
Há médicos que usam (ou acham que estão usando!) estratégias de marketing digital apenas por costume, por obrigação ou por achar que é o certo. É o seu caso? O quanto da sua estratégia de marketing digital realmente envolve estratégia, PROPÓSITO, planejamento e conhecimento? Você sabe o que está fazendo ou está apenas “seguindo o fluxo” na esperança de ter resultados?
Está na hora de profissionalizar sua abordagem. Vamos entender de fato como o marketing digital pode fazer a diferença na sua carreira. Nesse artigo, conheceremos as principais estratégias digitais usadas para promover a carreira dos médicos, e como você pode aumentar o potencial delas.
Entendendo o papel do marketing digital na promoção da marca médica
Para médicos que pertencem à geração dos Millennials ou Geração Z, talvez sequer seja possível imaginar qualquer tipo de promoção profissional sem uso de estratégias digitais. Alguns médicos são nativos digitais, e se não são, ao menos têm pacientes que são.
Se na era da Web 1.0 ou 2.0 falávamos em “entrar na Internet” ou “acessar a Internet”, hoje em dia sequer usamos esses verbos: o digital é um ambiente tão natural quanto o físico/offline. Estamos conectados o tempo inteiro pelo celular, tablet, smart watch, smart home, computador etc. Ninguém mais “desliga” a Internet: ela é parte da nossa vida.
Inclusive, na pandemia, a importância do marketing digital cresceu.
Diante desse cenário, como ignorar o marketing digital na promoção da carreira médica? Seria como ignorar a importância de ter um estabelecimento físico para atender pacientes. Se antigamente o médico podia visitar os pacientes em casa e ter o hospital ou clínico como alternativa residual, hoje não é mais assim. E o mesmo raciocínio se aplica à Internet. Ela já, de muitas formas, uma extensão das nossas casas e clínicas.
Como é feito o marketing digital na área médica?
As principais estratégias de marketing digital utilizadas por médicos são:
- Uso estratégico das redes sociais;
- Marketing de conteúdo;
- Anúncios e cadastros em diretórios de médicos;
- Assessoria de imprensa, participação em eventos e presença na mídia;
- Promoção de eventos online com marca própria;
- Inbound marketing combinado com gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
E será que essas estratégias realmente surtem o efeito esperado? É possível que médicos impulsionem suas carreiras com marketing digital?
Mas não se engane: o fato de o marketing digital ser uma alternativa indispensável não significa que adotá-la é suficiente para conseguir bons resultados.
E aliás, o que seriam bons resultados?
Os objetivos de cada projeto de marketing na saúde podem variar. Não é tão simples quanto apenas alcançar mais pacientes, ter mais seguidores, ter a clínica sempre cheia. Há diversos tipos de resultados e métricas desejáveis, tais como:
- Aumento da quantidade de pacientes;
- Aumento do ticket médio dos pacientes;
- Fidelização de pacientes;
- Construção de nicho/nova área de mercado;
- Expansão do alcance ou perfil da carteira de pacientes (novas cidades, regiões, novas idades etc);
- Construção de marca e autoridade para redirecionamento do modelo de negócio baseado em atendimentos para outro modelo de negócio.
- entre outros objetivos de marketing digital na área da saúde.
Definido o seu objetivo, o marketing pode te ajudar a conquistá-lo. Seu objetivo pode demandar ajustes ou criação de estratégias específicas baseadas em segmentação, conteúdo, aumento (popularização/estratégias de massa) ou diminuição (estratégia de escassez) de alcance, entre outras estratégias.
5 dicas de marketing para impulsionar sua carreira na Medicina com estratégias digitais
- Saiba o que você quer: como dito no item anterior, é fundamental ter seu objetivo e público-alvo bem definido. Toda a sua estratégia deve servir a esse objetivo, então ele precisa estar claro.
- Tenha um site profissional: independente de qual for o seu objetivo, dificilmente o site será um item dispensável dentro da sua estratégia. Ter um website bem desenvolvido, com uso de estratégias de SEO, bons plugins que ofereçam boa experiência ao usuário, design agradável e informações claras, é essencial para atrair pessoas para conhecerem você, seu trabalho. Além disso, o site pode ser usado como “cartão de visitas” e como ponto de conversão de leads;
- Aprenda e use SEO (Search Engine Optimization): é importante otimizar seu site seus blog posts e seus conteúdos postados nas redes sociais para os motores de busca, de modo que sejam encontrados facilmente quando pacientes em potencial pesquisarem por serviços médicos ou temas relacionados à sua área de especialidade;
- Privilegie a criação de conteúdo relevante, informativo, prático e diferenciado: produzir conteúdo relevante e informativo pode ajudar a estabelecer seu nome como autoridade na sua área. Mas não pode ser qualquer conteúdo. Pesquise sobre copywriting, experiência do usuário, tendências de conteúdo, planejamento de pauta e outras técnicas que podem te ajudar a produzir um conteúdo que tem maior potencial de converter leitores em pacientes;
- Use as redes sociais de forma estratégica: as redes sociais são ótimas para atrair e engajar pacientes, tornar-se conhecido e distribuir seu conteúdo. Mas é preciso ter estratégia. Se você apenas se dedica a estar presente e publicar coisas, eventualmente pode conseguir boas métricas, mas talvez sejam apenas métricas de vaidade. Para que os números das redes sociais se traduzam em pacientes e receita, é importante entender com as redes sociais podem funcionar como “porta” para seu site ou para o início de relacionamentos que gerarão negócios;
Por fim, vale a pena ressaltar que o marketing na área médica deve sempre estar em conformidade com as regulamentações éticas e legais, com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil e possíveis recomendações do Conselho da sua região, com leis de proteção de dados e outras que incidam na prática de marketing digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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