Se você acha que os objetivos de todo projeto de marketing são os mesmos, está enganado. Os objetivos podem ser tão específicos quanto você quiser, e quanto mais claros e delimitados, melhor! Eles podem servir a diversos propósitos e ser mensurados com métricas como taxas de conversão, ROI, ticket médio etc.
Vamos entender mais sobre os objetivos e métricas de marketing digital na área da saúde, como defini-las e qual é o peso que têm dentro de um projeto.
As principais métricas e objetivos de marketing digital na área da saúde
Um projeto de marketing digital na área da saúde pode servir a diversos propósitos. Não é necessariamente algo tão simples quanto: querer mais pacientes, mais dinheiro etc. Os objetivos podem ser mais destrinchados, inclusive estruturados dentro de estratégias de médio e longo prazo para atender objetivos maiores.
Os objetivos no marketing podem ser de diversas naturezas, desde o aspecto unicamente comercial até o branding. Alguns exemplos de objetivos de um projeto de marketing digital na área da saúde:
- Aumento da quantidade de pacientes;
- Aumento do ticket médio dos pacientes;
- Mudança de perfil de pacientes;
- Comunicação de novos serviços / mudança de foco nos serviços de saúde oferecidos;
- Brand awareness;
- Construção de reputação e credibilidade no mercado;
- Aumento do lifetime-value;
- entre outros.
Nesse sentido, ao traçar objetivos de marketing, é importante definir as métricas que serão consideradas para mensurar se esses objetivos estão dando certo.
Métricas são indicadores baseados em dados colhidos e analisados dentro de uma estratégia de marketing. Você pode usar quantas métricas forem necessárias para medir a performance do seu projeto.
Algumas das métricas mais utilizadas no marketing digital são:
- Taxa de conversão;
- Taxa de cliques;
- Taxa de retorno;
- Taxa de compartilhamento;
- CPL (Custo por Lead);
- CPC (Custo por Clique);
- Quantidade de seguidores ou leads;
- Métricas de redes sociais em geral;
- Métricas de tráfego pago ou tráfego orgânico;
- ROI (retorno sobre o investimento);
- Ticket médio;
- SEO;
- Número de menções na imprensa;
- entre outras.
Como definir os seus objetivos com um projeto de marketing digital na área da saúde?
A definição dos objetivos do seu projeto de marketing na área da saúde vai depender de muitos fatores, inclusive a sua maturidade profissional, a forma como está posicionado no mercado e o quanto pretende ou não mudar isso.
Profissionais que estão há mais tempo no mercado ou estão à frente de uma clínica têm maiores subsídios para entender o que significa sucesso para eles.
Você quer trabalhar menos? Ganhar mais? Desbravar novos nichos? Ou competir com os mais experientes de um nicho consolidado? Atender outro tipo de demanda e de paciente? Essas são apenas algumas possibilidades de objetivos que um profissional da saúde pode ter no que diz respeito à sua visão de carreira e a visão que tem para seu negócio.
A partir desse entendimento, é possível definir seus objetivos e usar o marketing a seu favor.
As técnicas e estratégias de marketing vão tratar de comunicar ao mercado a sua mensagem de forma adequada para atrair aquilo que você define como objetivo. Por vezes, as técnicas e estratégias usadas em diferentes projetos de marketing são as mesmas, mas o planejamento e execução delas se dá de forma diferente.
As principais técnicas e estratégias de marketing digital utilizadas na área da saúde são:
- Site;
- Landing page;
- Blog;
- Redes sociais;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing e CRM;
- Assessoria de imprensa;
- Tráfego Pago;
- Infoprodutos.
É fundamental trabalhar bem de perto com profissionais especializados em branding e marketing para escolher as melhores técnicas e estratégias que vão servir aos seus objetivos. Também é essencial definir as melhores métricas, além, é claro, de monitorá-las, gerando relatórios e aperfeiçoando constantemente o seu projeto.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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