conversões, vendas geradas etc;
- Resultados financeiros: receitas geradas, retorno sobre o investimento (ROI), mensuração do ticket médio etc.
Que tipos de receitas o marketing pode trazer para um médico?
- Renda proveniente de novos pacientes;
- Renda proveniente da reconquista de pacientes antigos;
- Renda proveniente de indicações;
- Renda proveniente de upselling ou cross selling;
- Renda proveniente de vendas de cursos, livros, ingressos para eventos médicos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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