Marketing Digital Postado no dia: 27 junho, 2024

Quais os principais objetivos de um projeto de Marketing Digital na Saúde?

Se você acha que os objetivos de todo projeto de marketing são os mesmos, está enganado. Os objetivos podem ser tão específicos quanto você quiser, e quanto mais claros e delimitados, melhor! Eles podem servir a diversos propósitos e ser mensurados com métricas como taxas de conversão, ROI, ticket médio etc.

Vamos entender mais sobre os objetivos e métricas de marketing digital na área da saúde, como defini-las e qual é o peso que têm dentro de um projeto.

 

As principais métricas e objetivos de marketing digital na área da saúde

Um projeto de marketing digital na área da saúde pode servir a diversos propósitos. Não é necessariamente algo tão simples quanto: querer mais pacientes, mais dinheiro etc. Os objetivos podem ser mais destrinchados, inclusive estruturados dentro de estratégias de médio e longo prazo para atender objetivos maiores.

Os objetivos no marketing podem ser de diversas naturezas, desde o aspecto unicamente comercial até o branding. Alguns exemplos de objetivos de um projeto de marketing digital na área da saúde:

Nesse sentido, ao traçar objetivos de marketing, é importante definir as métricas que serão consideradas para mensurar se esses objetivos estão dando certo.

Métricas são indicadores baseados em dados colhidos e analisados dentro de uma estratégia de marketing. Você pode usar quantas métricas forem necessárias para medir a performance do seu projeto.

Algumas das métricas mais utilizadas no marketing digital são:

  • Taxa de conversão;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de retorno;
  • Taxa de compartilhamento;
  • CPL (Custo por Lead);
  • CPC (Custo por Clique);
  • Quantidade de seguidores ou leads;
  • Métricas de redes sociais em geral;
  • Métricas de tráfego pago ou tráfego orgânico;
  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • Ticket médio;
  • SEO;
  • Número de menções na imprensa;
  • entre outras.

 

Como definir os seus objetivos com um projeto de marketing digital na área da saúde?

A definição dos objetivos do seu projeto de marketing na área da saúde vai depender de muitos fatores, inclusive a sua maturidade profissional, a forma como está posicionado no mercado e o quanto pretende ou não mudar isso.

Profissionais que estão há mais tempo no mercado ou estão à frente de uma clínica têm maiores subsídios para entender o que significa sucesso para eles.

Você quer trabalhar menos? Ganhar mais? Desbravar novos nichos? Ou competir com os mais experientes de um nicho consolidado? Atender outro tipo de demanda e de paciente? Essas são apenas algumas possibilidades de objetivos que um profissional da saúde pode ter no que diz respeito à sua visão de carreira e a visão que tem para seu negócio.

A partir desse entendimento, é possível definir seus objetivos e usar o marketing a seu favor.

As técnicas e estratégias de marketing vão tratar de comunicar ao mercado a sua mensagem de forma adequada para atrair aquilo que você define como objetivo. Por vezes, as técnicas e estratégias usadas em diferentes projetos de marketing são as mesmas, mas o planejamento e execução delas se dá de forma diferente.

As principais técnicas e estratégias de marketing digital utilizadas na área da saúde são:

  • Site;
  • Landing page;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing e CRM;
  • Assessoria de imprensa;
  • Tráfego Pago;
  • Infoprodutos.

É fundamental trabalhar bem de perto com profissionais especializados em branding e marketing para escolher as melhores técnicas e estratégias que vão servir aos seus objetivos. Também é essencial definir as melhores métricas, além, é claro, de monitorá-las, gerando relatórios e aperfeiçoando constantemente o seu projeto.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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