Artigos Postado no dia: 15 abril, 2021

Quais hashtags usar no marketing digital para serviços de saúde? Confira 4 ideias para escolher hashtags

O marketing digital busca engajamento, e depende dele também. Uma das formas de conseguir engajamento é por meio da visibilidade conseguida com o uso de hashtags nas redes sociais. Mas como escolher as hashtags certas em uma estratégia personalizada para serviços de saúde? E como ter novas ideias para hashtags de saúde?

Neste artigo, você vai conferir 4 ideias para sair do óbvio e encontrar novas ideias de hashtags para usar no segmento da saúde, bem estar e estética.

4 ideias para buscar hashtags para marketing para saúde

  1. Variações da mesma palavra

Uma boa dica para sua estratégia de hashtags é usar sinônimos e variações de uma mesma palavra ou expressão.

Inclusive, em expressões formadas por mais de uma palavra, vale a pena usar uma hashtag com o núcleo ou primeira palavra, e também a hashtag da expressão completa.

Veja, por exemplo, nas imagens abaixo, a busca por “clareamento” e “clareamento dental” como hashtags no Instagram. Ambas têm alto engajamento. Por que não usar ambas?

 

 

  1. Pesquisa de hashtags acompanhantes de tendências no Twitter

A interface do Twitter possui uma aba destinada às Tendências e Tópicos do Momento.

A grande sacada está em não apenas observar as hashtags que estão “trending” (aparecendo como tendência), mas sim, “entrar nelas”. Ou seja: acessar os posts que estão usando essas hashtags. Muitas vezes, eles também contêm outras hashtags que também são populares, mas que o algoritmo do Twitter não mostrou, pois ele preza por diversificação e nem sempre coloca hashtags parecidas na aba de Tendências do momento.

 

  1. Uso de acentos e cedilha no Instagram

Você sabia que, no Instagram, o uso ou não uso de sinais gráficos (acento agudo, acento circunflexo, crase, til, cedilha etc) faz diferença em uma hashtag?

Em geral, não é necessário acentuar palavras em uma hashtag. Mas algumas pessoas fazem isso, e assim, geram diversas hashtags que se referem a uma mesma palavra. São, então, duas possibilidades de hashtags para você usar e alcançar pessoas!

Veja como exemplo, nas imagens abaixo, as hashtags “nutricao” e “nutrição” no Instagram.

 

 

  1. Hashtags em inglês 

Você já pensou em usar hashtags em inglês?

Quando se usa hashtags em inglês, há uma chance de seus posts atraírem usuários de outros países. Eles podem não fazer parte do seu público alvo, mas não deixam de gerar interação, e quem sabe, se interessam por seu conteúdo.

Mas o principal motivo pelo qual hashtags em inglês podem ser um bom recurso é a diversificação das suas chances de alcançar as suas personas ideais mesmo.

Termos em inglês são muito usados nos segmentos de saúde, estética e bem estar (exemplos: “skin care”, “lifting”, “health care”, “bodybuilding”, “fit” etc).

Também não é raro que a versão inglesa de um termo se popularize com o tempo. Por exemplo, a expressão “bem estar”, há muito usada em conteúdos sobre saúde, nos últimos anos também se popularizou no Brasil na sua forma em inglês: “wellness”.

Da mesma forma, a palavra “awareness” (“consciência”), usada de forma associada a expressões como “mental health” (“saúde mental”) e outras.

Ao usar versões em inglês das palavras-chave, você aumenta as chances de ter seu conteúdo encontrado.

 

O principal ensinamento sobre hashtags no marketing para a saúde

Esperamos que tenha gostado dessas 4 dicas, e que consiga encontrar mais hashtags para usar em estratégias de marketing digital para serviços de saúde.

No entanto, não espere que a hashtag irá fazer o trabalho por você. O uso de hashtags é apenas um recurso para aumentar suas chances de conseguir tráfego e engajamento. Mas se o conteúdo não for bom, o máximo que a hashtag conseguirá é trazer uma visibilidade e engajamento pequenos, no curtíssimo prazo, sem maiores benefícios para sua estratégia de marketing digital.

Lembre-se que o marketing digital e o inbound marketing para a saúde são um jogo de disciplina, constância e visão de longo prazo.

Para gerar negócios, “surfar na onda” não é suficiente. Você precisa construir uma audiência sólida, que se interessa por seu conteúdo de verdade — pois se o interesse não for genuíno, a persona não irá passar do topo para o meio do funil de vendas.

 

Para entender mais sobre o funil de vendas no marketing para a saúde, confira nosso artigo: Entendendo a jornada de compra do cliente da área da saúde com a estratégia de inbound marketing

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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