Artigos Postado no dia: 31 agosto, 2023

Qual é o peso do marketing digital na carreira de um médico?

Marketing digital pode mesmo fazer a diferença na carreira de um médico, ou é apenas uma estratégia extra?

Por mais consagrado e bem sucedido que seja um médico, o marketing sempre pode agregar algo à sua imagem e aos seus resultados financeiros. Afinal, o marketing serve para várias finalidades. Engana-se quem acha que a meta dele é apenas ter seguidores e conquistar mais pacientes.

Mas naturalmente, há casos em que o marketing pode ajudar bastante o médico chegar ao sucesso comercial.

Nesse artigo, vamos entender qual é o peso do marketing digital na carreira de um médico, quais são os casos em que mais recomendamos investir em marketing, quais são as receitas que ele gera e como medimos o sucesso das estratégias usadas.

Confira!

 

Qual é o peso do marketing digital na carreira do médico?

Muitas vezes, o sucesso comercial de um médico depende apenas da demanda existente em um determinado local, do poder aquisitivo do seu público-alvo e da baixa concorrência. Nesses casos, pode nem ser necessário muito esforço de marketing para que um médico consiga bons resultados financeiros. Mas mesmo nesses casos, é sempre possível aumentar a qualidade desses resultados (seja pelo ganho de mais pacientes, ou pela possibilidade de aumentar a precificação) por meio do marketing.

Mas também há situações em que o marketing pode ser um fator determinante no sucesso de um médico.

Em áreas de especialidade ou regiões nas quais há grande concorrência ou quando o serviço oferecido é altamente especializado, pode ser necessário um esforço maior para fazer-se conhecido, conquistar as pessoas, divulgar o seu diferencial e educar o público para perceber o valor do que você vende.

Você não terá condições de levar esse conhecimento a todos de forma pessoal, mesmo que seja muito bem relacionado e se faça presente em diversos locais e eventos. O marketing digital supre essa necessidade, veiculando informação por meio de canais de comunicação digitais que vão chegar até o seu público-alvo justamente nos pontos estratégicos da jornada de navegação deles na Internet.

 

Em que casos o marketing digital é mais recomendado para médicos?

Qualquer médico pode se beneficiar do marketing. Não há uma receita única de como se fazer marketing: ele pode e deve ser adaptado ao profissional, aos seus objetivos e ao contexto no qual o profissional está inserido.

O marketing não é recomendado apenas para quem quer mais pacientes. Ele pode servir a diversos propósitos, inclusive de branding e gerenciamento da sua imagem. Por exemplo: talvez você não queira aumentar a sua carteira de pacientes, mas queira melhorar a percepção de valor do seu serviço para poder vender mais caro, podendo selecionar melhor o número de atendimento que faz. O marketing digital também pode ajudar nisso!

Dito isso, de uma maneira geral, podemos dizer que o marketing digital pode fazer toda a diferença na carreira de:

  • Médicos iniciantes;
  • Médicos cujas especialidades são pouco conhecidas, mais específicas, raras;
  • Médicos que querem ganhar “no volume”, isto é, conquistar um grande número de pacientes;
  • Médicos que atuam em áreas da Medicina ou regiões geográficas onde há grande concorrência;
  • Médicos que buscam um rebranding / reposicionamento no mercado.

 

Quais são as estratégias de marketing médico que geram os melhores resultados?

  • Marketing de conteúdo (blogs, redes sociais, assessoria de imprensa digital, vídeos, podcasts, e-books, webinars, eventos informativos etc);
  • Tráfego pago;
  • Inbound marketing + CRM;
  • Marketing de relacionamento.

 

De que formas se mensura o impacto do marketing digital na carreira do médico?

  • Branding KPIs: quantidade de menções, seguidores, acessos, cliques, engajamento, performance SEO etc;
  • Inbound marketing KPIs: quantidade de conversões, vendas geradas etc;
  • Resultados financeiros: receitas geradas, retorno sobre o investimento (ROI), mensuração do ticket médio etc.

 

Que tipos de receitas o marketing pode trazer para um médico?

  • Renda proveniente de novos pacientes;
  • Renda proveniente da reconquista de pacientes antigos;
  • Renda proveniente de indicações;
  • Renda proveniente de upselling ou cross selling;
  • Renda proveniente de vendas de cursos, livros, ingressos para eventos médicos.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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