Artigos Postado no dia: 11 julho, 2023

Qual é a importância de ter um banco de dados digitais de marketing no seu escritório de advocacia?

Um banco de dados digitais é composto de 2 tipos de dados. Você sabe quais?

Um banco de dados digitais é um ativo valioso do seu escritório de advocacia, que contém informações importantes não apenas para seu departamento de marketing, mas também para as finanças e os relacionamentos estratégicos do seu escritório.

Nesse artigo, entenderemos quais são os 2 tipos de dados digitais que colhemos e gerimos no marketing jurídico, e qual é a importância deles para o acervo de bens digitais do seu escritório.

 

 

O que são dados digitais no contexto do marketing jurídico?

Há quem não se preocupe em catalogar os clientes adquiridos por meio do marketing e não monitore métricas de performance — ou que não faça uso delas para moldar os próximos passos de uma estratégia de marketing. Esse geralmente é o modus operandi de quem faz marketing digital de uma maneira mais informal, ou até mesmo amadora. À medida que se verifica uma necessidade e desejo de profissionalizar essa atuação, a colheita e análise de dados se torna fundamental.

Uma estratégia avançada de marketing digital opera com base em dados – CRM DE MARKETING.

Mas quando falamos em dados, é importante fazer uma diferenciação entre KPIs e dados pessoais. Esse dois tipos de dados são essenciais para o marketing digital, mas eles têm natureza, finalidade e tratamentos diferentes. Vamos entendê-los.

O que são KPIs de marketing?

Os key performance indicators (indicadores-chave de performance) são os dados colhidos sobre a performance de uma estratégia de marketing. Esses indicadores fornecem uma base para que profissionais de marketing analisem o que está funcionando ou não em uma estratégia. Também permitem identificar preferências e padrões de comportamento e consumo, os quais poderão informar os próximos passos do seu projeto.

E de que dados estamos falando? Basicamente, trata-se de métricas quantitativas sobre:

 

  • Cliques;
  • Impressões ou visualizações de um post;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;

 

  • Seguidores ou conexões;
  • Conversão em leads;
  • Abertura (ou não) de e-mails;
  • Tempo de navegação;
  • Tempo gasto entre o primeiro contato e a conversão;
  • Rejeição;
  • Retorno;
  • Custo por clique;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Ticket médio;
  • E vários

 

Mas há um segundo tipo de dado que também é extremamente importante: o dado pessoal de um indivíduo que interage com você no âmbito de sua estratégia de marketing jurídico.

Dados pessoais e sua relação com o marketing digital

Como advogado, você sabe muito melhor que vários profissionais de outras áreas o quanto o uso de dados pessoais requerem uma atenção especial.

A Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) elenca uma série de princípios e regras para tratar dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

De acordo com essa lei, dados pessoais são informações relacionadas a pessoas naturais identificadas ou identificáveis (art. 5º, I). Já os dados pessoais sensíveis dizem respeito a informações sobre “origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico” que estiverem vinculadas a uma pessoa natural (art. 5º, II).

Sugerimos usar apenas os dados pessoais no marketing digital, e inclusive, são fundamentais. Dentro de uma abordagem pautada no inbound marketing, são os dados pessoais que propiciam a canalização de um conteúdo divulgado para uma coletividade (fase de atração, topo do funil de vendas) para uma jornada de relacionamento individual (meio e fundo do funil de vendas). Por isso, colher dados pessoais faz parte do marketing digital.

Naturalmente, é importante contar com protocolos e ferramentas que permitam colher esses dados com responsabilidade, ética e cuidado, a fim de evitar violações de direitos e riscos para você e seu escritório.

 

 

Por que é importante ter um banco de dados digitais no marketing jurídico?

Colher dados sobre KPIs e dados pessoais de potenciais clientes (os quais chamamos de

leads) é importante, mas tão importante quanto isso é armazenar esses dados e criar um acervo de informações.

 

Entenda a importância dos tipos de dados colhidos em uma estratégia de marketing digital:

Importância de um banco de dados de KPIs

Embora os KPIs não sejam dados que te levarão diretamente a um cliente, eles são extremamente relevantes para que você possa monitorar a evolução da sua estratégia. Se você não consegue identificar o valor desses dados, basta entender que são dados como esses que os profissionais e analistas de marketing estudam, e a partir deles criam seus conteúdos, livros, palestras, desenvolvem novas tecnologias etc.

Os KPIs são matéria-prima para o desenvolvimento de toda uma área de estudo chamada marketing! E os seus são ainda mais preciosos para você, pois dizem respeito ao que dá certo especificamente para você. Conforme seu escritório acumula anos de atuação e acolhe novos profissionais, esses dados documentam a história do sucesso das suas operações de marketing.

Os KPIs também são importantes para fins financeiros, permitindo avaliar os custos e os retornos obtidos com a estratégia.

Logo, os KPIs servem de material de análise para presentes e futuros COOs, Heads, colaboradores dos departamentos de marketing, RH, comunicação etc. Por isso, devem ser tratados como um ativo importante do seu escritório de advocacia!

Importância de um banco de dados pessoais

Os dados pessoais colhidos licitamente em uma estratégia de inbound marketing digital têm duas finalidades importantes:

 

  • fornecer informações sobre o perfil dos seus leads;
  • permitir o acesso direto aos seus leads, iniciando a comunicação e o relacionamento que poderão culminar na contratação dos serviços do escritório.

 

Criar uma carteira de dados digitais dos seus leads é o que te permitirá converter conteúdos e ações de publicidade em receita.

Esse tipo de carteira é tão valiosa que muitas pessoas e empresas até se submetem a condutas ilegais para ter acesso a elas. Obviamente, não é esse o tipo de receita que o inbound marketing pretende gerar. Os dados serão, na verdade, a sua porta de entrada para comunicar o valor do seu serviço ao seu lead. Em um trabalho de inbound marketing, você nutrirá e qualificará esses leads até o momento em que eles estiverem no ponto certo para comprar de você.

Ademais, essas estratégias também te permitirão resgatar clientes ou vender mais para um mesmo cliente (upselling). Por isso é tão importante ter uma carteira de dados digitais composta de dados pessoais colhidos de forma ética, em conformidade com a LGPD.

 

Busque assessoria especializada para criar e gerir um banco de dados digitais de marketing

– CRM DE MARKETING

Além de todos os protocolos da LGPD, também é importante que os dados digitais sejam colhidos, geridos e analisados por profissionais que entendam de tecnologia, CRM, marketing digital e marketing jurídico.

Você não vai querer correr o risco de perder esses dados, interpretá-los do jeito errado, ou desperdiçar todo o potencial que eles têm, certo? E também não vai querer colhê-los ou usá-los em desacordo com as diretrizes de publicidade da OAB, ou vai?

Então, busque profissionais especializados em marketing jurídico.

 

 

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Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005. 41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br www.incompanypr.com.br

 


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